Os kryptonianos não são a única raça alienígena em Supergirl | JUDAO.com.br

Segredo revelado no mais recente episódio da série traz para a mitologia DC na TV um dos maiores heróis dos seus quadrinhos

SPOILER! Desde que começamos a ver Hank Henshaw (David Harewood), o comandante da unidade de combate à ameaças alienígenas da série Supergirl, andando por aí com ar misterioso e os olhos brilhando em vermelho, sabíamos que tinha algo de errado com ele. O grande vilão da série oculto sob pele de cordeiro, talvez?

Bastou a gente descobrir que ele foi a última pessoa a ver o pai de Alex Danvers (Chyler Leigh), a irmã de Kara (Melissa Benoist), com vida, pras nossas suspeitas começarem a se desenhar de verdade. Porra, nos gibis o Henshaw se transforma em ninguém menos do que no Superciborgue, um dos maiores inimigos do primo da Supergirl. Mas eis que a coisa mudou de figura em Human For a Day, episódio exibido na última segunda-feira (7).

Cheia de desconfiança, Alex aproveita para encurralar o chefe justamente em meio às tentativas de evitar a fuga de Jemm – um alienígena que, nos quadrinhos, é egresso do planeta Saturno e não pode ser exatamente descrito como um dos caras maus. Só que a mera aparição do sujeito na história já deu a dica, para os leitores mais antigos, da revelação que estava por vir. Porque Jemm surgiu nas páginas e se tornou parceiro de alguém que os fãs da DC conhecem muito bem.

Na melhor tradição Harrison Wells / Flash Reverso (Greg Berlanti deixando sua assinatura), descobrimos que o verdadeiro Hank Henshaw morreu na mesma missão que o pai de Alex. Enquanto Henshaw caçava um alienígena fugitivo preso na Terra, Jeremiah Danvers queria protegê-lo. O tal alien sobreviveu. Assumiu a forma de Hank e prometeu cuidar de Alex como se fosse a própria filha. O tal ET veio de Marte. E os tiozinhos grisalhos como eu devem se lembrar dele pelo nome de Ajax. Mas atualmente esta alcunha criada no Brasil foi abandonada – e ele é apenas conhecido como J’onn J’onzz, o Caçador de Marte.

supergirl_ajax_01

E a primeira impressão do visual do herói verde e careca foi bastante interessante – infinitamente melhor que o visual “sou um clone malfeito do Visão feito de espuma reciclada” do Tornado Vermelho, tadinho, que apareceu no episódio anterior.

Criado em 1955 pela dupla Joseph Samachson e Joe Certa, o Caçador de Marte apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #225. Um dos sete membros originais da Liga da Justiça da América — que, quando foi fundada, não contava com a dupla Superman e Batman por conta de questões legais — o marciano foi acidentalmente atraído para a Terra pelo raio de teleporte do cientista Dr. Saul Erdel. Último membro de sua espécie, sobrevivente de um holocausto que dizimou sua raça, quase enlouqueceu depois de perder a esposa e a filha. Usando seus poderes de mudança de forma, assumiu a identidade do detetive John Jones, vivendo originalmente na cidade de Middletown, onde combatia o crime secretamente.

O combo de poderes do sujeito é definitivamente bem grande: além da metamorfose, estamos falando de superforça, resistência, capacidade de voo, intangibilidade, invisibilidade, telepatia, telecinese e a tal da “visão marciana”, que lhe permite enxergar através de objetos sólidos e ainda disparar rajadas de energia dos olhos. Basicamente, ele tem todo o pacote básico de Clark Kent com um quê de Professor Xavier e Visão.

Em 2011, depois do reboot da DC, J’onn se tornou membro da organização secreta Stormwatch, outrora um time de heróis do selo Wildstorm Comics, de Jim Lee. Ex-integrante da Liga da Justiça, ele acaba sendo convocado para fazer parte da Liga da Justiça da América, equipe de justiceiros montada e controlada pelo governo dos EUA, recebendo ordens da dupla Amanda Waller e Steve Trevor. A ideia da LJA é ter integrantes que, de alguma forma, sejam uma espécie de versão dos membros da Liga da Justiça que atua de maneira independente – o marciano, no caso, é chamado para ser o equivalente a um certo kryptoniano...

Isso quer dizer que Henshaw está necessariamente morto e as chances do Superciborgue aparecer são nulas? Mas claro que não. Pelo contrário, até. O verdadeiro Henshaw pode ter se salvado ao fazer uso da tecnologia kryptoniana que os homens de Astra (Laura Benanti), a tia da Supergirl, têm em mãos. Talvez tenha sido até mesmo resgatado e transformado por ela, já que conhecia tanto a respeito de uma série de civilizações extraterrestres e poderia se tornar uma arma valiosa para conquistar o planeta. Esta última teoria até faz sentido – se não para esta temporada, talvez até mesmo para abrir os trabalhos da segunda.

supergirl_ajax_03

A tendência é que, embora o marciano tenha pedido segredo para Alex, Kara acabe descobrindo mais cedo ou mais tarde. E então Ajax (desculpe, difícil mudar velhos hábitos) fatalmente se tornará seu mentor. Esta coisa paternal é da natureza do verdão. Como ele tem poderes que chegam a rivalizar com os do próprio Superman, é de se esperar que ele seja o treinador que a garota precisa para poder fazer uso total e completo de suas próprias habilidades.

O mais legal é que, com dois heróis em atividade na mesma história, Supergirl começa a se tornar mais uma filial da Liga da Justiça como são Arrow (Canário Negro, Pantera, Sr.Incrível) e Flash (Átomo, Nuclear, Vibro).

Bem que podia rolar um crossover... :D