Mesmo com a presença da LucasFilm na San Diego Comic-Con, é cada vez mais claro o quanto a Disney quer privilegiar o próprio evento
Estamos na semana da San Diego Comic-Con. Sensacional, certo? Bom, se você for fã de Star Wars, talvez fique frustrado: ao contrário de todas as expectativas, o painel, marcado pra sexta-feira (10), não terá um novo trailer exclusivo de Star Wars: O Despertar da Força ou qualquer coisa parecida. Focado nos bastidores, teremos as presenças confirmadas do diretor J.J. Abrams, do roteirista Lawrence Kasdan e da presidente da LucasFilm, Kathleen Kennedy. Atores também devem aparecer, mas não se sabe ainda quais seriam – talvez (quase) todos. Talvez.
Cuén.
O Despertar da Força, o retorno triunfal da franquia criada por George Lucas e que já estreia em dezembro, não aproveitar da melhor forma possível JUSTAMENTE o maior evento de cultura pop do mundo pode parecer sem sentido. Só que isso tudo tem um nome: Disney D23 Expo, evento que, agora em 2015, já tirou a Marvel Studios da SDCC.
Criada em 2009, a D23 Expo é um evento bianual criado a partir do fã-clube oficial da Disney, o D23. Em poucas palavras, é como se fosse uma comic con pessoal do Mickey e de seus amigos, que rola em Anaheim, Califórnia, cidade que fica menos de 2 horas distante de San Diego, de carro. Lá, serão reveladas as próximas novidades do grupo, que inclui a Marvel e a LucasFilm.
Em 2011, quando a Marvel já era parte da Disney, a Casa das Ideias deixou de ir à SDCC pra focar apenas na D23 Expo. Foi lá, por exemplo, que tivemos o painel de Os Vingadores – apesar dos Maiores Heróis da Terra já terem se reunido no Hall H no ano anterior. Como o evento ainda era pequeno (estava apenas na sua segunda edição), dá pra dizer que a repercussão foi menor do que a Marvel gostaria.
Por isso, já em 2013, a Marvel teve uma outra estratégia: participar das duas convenções. Na San Diego Comic-Con tivemos os trailers inéditos de Thor: O Mundo Sombrio, Guardiões da Galáxia e Capitão América: O Soldado Invernal, além do teaser de Vingadores: Era de Ultron, todos os vídeos que foram repetidos semanas depois na D23 Expo. Além disso, o episódio piloto de Agents of SHIELD foi exibido nas duas convenções.
Só que, ainda assim, a Casa das Ideias procurou prestigiar os fãs do Mickey e, aproveitando até as semanas a mais que teve, levou alguns trechos dos filmes para apresentar ao público, incluindo aí a cena (ainda inacabada) de abertura de Capitão América 2. Houve também a aparição de atores diferentes, em alguns casos – naquele ano Robert Downey Jr. foi SÓ pra San Diego, enquanto Natalie Portman e Anthony Hopkins SÓ apareceram em Anaheim.
Chegamos em 2015. A D23 Expo cresceu, inclusive anunciando que a versão deles pro “Hall H” terá desta vez 7.500 lugares, 1.400 lugares a mais que a versão de San Diego. Com o evento definitivamente no mapa da cultura pop, a Marvel Studios se sente confortável (ou, provavelmente, não tem mais desculpas pra ceder à pressão) de ir apenas à D23 Expo, inclusive porque, dizem por aí, o andamento das produções atuais não os deixaria ter nada novo pro evento desta semana.
Mas... O que isso tem a ver com Star Wars?
Tudo: é provável que, nos bastidores, a Disney também tenha pressionado a LucasFilm a ir apenas ao evento do grupo, fazendo-o mais forte e relevante, algo que, se eu fosse um executivo com orelha de rato na cabeça, pensaria igualzinho – e a LucasFilm deve ter batido o pé. Num relançamento como esse, de uma marca como Star Wars, querem botar na maior vitrine possível (como se fosse necessário, mas ok). A resposta? Usar a mesma estratégia da Casa das Ideias em 2013: ir nas duas convenções.
Pra agosto, quando for rolar a D23 Expo, vão ter que mostrar MAIS coisas de Star Wars: O Despertar da Força pra prestigiar os fãs da casa. E o que é mais do que bastidores, diretor, roteiristas e alguns atores? Cenas inéditas. Um trailer inédito e exclusivo. Mais ou menos como aconteceu com a Star Wars Celebration.
Por isso, amigo fã da saga da família Skywalker, paciência. Respira fundo durante a SDCC e guarde energias pra usar entre 14 e 16 de Agosto.
Ah, e também torça pra liberarem os vídeos nas interwebs, claro. Mas os oficiais, porque a Disney é beeeeem mais chata com câmeras e celulares do que os amigos lá de San Diego.