Você conhece o cinema hackeado? | JUDAO.com.br

Se você é daqueles que odeiam as edições especiais de Star Wars lançadas por George Lucas, vai ter motivos para amar um persistente sujeito tcheco, por exemplo ;)

OBRAS DO ACASO A cultura do hack, tão popular na internet, tem gerado interessantes resultados para os cinéfilos. Não que ela seja exatamente uma novidade, já que fãs tomando posse de seus objetos de adoração são algo até bastante comum. Aí estão as Fanfics, por exemplo, que não me deixam mentir.

Mas o acesso facilitado a meios mais profissionais de edição e — especialmente — distribuição permitiu que o movie hack chegasse a níveis inimagináveis há poucos anos. O mais impressionante desses exemplos é o Harmy’s Star Wars Despecialized Edition.

Esse projeto é liderado por Petr Harmy, um fã de Star Wars da República Tcheca decepcionado com as inúmeras alterações sofrida pelos filmes ao longo dos anos. Desde 1997, George Lucas vem alterando significativamente os longas originais, incluindo cenas, alterando diálogos e modernizando efeitos especiais.

01 v2.5

O maior dos problemas é que Lucas simplesmente OBLITEROU as versões originais dos filmes, impedindo que elas sejam comercializadas. A partir do malfadado momento em que aconteceram as alterações, só existem as chamadas Edições Especiais. E isso, para muita gente — entre eles Harmy — é um sacrilégio. A diferença entre o tcheco e o resto dos fãs reclamões de Star Wars é que ele resolver fazer alguma coisa.

Em um trabalho inacreditável e monumental, ele restaurou os filmes originais na unha.

Usando cópias antigas em película, VHS, DVD e Blu-Ray, ele reconstruiu os filmes cena a cena. E os transformou em versões fiéis às que estrearam nos cinemas em 1977, 1980 e 1983.

As chamadas Despecialized Editions levaram anos para serem finalizadas para, enfim, serem disponibilizadas para qualquer um na internet. De graça. Como se o hack não fosse bom o suficiente, um outro ser humano iluminado pela Força colocou online um pacote com instruções e artes para você imprimir e fazer o SEU PRÓPRIO BOX DE BLU-RAY.

Aqui você acha o caminho para baixar os filmes.

E aqui você baixa as artes para seu box.

Esse pequeno doc aqui conta essa fascinante história.

O que seria do mundo sem malucos obstinados e visionários, não é? Outro exemplo atende pelo nome de Jamie Benning. É dele o não menos impressionante projeto Filmumentaries.

Benning trabalha na televisão americana, mas foi na internet que encontrou um caminho para colocar sua energia a favor dos filmes que ama. Ele criou o formato que chama de Filmumentary. Explicando de forma simplificada, é um híbrido entre o filme em questão e centenas de materiais extras que o complementam.

O autor reúne cenas excluídas, comentários de bastidores, storyboards, fotos e entrevistas e intercala esse material com cenas do próprio filme. O resultado é um documentário que dura normalmente um pouco mais que o filme original, destrinchando nos mínimos detalhes seu objeto de estudo.

442266151_1280x720

O trabalho de pesquisa realizado por Benning é colossal. Após assistir um de seus documentários, você nunca mais vai precisar ver um extra de DVD na vida. Por enquanto, ele já produziu filmumentaries para cinco filmes: os três Star Wars originais (Episódios VI, V e VI), Os Caçadores da Arca Perdida e Tubarão.

Estão todos de graça, no Vimeo, para seu deleite.

Clique para conhecer o site do projeto Filmumentaries.

Outras Obras do Acaso você encontra em medium.com/obras-do-acaso. ;)