Futuro da Marvel nos gibis tem muitas Aranhas e nada de Fantástico | JUDAO.com.br

Lista completa do relançamento da Casa das Ideias vaza um dia antes do que deveria, revelando muitos detalhes para os leitores

O mistério acabou. Um dia antes do programado, funcionários de comic shops nos Estados Unidos vazaram nas interwebs o conteúdo de uma edição especial da revista Previews, trazendo nada menos que toda a lista de lançamentos da nova fase da Marvel, que começa em outubro, após o fim do crossover Secret Wars. Sim, é aquele tão comentado momento do surgimento de um novo Universo Marvel, que vem sem ser um reboot, mas que agrega novidades importantes.

Entre elas, uma já se sabia: que Miles Morales deixaria o Universo Ultimate e se tornaria o Homem-Aranha do Universo Marvel principal, estrelando a HQ Spider-Man. O que não se sabia, e que agora está confirmado, é que Peter Parker também continuará na ativa e estrelará Amazing Spider-Man, que seguirá escrita por Dan Slott e desenhada por Giuseppe Camuncoli. E se você estava esperando um retorno a uma pegada mais “pé no chão” do Escalador de Paredes, pode não gostar muito do que vem por aí.

“O seu Amigão da Vizinhança acaba de ficar maior” diz a sinopse de uma linha só, indicando que, talvez, o Aranha não volte às origens, mas ganhe ainda mais peso no Universo Marvel, justamente num momento em que o herói está finalmente livre pra crescer, como o próprio Dan Slott adianta em entrevista pra MTV gringa. “Peter Parker amadureceu. Ele cresceu. Se tornou o Peter Parker que todos nós tínhamos a esperança dele se tornar. Essa empresa, com as invenções de Peter e seu bom-senso, alcançou novas alturas”, contou o roteirista, se referindo ao novo negócio do herói, a Parker Industries.

Agora que Peter Parker é um inventor e executivo famoso, o Homem-Aranha é meio que o seu guarda-costas, tipo a relação do Homem de Ferro e Tony Stark há algumas décadas. O personagem também ganha um novo visual, criado por Alex Ross, e que tem uma aranha brilhando num tom de ~verde no peito – e por baixo dos ~panos serão guardados alguns gadgets pra combater o crime, garante Slott. Basicamente, ele resolveu mostrar pro Otto Octavius que também pode ser uma versão “superior” do Homem-Aranha, não? :D

Fora que o Amigão da Vizinhança vai ganhar um novo ARANHA-MÓVEL. Mas esquece aquela tosqueira dos anos 70, agora a ideia é outra. Tipo o Batman, nesse caso. Com a caranga nova, o Escalador de Paredes vai ser mais “global”, atuando além de Nova York, em San Francisco, Londres, Shanghai e por aí vai (não que um avião comercial não resolvesse).

O novo visual do Aranha e o... ARANHA-MÓVEL!

O novo visual do Aranha e o... ARANHA-MÓVEL!

Aliás, as Aranhas vão mesmo ter bastante importância na nova fase da Marvel. Além de combater os vilões que o Peter Parker vai deixar em Nova York, Miles vai estar nos All-New, All-Different Avengers, como tinha sido anunciado antes. Ao mesmo tempo, Peter será membro dos Uncanny Avengers ao lado do Mercúrio, uma ~nova personagem mulher, Irmão Vodu, Steve Rogers (ainda idoso), Vampira, Tocha-Humana e... Deadpool. “Lutando pela humanidade, inumanos, mutantes... e Deadpool”, diz a sinopse, entregando que essa disputa entre mutantes e inumanos vai ter espaço na HQ. Tudo isso escrito por Gerry Duggan e desenhado pelo Ryan Stegman.

Outro Aracnídeo que continua é o Homem-Aranha 2099, que segue escrito pelo Peter David e surge com um visual atualizado. Outra é a Mulher-Aranha, mas essa tem uma novidade: Jessica Drew ficará grávida durante o salto de oito meses nas publicações entre o fim de Secret Wars e o relançamento da Marvel Comics.

Carnage #1 (escrito pelo mítico Gerry Conway), Venom: Spaceknight #1 (com o protagonista vivendo aventuras espaciais solo, separado dos Guardiões da Galáxia), Silk #1 e Spider-Gwen #1 (mantendo a mesma equipe criativa) também vão estar presentes, mas a novidade MESMO é Web Warriors, revista que terá diversas versões do Homem-Aranha de universos paralelos defendendo o Spider-Verse. O roteiro será do Mike Costa, com arte de David Baldeon.

Se não errei as contas, personagens aracnídeos estarão presentes ou serão os protagonistas de 11 das 45 publicações mensais da editora que vazaram. É muita coisa.

Quem também vai dar as caras (mas sem nenhum Homem-Aranha pra chamar de seu) são os Supremos. Mas esqueça o Universo Ultimate. Esse, pelo jeito, se foi de vez. Ultimates #1 se passa, aparentemente, no mesmo universo padrão da Casa das Ideias que a maior parte dos outros gibis. Na capa, podemos ver que os quadrinistas Al Ewing e Keneth Rocafort vão brincar com Panteta Negra, Espectro, Marvel Azul, Miss América e Capitã Marvel – além do Galactus, que aparece ao fundo e não dá pra saber se está lá como vilão ou como membro do time (?).

Os Maiores Heróis da Terra vão aparecer em mais um outro título, simplesmente New Avengers, que também vai ser escrita pela Al Ewing e, talvez seguindo o modelo da Casa das Ideias nos últimos anos, tenha relação direta com Ultimates – num time meio Thunderbolts/Novos Guerreiros com Hulkling, Soprano, Macha Solar, Garota-Esquilo, Wiccano e a liderança do Gavião Arqueiro. Por falar no Clint, aliás, ele também terá um título solo, aparentemente estrelado por sua pupila Kate Bishop e pelo que parece ser sua versão mais velha, saída diretamente das páginas de Old Man Logan.

Bom, pode ser que tudo aqui esteja bem legal – e tá. Mas também há más notícias. A fase do Demolidor por Mark Waid chega ao fim. Daredevil #1 sairá escrita por Charles Soule e desenhada por Ron Garney, enquanto o Homem Sem Medo vai ter um novo visual, mais parecido com o da série de TV, e um aprendiz que parece ser... o Gambit!?

Como já era esperado, os mutantes diminuem cada vez mais a sua participação na Marvel. Na nova fase, teremos apenas Uncanny X-Men, que deverá contar com Psylocke, Mística, Fantomax e o Dentes-de-Sabre, além do Magneto como protagonista ou antagonista; All-New Wolverine, com o que imaginamos que seja a X-23 assumindo o codinome do falecido James Howlett; All-New X-Men, que, além de ter Dennis Hopeless e Mark Bagley na equipe criativa, vai continuar com as aventuras dos X-Men do passado vivendo no presente (mas trocando Jean Grey pela X-23); Extraordinary X-Men, por Jeff Lemire e Humberto Ramos, num time com Homem de Gelo (o adulto), Colossus, Magia, Old Man Logan, Noturno e a jovem Jean Grey que veio do passado; Deadpool; e, por fim, a própria Old Man Logan, com aquela versão do Wolverine da graphic novel de mesmo nome, mas agora vivendo no Universo Marvel principal.

A Feiticeira Escarlate é outra que vai ter um gibi pra chamar de seu, mas, por mais que ela seja originalmente mutante, ela tá mais pra uma Vingadora – fora aquelas mudanças mais recentes que a editora fez em sua origem e em seu parentesco famoso... O que importa é que, na prática, teremos menos títulos mutantes do que aracnídeos.

Uma novidade: Karnak #1 aparece na lista, indicando que o inumano vai ter um título solo escrito por ninguém menos que Warren Ellis. Uncanny Inhumans, o outro gibi dos caras, continua.

Quem também continua com destaque é a SHIELD. Os caras vão aparecer em duas revistas: Agents of SHIELD, que vai tentar aproveitar o hype com a série de TV; e Howling Commandos of SHIELD, com o Comando Selvagem ganhando mais importância.

Por fim, o Mundo Bélico que marca atualmente os gibis da Casa das Ideias nos EUA vai continuar após o fim de Secret Wars — ou, ao menos, parte dele. Será nas páginas Contest of Champions, gibi que retoma o título do primeiro grande crossover da editora na década de 80 e que, agora, será usado pra contar as aventuras de personagens num remedo de planeta que vai sobrar após o fim do Mundo Bélico atual, com heróis lutando entre si para sobreviverem. Al Ewing também vai roteirizar esta revista, que terá arte do Paco Medina.

A lista de 45 séries mensais continua com outros gibis não tão surpreendentes ou já anunciados, como The Totally Awesome Hulk #1 (que terá uma nova versão do herói, mas que ninguém ainda sabe quem é), Invincible Iron Man #1 (pelo Brian Michael Bendis e ainda com Tony Stark), Sam Wilson, Capitain America #1, Ant-Man #1, Star-Lord #1, Guardians of the Galaxy #1, Drax #1 (escrito pela já anunciada dupla CM Punk e Cullen Bunn), Howard the Duck #1, The Mighty Thor #1 (continuando com A Thor), Vision #1, Doctor Strange #1, entre outros.

Acha que eu esqueci do Quarteto Fantástico? Nope. Seus membros continuam por aí: o Coisa vai mesmo fazer parte dos Guardiões da Galáxia, enquanto o Tocha Humana estará junto com os Inumanos. Mas para onde foram Reed e Sue Richards? A equipe, tudo indica, acabou mesmo. Ao menos por enquanto...