O sai-não-sai do filme dos Inumanos | JUDAO.com.br

Uma treta entre as divisões de TV e Cinema da Marvel teria causado o cancelamento do filme dos Inumanos. Mas, aparentemente, continua tudo certo. Aparentemente.

Os Inumanos estão na moda dentro do mundinho Marvel. Nos gibis, só se fala neles, na tal da terrigênese e na gradual substituição que se faz no posto de “espécie superpoderosa da vez”, deixando os mutantes para escanteio (a Casa das Ideias nega até a morte mas, né). E na TV, eles são a verdadeira FORÇA-MOTRIZ por trás desta recém-estreada terceira temporada de Agents of SHIELD.

Mas sabe onde os Inumanos ainda são pouco ou quase nada mencionados? Justamente nos cinemas, veja só. Ok, a Marvel Studios anunciou que vai fazer um longa dos personagens – já devidamente descrito, em outras ocasiões, como sendo a sua versão de Game of Thrones com superpoderes – e que, em teoria, tá lá confirmado no dia 12 de julho de 2019. Só que, depois do papo de que Joe Robert Cole (do indie Amber Lake) teria escrito a primeira versão do roteiro, ainda em 2014, nada mais foi dito. Ainda falta muito, claro, por isso talvez ainda se saiba simplesmente COISA ALGUMA a respeito.

No final da semana passada, todavia, o Bleeding Cool passeou por uns bares de Nova York durante a NYCC e ouviu que os planos para um filme dos Inumanos estavam definitivamente cancelados. Alegando ter ouvido a informação de fontes muito bem-informadas, Rich Johnston afirma que este seria mais um capítulo do divórcio entre Kevin Feige e Isaac Perlmutter, o CEO da Marvel. Afinal, a divisão de TV ainda responde diretamente a Isaac, enquanto Kevin agora fala diretamente para a Disney.

Inhumans_02

Feige não estaria muito no barato de ver, pela primeira vez, a TV definindo as regras de como as coisas aconteceriam nas telonas.

Basta lembrar que, até o momento, são Agents of SHIELD e Agent Carter que acabam sendo afetadas pelo que acontece nos filmes. Mas, no caso dos Inumanos, Coulson & Friends vão passar boa parte dos próximos três anos falando a respeito destes seres criados pelos krees, estabelecendo o conceito para que os fãs se acostumem com ele e vejam a família real então dar as caras num longa-metragem. Logo, enquanto se prepararia para dar a notícia do cancelamento, a Disney teria optado por simplesmente não mencionar os Inumanos anúncio das novas datas e filmes da semana passada.

Obviamente que a notícia caiu como uma bomba na imprensa de entretenimento de todo o mundo – e todos aqueles que têm seus contatos mais próximos dentro da Marvel foram lá buscar confirmações a respeito. “Uma das minhas fontes confirmou que este rumor não é verdadeiro”, disse Shawn Madden, do Heroic Hollywood. “A razão pela qual o filme não estava entre os nomes da NYCC é que, com a mudança de datas, existe chance de que ele também tenha o lançamento modificado e isso ainda está sendo planejado. Talvez os Inumanos estejam indo para a Fase Quatro do MCU?”, arrisca ele, que complementa com ironia: “Se fosse por não ter sido mencionado, significa que a Marvel também desistiu de Thor: Ragnarok, Doutor Estranho e até o filme do Homem-Aranha?”.

Feige não estaria muito no barato de ver a TV definindo como as coisas aconteceriam no Cinema

O jornalista Drew McWeeny, do HitFlix, também foi escutar suas fontes, que negaram igualmente qualquer cancelamento. “A divisão cinematográfica ainda quer fazer o filme e, inclusive, já deixou claro para a galera da TV que existem certos elementos do universo dos Inumanos que estão proibidos para eles”. Dá para entender que estes “elementos” seriam não apenas a cidade de Attilan – que, pelo visto, não era mesmo a cidade dos Inumanos que foi detonada em Agents of SHIELD – mas também os integrantes do núcleo principal, como Raio Negro, Medusa, Karnak, Gorgon e até o simpático (e gigantesco) cachorrão que a gente conhece aqui no Brasil como Dentinho. “Se nós virmos estes caras na TV, então talvez exista chance da turma dos cinemas ter mudado de ideia”.

Pra completar, Devin Faraci, do Birth.Movies.Death., ainda acrescenta um dado interessante: Adam McKay (O Âncora) estaria bastante interessado em dirigir o filme. Você se lembra dele, aquele mesmo Adam que quase foi o substituto de Edgar Wright na direção do Homem-Formiga, mas acabou não conseguindo conciliar agendas e ficou apenas com o crédito de roteirista. “Adam é um grande fã da Marvel e quer entrar nesta brincadeira. É uma criação de Jack Kirby e ele é maluco pelo Kirby. É um daqueles filmes de grupo, de elenco grandes, que ele adora. Existe espaço para o humor e ainda com uma oportunidade interessante para falar de política, que é um tema que McKay tem adorado abordar nos últimos anos. No caso de uma monarquia, quantas cutucadas sutis o cineasta conseguiria dar no mundo atual usando os Inumanos? Um monte, eu diria”.

Além disso, Faraci ainda lembra que, se Feige REALMENTE quiser machucar Ike Perlmutter, é melhor até manter o filme e os principais personagens e histórias, deixando a série apenas com a segunda divisão. Cancelar o filme é dar um conteúdo à série que ela não poderia ter.

Marvel Studios Fan Event

Honestamente, eu penso que os Inumanos dariam um filme e tanto. Minha aposta é que eles sejam uma espécie de Guardiões da Galáxia: não pelo tom, mas pela coisa de “personagens desconhecidos e de segundo escalão nos gibis com potencial de cair no gosto do público e explodir”. Os personagens são divertidos e carismáticos o bastante para isso, vide a participação do Raio Negro como parte dos Illuminati e o quanto ele acabou se destacando quando teve chance (e um bom roteirista por trás). Recomendo fortemente a leitura da fase de Paul Jenkins e Jae Lee cuidando dos personagens. Vale demais a pena.

Só que a coisa que mais me preocupa neste rumor do Bleeding Cool, sendo bem honesto, é a sugestão de que possa existir uma briga entre a Marvel na TV e no cinema. Isso dói. O fato de que as duas mídias estão, em teoria, livres para transitar uma no espaço da outra é, para mim, um dos maiores acertos dos PUPILOS de Stan Lee na gestação do seu grande Universo Cinematográfico.

E, por mais que isso possa ser entendido como uma provocação gratuita (e, bom, é mesmo), é o grande trunfo da Marvel em comparação com a DC. Afinal, a Distinta Concorrência vem fazendo um puta trabalho legal na telinha com Arrow/Flash e vai simplesmente fingir que nada disso existe ao construir o seu universo dos cinemas. “Realidade paralelas para dar mais liberdade aos nossos criadores”, tentam justificar eles. “Uma baita oportunidade desperdiçada”, digo eu.

Feige, por favor. Não adote o discurso de Geoff Johns ou de Zack Snyder para a vida. Não faça isso. Nem vocês e nem a gente merece. Continue sendo, diabos, a Marvel. Por mais que o seu chefinho agora seja outro.