O que sabemos (ou não) sobre o futuro do Homem-Aranha nos cinemas | JUDAO.com.br

Quem? Como? Quando? Onde? Bom, nós temos (algumas) respostas. ;D

Você queria ver o Homem-Aranha sob o controle da Marvel nos cinemas, eu sei. Nós também queríamos.

Depois de tudo o que aconteceu com o personagem — e tudo o que aconteceu com o Universo Marvel nas telonas — tínhamos PELO MENOS a curiosidade de saber como o principal personagem da Casa das Ideias até outro dia poderia entrar, como quem não quer nada, numa franquia que já tem 10 filmes lançados e outros 11 engatilhados pelos próximos quatro anos.

Agora é oficial: o Homem-Aranha está voltando pra casa, com o acordo anunciado entre a Marvel e a Sony Pictures, que prevê novos filmes do Cabeça-de-Teia (o primeiro sai em Julho de 2017) e a entrada dele, e dos seus filmes, no tal do Universo Marvel nos Cinemas.

Mas como? Por quê? Com quem? Quando? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas, que tentamos responder neste FAQ, montado a partir das perguntas que o pessoal nos fez no nosso twitter, e que pretendemos ir atualizando de acordo com as informações que forem sendo reveladas.

Embora algumas das suposições sejam literalmente coisa da nossa cabeça, as informações aqui contidas foram todas apuradas — por nós do JUDÃO ou por outros jornalistas em que confiamos. Portanto, pode sair esfregando na cara daquele seu amigo que ainda acha que isso tudo é boato, que a Amy Pascal saiu da Sony, que o Andrew Garfield vai continuar sendo o Teioso... ;D

ATUALIZADO! Talvez você queira também sair por aí dizendo que você já sabe quem é o diretor do filme AND o novo Peter Parker, o que fez com que atualizássemos esse FAQ em 23 de Junho. :)

Divirta-se! :D

Homem-Aranha

!! Como isso começou? Por que agora?
Não existe um momento exato em que essa ideia de se ter o Homem-Aranha no Universo Marvel dos Cinemas surgiu, até porque esse tal Universo só começou depois da estreia de Homem de Ferro, um ano depois de Homem-Aranha 3. Mas foram os fãs, assustados com os rumos do Teioso nos cinemas — e maravilhados com os da Marvel — que começaram essa campanha, que ganhou bastante força dentro da Sony Pictures, depois que O Espetacular Homem-Aranha 2 falhou com as expectativas do estúdio, se tornando o que menos faturou entre os cinco filmes lançados e não atingido a meta de US$ 1 Bilhão em bilheterias.

Enquanto isso, a Fox acertou a mão com os X-Men, a Disney tem os filmes da Marvel e Star Wars e da Pixar, a Warner resolveu levar em frente a ideia do Universo DC nos cinemas. Entre os grandes CONGLOMERADOS, só mesmo a Sony Pictures sofre com a falta de uma grande franquia — e é exatamente por isso que eles tão fazendo o novo Ghostbusters com as meninas e existe o papo (bastante interessante, aliás) de juntar Men in Black com Anjos da Lei.

 

Calma, por que essa pressa?

Em uma emenda ao acordo firmado em 1999, quando a Sony comprou os direitos do Homem-Aranha de uma falida Marvel, ficou definido que a Sony teria de lançar um filme a cada 5 anos e 9 meses, com o início de filmagens tendo de iniciar em até 3 anos e 9 meses contados a partir do dia em que o filme anterior estreou.

Porém, esse tempo poderia ser aumentado em 1 ano e 3 meses se por acaso eles lançassem três filmes num período de OITÔ anos.

Agora, com esse acordo, não sabemos sequer se esse tipo de coisa se mantém. Provavelmente existe alguma coisa nesse sentido, mas com prazos maiores ou até inatingíveis. :)Homem-Aranha, porém, não encaixa desde 2004. E, pra dar uma respirada e não perder os direitos, resolveram adiar os filmes solo pra 2018 e produzir os do “Universo Homem-Aranha”, como o do Sexteto Sinistro, Venom e o que seria protagonizado por uma mulher (que, aliás, chegaram a dizer que poderia ser a TIA MAY).

Provavelmente percebendo o que poderia acontecer, em Outubro do ano passado a Marvel começou a cogitar uma parceria de produção com a Sony, o que inclusive fez com que Amy Pascal, a então chefona do estúdio, comprasse uns gibis da Guerra Civil no ComiXology. A situação era tão PERICLITANTE que ela, inclusive, apesar de gostar de Marc Webb (e a recíproca ser verdadeira) não parecia muito feliz com os rumos do Teioso, cogitando até o retorno de Sam Raimi à direção dos filmes.

Isso tudo resultou num tal de “Spider-Man Summit”, que aconteceu em Janeiro e serviria pra definir os rumos Cabeça-de-Teia dentro da Sony. E, bom, o resto é história — e você tá acompanhando o seu desenvolvimento enquanto conversamos aqui. ;D

Andrew Garfield e Amy Pascal

Andrew Garfield e Amy Pascal

!! Mas como assim a Amy Pascal vai produzir os filmes junto com o Kevin Feige, pelo lado da Sony? Ela não tinha se demitida?
Cês já seguem o @JUDAONews no Twitter? Pois deveriam. Como dissemos lá, ela não estava saindo da empresa; ela apenas deixaria de ser co-chairman e iria “pra outro cargo lá dentro” — já começando como produtora do novo Ghostbusters e futuros filmes do Homem-Aranha (que, só prá constá, aconteceriam de uma maneira ou de outra. Sorte nossa que vai ser da maneira boa). Ou seja: não há nada de novo ou suspreendente nessa história. :)

Aliás, Matt Tolmach, que produziu os dois últimos filmes do Teioso, um dia foi presidente da Columbia Pictures e, num movimento parecido (embora sem as mesmas motivações, sorte dele), só mudou de cargo dentro da empresa. Isso é comum nesses casos... Circulando, circulando! :D

!! Onde fica o Avi Arad nessa história toda?
Essa é talvez a pergunta de um milhão de reais em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro. O cara, que foi o principal responsável pela venda dos direitos do personagem, conseguiu se amarrar MUITO BEM ao personagem. Tão bem que soa até estranho seu nome não ter sido citado nem uma vezinha no comunicado oficial.

Bom, é estranho mas não é: Kevin Feige tem uma treta de longa data com Avi Arad (sobre a qual comentaremos no JUDÃO, detalhadamente, em breve) e seria impossível fazer os dois trabalharem juntos. E como se vê o nome dele, mas não o do velho... Mais uma prova de quem é que vai mandar, de fato, nessa parceria.

A Variety, porém, afirma que uma fonte ligada ao cara disse que “Avi tem 66 anos. Ele é movido a criatividade e ele tem encontrado essa criatividade em outros lugares. Ele não precisa desse dinheiro”.

Apesar de parecer uma desculpa, várias pessoas se candidataram ao papel de RESPONSÁVEIS pela franquia nos últimos meses. Jeff Robinov, ex-executivo da Warner, e os irmãos Russo — diretores de Capitão América: Soldado Invernal e Capitão América: Guerra Civil — foram alguns dos que mandaram um e-mail pra Amy Pascal. Vai que? :)

Enquanto isso, Avi Arad vai se metendo em Popeye, Ghost in the Shell, Uncharted... Segundo o Latino-Review, de fato, Kevin Feige só entrou na brincadeira depois que ele foi excluído de todo o processo — ou, melhor dizendo, de quase todo, uma vez que o filme ainda vai creditá-lo como Produtor Executivo. Mas só, sem ganhar nem um centavo por isso.

Ele está fora.

Avi Arad

Avi Arad

!! Esse acordo é permanente? Ou é só pra um filme?
Bom, nem um, nem outro. Como todo contrato, há algum tipo de fim ou, pelo menos, possibilidade de fim. Por exemplo, o primeiro entre Sony e Marvel acabaria se a Sony não começasse a produzir um filme depois de 3 anos e 9 meses da estreia do anterior e não o lançasse depois de 5 anos e 9 meses depois da mesma data.

É bem provável que esse acordo tenha algo nesses moldes, com tempos maiores, tornando o acordo VIRTUALMENTE permanente. E, dessa maneira, portanto, não é só pra um filme, não. :)

!! Mas esse Homem-Aranha é do Universo Marvel dos Cinemas ou da Sony, afinal?
Dos dois. “O Homem-Aranha tem mais de 50 anos de história no mundo Marvel, e com esse acordo, os fãs terão a experiência de ver o Homem-Aranha assumir seu lugar de direito dentro do Universo Marvel dos cinemas”, afirma o comunicado oficial do acordo.

Sim, a Sony continua financiando, distribuindo e detendo os direitos e controle criativo final dos filmes do Homem-Aranha, mas é tipo aquela coisa do “eu tenho a última palavra: sim senhora” — e isso diz respeito APENAS aos filmes do Aranha, solo.

Kevin Feige conseguiu dez blockbusters na sequência e mudou os rumos da cultura pop. A Sony resolveu dividir com esse cara a produção dos filmes. É um acordo ÓTIMO pros dois lados: criativamente pra Marvel, que vai poder contar suas histórias com o seu principal personagem, e financeiramente pra Sony, que vai lucrar com tudo isso — inclusive e principalmente com os filmes solo do personagem, que serão produzidos por esse pessoalzinho que manja uma ou outra coisa (e que, não se engane: também vai lucrar, uma vez que toda a grana que eles fizerem com o Homem-Aranha dentro dos seus filmes, ficará pra eles). Só pra você entender: segundo a Variety, o acordo custou exatamente ZERO dinheiros. Ninguém vai dividir nada, ter de pagar nada.

A Marvel não paga nada pra colocar o Aranha nos seus filmes, Feige não ganha nada a mais pra produzir. Cada um ganha com o que fizer e fim.

Além disso, comunicados oficiais conjuntos passam por uma série de aprovações de todos os lados antes de serem divulgados. Lendo com frieza, percebe-se que ele puxa uma sardinha gigantesca pro lado da Sony. Não levem isso em conta, e sim o que vocês sabem e o que vocês já viram. :)

Kevin Feige. Vai lá dar um beijo no tio e agradece.

Kevin Feige. Vai lá dar um beijo no tio e agradece.

!! Em que filme do Universo Marvel o Homem-Aranha vai aparecer?
ATUALIZADO! Pelo acordo divulgado, o Aranha terá um filme solo estreando em 28 de Julho de 2017 mas, antes, deverá aparecer em Capitão América: Guerra Civil. :)

!! Andrew Garfield continua como o Homem-Aranha?
Não. Por mais que ele tenha sido um bom Peter Parker e um bom Homem-Aranha, por mais que role a hashtag #KeepAndrew, serão universos diferentes agora. “Ah, mas o Dr. Estranho”... Não. Linda Ge, repórter do Wrap, confirmou a história. Ele está completamente fora.

Esse tipo de coisa vai muito além de criatividade e história — rolam contratos, assinaturas, dinheiros... Se o Garfield tinha contrato pra três filmes, é muito mais fácil (e barato) liberá-lo do último do que usá-lo em um e renovar pra mais outros tantos.

É uma pena, eu sei. Mas nem sequer sabemos se o Homem-Aranha vai ser o Peter Parker... ;D

!! Quem é o novo Homem-Aranha? Como ele conseguiu?
Tom Holland foi anunciado na tarde do dia 23 de Junho como o NOVO Peter Parker dos cinemas.

Holland tem 19 anos, nasceu na Inglaterra e tem poucos trabalhos no currículo — o destaque fica pra Lo Imposible, filme pelo qual chegou a ser indicado ao Goya, o tal do OSCAR ESPANHOL, mas ele também estará no atrasadíssimo O Coração do Mar, que estreia em Dezembro. Ginasta, ele chegou a interpretar Billy Elliot no musical da Broadway e, pelo que se vê no seu Instagram, talvez sua relação com a gravidade o tenha ajudado a conseguir o papel.

Mas não foi essa a única vantagem que ele teve em relação aos seus concorrentes Charlie Rowe, Charlie Plummer, Matt Lintz, Judah Lewis e, principalmente, Asa Butterfield. Todos eles fizeram testes pro papel, mas, em Maio deste ano, Holland e CAMPO DE MANTEIGA é que eram os preferidos da Sony e da Marvel pro papel — com Charlie Rowe meio de backup, caso nada desse certo.

No fim de maio, segundo o Heroic Hollywood, Butterfield e Holland foram até os estúdios onde estão gravando Capitão América: Guerra Civil, em Atlanta, para os testes finais junto de ninguém menos que Robert Downey Jr. E aí, apesar de toda aquela treta do Reddit, resolveram abandonar a ideia do Asa Butterfield quando perceberam que ele era MAIS ALTO (e magrelo) que o principal ator / personagem do Universo Marvel: ele tem cerca de 1m83, enquanto o Segundinho tem 1m73. Tom Holland tem 1m70 e, como se não bastasse ter impressionado tanto Kevin Feige quanto Amy Pascal, além dos Irmãos Russo, ainda ficou melhor ao lado do Homem de Ferro.

No dia 04 de Junho, ainda de acordo com o Heroic Hollywood, Tom Holland voltou ao set de Atlanta, experimentou o uniforme, cortou o cabelo e “provavelmente” gravou já alguma coisa.

De acordo com o Hollywood Reporter, porém, houve um último teste, no dia 08 de Junho, com Robert Downey Jr. e Chris Evans, também. Esse teste teria sido feito apenas por Tom Holland (lembre-se que Charlie Rowe era um backup!) e, com tudo aprovado, começaram as negociações que CULMINARAM no anúncio oficial do moleque como Homem-Aranha nessa terça, 23. O contrato de Holland é de três filmes MAIS a participação em Guerra Civil.

Tom Holland

!! Quem vai dirigir o filme?
ATUALIZADO! Jon Watts. O principal trabalho do cara, além de vários vídeos da Onion News Network e alguns curtas, é Cop Car, filme que foi exibido no Festival de Sundance de 2015 e estreia comercialmente nos EUA em Agosto.

“Assim como James Gunn, Joss Whedon e os Irmãos Russo, nós amamos encontrar novas e empolgantes vozes pra trazer esses personagens à vida. Nós gastamos muito tempo com Jon e achamos suas ideias e trabalho inspiradores”, afirmou Kevin Feige, em comunicado oficial.

!! Qual será o título?!
Rolou a IDEIA de pegar outro gibi do Aranha pra colocar como nome dos filmes. Qual? The Spectacular Spider-Man. Imagina que delícia o escritório da Sony Brasil quando receber a notícia?! :D

Outra ideia que surgiu foi Spider-Man: The New Avenger. Nenhuma, porém, foi confirmada até agora. :)

!! O novo filme vai ser um reboot ou vão continuar a história?
Bom, com a morte da Gwen Stacy, já se esperava um “reboot” na história do Peter Parker / Homem-Aranha, exatamente como aconteceu nos quadrinhos. A cronologia seguiria a mesma, mas o personagem mudaria, suas motivações mudariam, enfim, tudo por conta dessa morte.

A questão é que, agora, o personagem faz parte de um outro Universo e, portanto, nem sequer faz sentido continuar contando aquela história. Tê-la como background até pode ser uma possibilidade, mas agora ele não é mais o único defensor de Nova York. Ou dos EUA. Ou da Terra. Ou do Universo. E cronologicamente falando, seria impossível Peter e Gwen se formarem com NY destruída daquele jeito... :)

!! Tio Ben vai morrer de novo?
Esqueça o Tio Ben. Esqueça origem. Ele deve mesmo surgir do nada, como se sempre estivesse ali, de alguma maneira (que falamos lá embaixo).

Homem-Aranha

!! MILES MORALES?!
Muita calma nessa hora. No acordo original da Marvel com a Sony, há algumas “Obrigações da Integridade do Personagem”. São elas: é homem, não tortura*, não mata a não ser em defesa própria ou de outros*, não fala palavrão ou qualquer coisa que não seja PG-13, não fuma tabaco*, não vende / distribui drogas ilegais*, não abusa de álcool*, não trepa antes dos 16 anos e nem com ninguém com menos de 16 anos, não é homossexual, é caucasiano e se chama Peter Benjamin Parker (o que tá com * muda se, por acaso, estiver sob influência do Simbionte).

Essas regras (que ainda incluem o momento da vida em que ganha poderes, onde mora, onde estuda e outras coisas) foram impostas pela Marvel, que poderia impedir que um filme fosse produzido / lançado se não fossem cumpridas, mesmo que não tivesse nenhum direito de aprovação criativa. Portanto, POR ESSE ACORDO, não existe a chance de o Miles Morales ser o Homem-Aranha do Universo Marvel dos Cinemas.

Mas... E pelo acordo? Isso nós não sabemos. Ainda.

!! Mais um reboot? Como manter o interesse do público?
Veja bem: essa é uma coisa que se espera / quer há anos. Rebootar a franquia dentro daquele mesmo universo, over and over again, é realmente um saco e um dos principais motivos é a história que não se desenvolve. Trilogia, trilogia, trilogia...

O interesse agora deixa de ser o filme do Homem-Aranha e passa a ser o encaixe do personagem no Universo Marvel dos Cinemas. São possibilidades infinitas de histórias — que ainda assim podem cansar, mas sem a necessidade de recomeçar do zero, se um dia for o caso. Não é exatamente o que tá acontecendo (ou até já aconteceu) com o Homem de Ferro, por exemplo?

Fora que estamos aqui escrevendo e você tá lendo isso tudo... ;D

Carol Danvers / Jessica Drew

!! Vai rolar AQUELE filme do Sexteto Sinistro? E o do Venom?
Não. Aquele, que estrearia em Novembro do ano que vem, pelo menos. De acordo com Ben Friz, repórter do Wall Street Journal, a Sony vai agora atrasar tudo, repensar tudo. Continua o desenvolvimento até segunda ordem, mas por enquanto nada de Sexteto.

O mesmo vale em relação ao Venom e até mesmo aquele que seria protagonizado por uma Mulher (ou várias), e que muita gente já definia como “da Gata-Negra”: repensar, atrasar e ver no que dá.

A novidade agora é que a história do primeiro filme solo do Homem-Aranha envolverá a FORMAÇÃO do Sexteto Sinisto, com o PENSAMENTO de um spin-off, no futuro. Mas, nada além disso: pensamento, se por acaso der certo.

!! A Marvel vai poder usar qualquer personagem do Universo Aranha? E o contrário?

ATUALIZADO! Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Kevin Feige confirma que o contrato com a Sony permite que qualquer personagem do Universo Marvel pode aparecer no filme do Homem-Aranha. 

Ou seja: quando falamos “Homem-Aranha no Universo Marvel dos Cinemas”, entenda TODOS os personagens relacionados. E isso ainda resolve uma questão bastante discutida desde 1999: quem cada um pode ou não usar, mais ou menos naquele esquema Wanda e Pietro.

Por exemplo, o Rei do Crime podia ser usado pela Marvel porque pertence também ao Universo do Demolidor (mas só poderia ser usado nesse contexto); já a Mulher-Aranha poderia aparecer tranquilamente nos filmes da Sony, mas, na Marvel somente Jessica Drew e sem nenhuma relação ao Cabeça-de-Teia.

Agora é tudo de todo mundo — e mostra, mais uma vez, que é a Marvel quem manda nessa história. Embora, no papel, tenha os controles financeiros e criativos sobre os filmes do Aranha, eles só poderiam usar os personagens da Marvel se encaixassem na história que a Marvel quer contar. E a história que a Marvel quer contar, tenha certeza, é a que veremos nos filmes do Aranha. ;)

Então, sim. Existe PELO MENOS a possibilidade de vermos Carol Danvers e Jessica Drew juntas. Só não do jeito que o Tumblr mostra... Mas vai saber, também. ;D

Pior que essa imagem agora REALMENTE parece legítima. ;D

Pior que essa imagem agora REALMENTE parece legítima. ;D

!! Onde estava o Homem-Aranha durante a batalha de Nova York no filme dos Vingadores?
Onde estava o Demolidor? Onde estava a Jessica Jones? Onde estava o Luke Cage? Onde tava a Capitã Marvel? A Batalha de Nova York pode ter sido um “Call of Duty” pra muita gente. Pro moleque que tem uns poderes malucos, inclusive. ;)

!! O Homem-Aranha vai entrar pros Vingadores?
Não sabemos. E muito provavelmente só saberemos depois de Maio do ano que vem. Mas é bem difícil imaginar o Homem-Aranha funcionando bem como parte dos Vingadores. Aliás, como parte de qualquer equipe.

PORÉM, a história do Homem-Aranha no Universo Marvel vai envolver algumas tretas com Tony Stark, com o Teioso, no fim, fazendo um teste pra entrar nos Vingadores.

Copy/Paste do que dissemos anteriormente: o Cabeça-de-Teia nunca foi exatamente aquele herói que sabe fazer parte de um grupo e também nunca foi o mais indicado pra participar de grandes aventuras cósmicas. Peter Parker é mais interessante quando tenta andar com a galera, mas faz merda. Ou quando lida com problemas mais no nível das ruas (ou, bem, por cima delas). Nos gibis, a entrada dele pros Maiores Heróis da Terra (junto com o Wolverine) aconteceu muito mais porque a Casa das Ideias queria relançar a equipe com seus grandes personagens, com os caras que vendem muito, pra reverter um longo período de vacas magras, não porque fazia sentido quando falamos dos enredos.

Nos roteiros, Brian Michael Bendis, o escritor da HQ dos Vingadores na época em que o Aranha virou parte do time, tratava ele como um deslocado. Aquele que não sabia direito o que dizer, com quem falar, quem podia considerar como seus amigos, que sempre tentava encaixar uma piadinha fora de hora. O nerd entre os populares, basicamente.

Homem-Aranha

Com o pessoal das séries da Netflix dando o ar da sua graça nos filmes (como apontam os rumores). o Aranha seria o cara que já estaria ajudando a chutar os alienígenas nas ruas de Nova York (sempre Nova York, pobre Nova York), sem saber direito o que tá rolando no espaço. Sabe as edições especiais que contam histórias paralelas a uma grande saga? Meio isso. E é aqui que o Pantera Negra (aspirante a líder) e seu time poderiam encontrar o Aranha, que é sempre aquele cara meio perdido do que tá rolando no mundo. “Tá legal, quem são vocês? Quem diabos é o Thanos?”.

O cara que, como nas HQs, vai resistir a entrar no time, “Não, não é a minha praia, tenho que levar a minha tia na musculação”, mas que vai se sentir obrigado quando escutar o discurso de “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. E mais: este discurso pode vir do próprio Capitão América. Não presencialmente, mas de um tipo de cena que é clássico na trajetória do Escalador de Paredes: o couro comendo nas ruas, ele vai ajudar a Tia May, a salva de alguma enrascada, um ataque dos aliens que deixa ela presa em um supermercado, sei lá. Ela não sabe que ele é o Aranha. Mas fala pro sobrinho que se lembra da época da Segunda Guerra, do Tio Ben se empolgando com o exemplo do Capitão América, do chamado do dever… Bingo. É o que ele precisa ouvir pra topar encontrar com os Vingadores.

Essas decisões que o Peter toma acabam sempre vindo da Tia May – mesmo que indiretamente.

Se for pra ter ele por lá nos cinemas, o melhor é que seja colocado logo como um ~outsider, como aquele que perde o briefing das missões, aquele que chega atrasado, aquele que todo mundo desiste de contar com a ajuda porque teve que sair mais cedo pra comprar remédio pra tia doente… O cara que vai ficar sem palavras quando, no segundo filme, conhecer o Capitão América pessoalmente, o cara que vai pagar um pau quando der de cara com cientistas como Tony Stark e Bruce Banner — porque, sim, os Vingadores da Fase 1 e 2 retornariam pra acabar de uma vez por todas com o Thanos, sejam os mesmos, libertados e ressuscitados, ou outros que assumiram seus uniformes, armaduras e martelos.

E aqui fica uma coisa importante: o Aranha seria o cara que vai ter mais problemas em tirar a máscara diante dos Vingadores. Que não vai querer revelar a identidade – que todos eles sabem entre eles e que, neste caso, são todas quase que públicas.