Criado por Seth Rogen e Evan Goldberg, filme foi exibido no SXSW e ganhou o primeiro trailer, endoidando quem assistiu
Todo alimento tem uma missão: sustentar o próximo. Tais quais os brinquedos no mundo de Toy Story, as comidas têm uma vida e se comunicam, com o assunto sendo basicamente a possibilidade de ser escolhido nas GÔNDOLAS do supermercado por algum humano que, em algum momento, vai EMPANTURRAR-SE com ele.
É uma viagem até a eternidade que acaba sendo interrompida pela violência da preparação e pelo quão nojenta e assustadora é a MASTIGAÇÃO e todo o passeio pelo sistema DIGESTÓRIO... E é aí que começa Sausage Party.
Na verdade, dá pra desconfiar quando as PÃS DE HOT-DOG se parecem com bucetas e estão extremamente felizes em conhecer as salsichas com quem terão um contato mais íntimo depois, mas é na hora em que a batata começa a ser descascada que entendemos que a tal da FESTA DA SALSICHA não é exatamente um Toy Story com comida... É mais como se eles fossem os Warboys de Mad Max. :D
“Teve um momento em que a gente percebeu que o filme precisava ser tão bom quanto um filme da Pixar”, disse Seth Rogen, criador da ideia ao lado do parceiro de sempre Evan Goldberg, em entrevista ao HitFix. “Foi um coisa muito complicada de conciliar. A gente trabalhou muito, por anos e anos e anos e anos, e tivemos uma galera muito mais esperta que a gente contribuindo e ajudando, e essa é a única razão pela qual eu acho que vai funcionar. Literalmente, pelo quanto a gente se esforçou”. Segundo a Variety, Rogen disse no Q&A logo depois da exibição do filme no SXSW, nesta segunda (14) que “[A parte mais complicada] foi encontrar alguém que dissesse ‘Sim, eu vou te dar dinheiro pra fazer aquele filme'”. Foram OITO anos de treta. :)
Sausage Party conta a história de Barry, uma salsicha dublada por Michael Cera, que SUSPEITA que toda a ideia de vida após a morte que ele ouviu ao longo de sua jornada é uma mentira. O filme, então gira em torno da BUSCA DA VERDADE de sua existência. :)
Além de Michael Cera, dublam o filme o próprio Seth Rogen, James Franco (ÓBVIO), Kristen Wiig, Paul Rudd, Salma Hayek, Bill Hader, Jonah Hill, Edward Norton, David Krumholtz, Danny McBride, Nick Kroll, Craig Robinson e, enfim, os USUAL SUSPECTS quando se trata de um filme do Seth Rogen. A direção ficou com Conrad Vernon, de de Shrek 2, Monstros VS. Alienígenas e Madagascar 3, e Greg Tiernan, que chegou a trabalhar como animador em jogos e filmes, mas tem no currículo basicamente Thomas e seus Amigos, aquele trenzinho maldito. :D
Sausage Party foi exibido numa versão “work in progress” ou, como o próprio Seth Rogen ALERTOU antes, “essa porra não tá pronta”, cheia de storyboards, animações não finalizadas e essas coisas. Apesar disso, e apesar de a Sony Pictures ter pedido a todos os presentes pra que não fizessem uma crítica exata do filme (o que, óbvio, seria injusto), o pessoal que assistiu parece que ENDOIDOU.
“Sausage Party é incrivelmente engraçado, obsceno, insano e ambicioso” disse Alex Payne. “Sausage Party foi sensacional. Nunca ouvi uma audiência rir TANTO”, afirmou Madeleine Kim. Adam B. Vary, repórter de cinema do BuzzFeed, afirmou que “nunca teve um filme sequer parecido com Sausage Party. Começa parecendo uma piada repetitiva, mas termina num brilhante, er... Clímax. É muito difícil falar sobre ele sem spoiler, mas o vilão é um babaca antropormófico, então...”
(Babaca, aqui, é a tradução de DOUCHE. Douche, porém, é um APARATO utilizado pra realizar lavagem vaginal ou anal, a famosa CHUCA. Há, portanto, um trocadilho nessa brincadeira... E o resto é com você, vai daí!)
Matt Denler lembou ainda do INDICADO AO OSCAR filme do South Park. “Demorou 17 anos, mas Sausage Party é finalmente a comédia inteligente, maluca e R-Rated que esperávamos”, enquanto Erik Davis, editor do Fandango e Movies.com fez a comparação que estava PINGANDO NA ÁREA, só esperando pra ir pro gol: “Se Deadpool mudou o jogo dos super-heróis, Sausage Party vai mudar o jogo das animações”.
Defendo a ideia de que nem tudo precisa ter a famosa classificação R pra ser bom, pra contar uma boa história, ou mesmo ser “adulto”. Pra falar a verdade, ter uma classificação etária como objetivo me parece extremamente ruim em termos de storytelling, já que muita coisa interessante pode acabar ficando de fora, ou coisas completamente desnecessárias podem ser adicionadas SÓ PORQUE SIM.
Deadpool mostrou que é possível, sim, fazer um filme baseado em quadrinhos com essa classificação e lucrar, ÓTIMO, mas não precisa forçar. Sausage Party, porém, se conseguir demonstrar a mesma coisa sobre animações, pode quebrar o maior dos estigmas MARKETOLÓGICOS da indústria do entretenimento: “animação blockbuster é coisa de criança”.
Cada vez mais, é verdade, os filmes se preocupam também com os pais que vão acompanhar a molecada no cinema, mas daí ao filme ser uma coisa SÓ pra eles, é diferente — até porque animação, assim como “super-heróis”, não é um gênero. Animação pode ser drama, pornô, comédia... Enfim. :)
“Pessoas projetam emoções em coisas ao seu redor — nos seus brinquedos, carros, bichos de estimação. É o que a Pixar tem feito pelos últimos 20 anos. Nós imaginamos o que aconteceria se comidas tivessem sentimentos e percebemos rapidamente que seria completamente fodido, já que a gente os come” contou Rogen. “E você pode mostrar comida trepando, é o que aprendemos no processo.”
Sausage Party tem estreia prevista no Brasil para o dia 11 de Agosto, junto com os EUA. Tomara que, assim como a Fox abraçou a ideia do marketing maluco, a Sony entre na onda e fuja do esquema ORTODOXO de marketing de filmes (o que, sim, inclui “influenciadores”, “escape rooms” e possivelmente qualquer outro título que não seja FESTA DA SALSICHA. :D)