Hoje começa a sua chance de ter uma Action Comics #1 ;)
Action Comics #1, com a primeira aparição do Superman e marco inicial dos super-heróis no imaginário da cultura pop, é simplesmente o item mais colecionável das HQs. Tanto é que o maior valor pago por um gibi foi justamente por uma Action Comics #1 – um exemplar que já foi de Nicolas Cage, com avaliação 9.0 da CGC (que certifica quadrinhos antigos e seu estado), alcançou US$ 2,16 milhões em um leilão. E, agora, surge a chance de você ter um desses em casa. Isso, claro, se você puder pagar.
Darren Adams, um colecionador e dono de comic shop, começou a leiloar hoje (14) uma Action Comics #1 com a mesma nota 9.0 – a SEGUNDA entre todas a receber uma nota tão alta, a primeira depois daquela do Nicolas Cage. O dono chegou a receber uma proposta de US$ 3 milhões pela publicação, mas preferiu fazer o leilão de dez dias em parceria com o eBay. Não sei qual foi o acordo do cara e se ele esperar ganhar AINDA mais do que isso, mas parte da receita do leilão (mais exatamente 1%) será revertida para a Christopher & Dana Reeve Foundation, que é dedicada à cura da lesão medular (e tem total relação com o Superman).
Atualmente, existem cerca de 63 exemplares de Action Comics #1 certificados pela CGC, sendo quase a metade de edições restauradas e tantos outros com notas menores que 6.0. Acredita-se que, no total, existam menos de 100 exemplares da revista atualmente.
Esse exemplar específico, que será leiloado, foi comprado em uma banca no ano de 1938 e ficou em uma caixa de cedro por cerca de 40 anos. Os herdeiros do comprador original, sem saber o valor do que tinha ali, venderam a casa com a revista dentro. Um comerciante local então revendeu a revista para uma terceira pessoa, que ficou com ela por mais 30 anos. Por fim, Adams comprou o gibi em uma venda privada e guardou a Action Comics #1 em um cofre com temperatura controlada.
Por conta dessa trajetória, o gibi que está sendo leiloado tem páginas brancas, enquanto o do Nicolas Cage tinha as páginas já um pouco mais amareladas.
Se você quiser participar do leilão e/ou ver um vídeo no qual a revista é mostrada, é só clicar aqui. Só avisando que, antes, você precisa ser pré-aprovado pra participar.