Doctor Who World Tour no Brasil | JUDAO.com.br

Peter Capaldi, Jenna Coleman e Steven Moffat vieram no Brasil para apresentar o novo Doutor e a nova temporada — nós estivemos lá e contamos como foi!

RIO DE JANEIRO ~ Imagine a cena: uma casa de show lotada de fãs de Doctor Who; no palco, Steven Moffat e Jenna Coleman. No fundo um telão mostra todas as regenerações de todos os Doctors, desde o William Hartnell até o Matt Smith, com direito a Paul McGann regenerando no John Hurt e o próprio regenerando no Christopher Eccleston, além da emocionante regeneração do David Tennant. Já é o suficiente para que qualquer whovian se emocione. Mas eis que surge do meio da platéia, Peter Capaldi, o décimo segundo Doctor.

Esse foi o clima da Doctor Who World Tour que chegou ao fim na última segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro, depois de passar por sete países, durante 12 dias.

Doctor Who World Tour

É incrível, Doctor Who é uma série extremamente britânica, criada pela BBC lá em 1963, que resistiu ao tempo e, aparentemente, ao “espaço”, porque não há limites para o Doctor. Desde 2012 passou a ser amado em todo o mundo e esse amor apenas cresce, como a tour provou aos seus ilustres integrantes: Steven Moffat, produtor executivo e roteirista da série, Jenna Coleman, que interpreta Clara Oswald, a atual companion do Doctor, e o décimo segundo Doctor, Peter Capaldi, que estreia nessa nova temporada. A missão da World Tour era exatamente apresentar Capaldi aos fãs e ser uma première muito especial da oitava temporada, que estreia dia 23 de agosto, exibida no Brasil pelo canal BBC HD. Sua missão era essa, mas o resultado foi muito maior do que eles poderiam imaginar: conseguiram aproximar ainda mais a série de seus fãs, que não tiveram o mínimo pudor em demonstrar todo o carinho que poderiam, acarretando em uma atmosfera incrível e um momento inesquecível pra todos ali dentro.

O que ficou mais claro durante todo o evento da Doctor Who World Tour, desde a coletiva à tarde, assim como a sessão de perguntas dos fãs, é que Capaldi está completamente maravilhado com a ideia de ser o Doctor. Fã da série desde muito cedo, esse foi um enorme presente para o ator já mais maduro e experiente. Sua paixão pelo personagem e a preocupação que ele tem em representá-lo da forma correta são muito claras. Desde que ele foi avisado por Moffat ao telefone, enquanto atuava em um filme na Tchecoslováquia, até a sua apresentação ao mundo como o décimo segundo Doctor, há um ano, Capaldi vive intensamente esse momento, que ele recebe com muito carinho e respeito. Sua devoção ao personagem é tão completa, que ele o assumiu de forma muito confortável, tanto durante a coletiva, quanto no bate papo com os fãs e, principalmente, em seu primeiro episódio como Doctor, que foi apresentado antes de Moffat, Coleman e Capaldi entrarem — mas que a gente só pode comentar mais pra frente.

Jenna Coleman e Peter Capaldi durante a entrevista coletiva

Jenna Coleman e Peter Capaldi durante a entrevista coletiva

Já Steven Moffat, que é bem mais introspectivo e fechado que Capaldi, também deixou claro seu amor ao seu programa, o quanto ele respeita a série, o quanto ele entende a missão que lhe foi passada, de seguir a diante com um ícone de seu país. Mas ele também sabe que tem que ter sua assinatura no show, que deve olhar para frente nunca pra trás, criando quase que uma nova mitologia para o Doctor, ao quebrar paradigmas e surpreender cada vez mais os fãs da série. Deve ser por isso que ela se mantém atual e conquistando mais fãs.

Mas é muito incrível perceber o quanto Jenna Coleman parece com Clara Oswald. Ela afirmou que há muito dela na personagem (claro) mas perceber isso ao vivo dá uma nova dimensão a essa história. Além de linda e muito simpática, Jenna é segura e apaixonada como Clara. Ela aceitou o desafio de ajudar Capaldi a ser o novo Doctor e fica muito claro que isso aconteceu naturalmente. Pode ser por já terem trabalhado juntos ou por estarem há 12 dias juntos na estrada, o fato é que Jenna e Capaldi SÃO o Doctor e Clara, mesmo quando não estão atuando. A química e a cumplicidade entre eles é palpável e completamente adorável para os fãs. E para aqueles que estão preocupados que talvez essa seja a última temporada de Coleman na série, Moffat pede que todos se acalmem, afinal não se deve acreditar nos tabloides ingleses, como ele mesmo afirmou: “nossos tabloides inventam notícias e mentem”. Bom, Moffat, o Doctor “always lies”. Pode ser que Jenna não saia agora, não com sua personagem crescendo, principalmente agora que a conheceremos melhor e ela até ganhará um namorado, Danny Pink (Samuel Anderson). Porém quem confia no Moffat? Ele sempre nos faz pensar que tudo está bem, que nada irá mudar e muda tudo. Até hoje ainda não consegui superar a saída dos Ponds. Enfim, se Clara sai ou fica, só descobriremos no final da temporada.

O que importa é que a turnê que começou lá em Cardiff, terra da BBC, passeou pelo mundo, atravessou um caminho misterioso, repleto de mistérios sobre o que aconteceria durante o evento, quando os ingressos seriam vendidos e por fim, ainda deu um baita susto nos fãs menores de 18 anos, com uma proibição de eles entrarem na casa de show onde iria acontecer o evento, decisão revogada um dia antes. Quase como em uma temporada de Doctor Who, cheia de emoções e um final apoteótico, onde mais de 2 mil fãs de reuniram para ver o primeiro episódio da oitava temporada, para se conhecerem e o mais importante, verem de bem perto seus ídolos. O resultado foi uma troca de carinho em uma energia contagiante, culminando em um final feliz que todos os whovians merecem.

Fotos: Christiano Rubin / NivelEpico.com