QUARENTA E NOVE dos seus personagens favoritos se moendo na palma da sua mão. :D
Lembro-me bem quando nosso querido Masahiro Sakurai, criador e diretor da série, anunciou que o próximo Smash Bros. seria lançado para o 3DS e o Wii U simultaneamente. Os Nintendistas de plantão ficaram ~bolados~, principalmente quando ele confirmou que o jogo seria o mesmo para ambas plataformas. Não graficamente, é claro – mas as duas versões teriam o mesmo conteúdo.
Desde então ninguém deixou o coitado do Sakurai em paz. Quando perguntado se a sequência teria mais lutadores do que a versão de Wii, Super Smash Bros. Brawl, ele de cara falou que adoraria adicionar lutadores, porem as limitações do 3DS o impediriam de fazer isso. Com essa declaração de quebrar o coração, a brochada gamer foi global. Nego já tava querendo que eles cancelassem a versão de 3DS e fizessem o jogo apenas para o Wii U, para ao invés de cortar personagens, atochar de novidades. E também pra aproveitar a capacidade do Wii U ao máximo, PORQUE NÉ!
Só que o tal do Sakurai tem a grande mania de nunca pegar leve. Além de conseguir jogar contra si mesmo segurando um controle em cada mão – chegando ao ponto de adquirir uma tendinite que acabou atrasando o desenvolvimento do jogo -, ele também é muito bom em guardar segredos. O maluco não só mentiu descaradamente quanto ao número de lutadores, mas ele foi BEM ALÉM das expectativas dos fãs. Super Smash Bros. para 3DS tem QUARENTA E NOVE personagens, isso sem contar as variações das “roupitchas” – umas das variações do skin do Capitão Olimar, por exemplo, é o Alph de Pikmin 3.
(Como grande parte dos personagens disponíveis no jogo ainda não foram oficialmente anunciados, fica aqui um SPOILER ALERT para o que vem a seguir.)
Bicho, o Sakurai deu um jeito de enfiar o Mega Man no jogo. E o Pac Man. E o cachorro e o pato de Duck Hunt. E o Little Mac, de Punch-Out! Até o freaking Villager de Animal Crossing está pronto para chutar bundas. E todos os personagens são ~uma delícia~ de se jogar. Uma das grandes propostas durante o desenvolvimento do jogo era trazer de volta a jogabilidade de SSB Melee, que é a versão de Game Cube – até hoje favorita dos fãs mais alucinados. E a Nintendo NAILED IT.
Se você jogou SSBB você está ciente de que para ganhar todas as partidas basta escolher o Ike, de Fire Emblem. Ele é ridiculamente mais forte que todo mundo, tirando um pouco da graça do jogo. Em SSB para 3DS, porém, não importa se você está jogando com o Ike ou com o Mario – o que importa é sua habilidade como jogador: os personagens estão super equilibrados. É completamente notável como eles realmente investiram muito suor nesse equlíbrio, e agora é possível escolher o seu favorito e apenas aprender a utilizá-lo a seu favor, sem apelação. :D
Uma feature bem legal, ainda nessa de personagens, seguindo o exemplo de Mario Kart, é a de colocar seus Miis para batalhar! Basicamente você importa qualquer um de seus Miis para dentro do jogo e customiza suas armas, seus golpes, suas forças e suas roupinhas. Como exemplo, meu Mii está vestido de cowboy e equipado com um braço de lança-granadas. Ou seja, eu posso pessoalmente entrar no jogo e cobrir o Jigglypuff de porrada. Nuff said.
Quando chegou pra mim o código de review, antes do lançamento, minha primeira reação foi querer tirar o resto da semana de folga. Cheguei em casa, o jogo demorou mais ou menos uma hora pra baixar, e devorou metade dos bloquinhos do meu 3DS XL. Portanto aqui já vai uma dica: se você pretende baixar o jogo ao invés de comprar a versão física, faça um upgrade do seu cartão de memória ou seu aparelho vai ficar lerdinho. Liguei o jogo e só de ouvir a musiquinha de abertura já fiquei com 12 anos de idade de novo. Meu modo favorito sempre foi o Classic, onde é necessário encarar vários personagens até chegar no chefão, Master Hand. Então foi por aí que comecei. Com o Kirby, porque faz parte do meu estilo.
Meus primeiros 10 minutos de jogo foram um pouco confusos. “Então... É pequena essa tela, né?”. Uma solução que a Nintendo arrumou para a pequenisse do 3DS foi colocar um contorno em volta dos personagens, para ficar mais fácil de distinguí-los no caos visual que é SSB, mas mesmo assim não foi fácil. Por 10 minutos. Então, de repente, 3 horas haviam se passado. Já estava obcecado por liberar mais personagens e colecionar troféus. O jogo é foda, ponto. É um fan service de primeira qualidade, e a melhor versão da série até então (chupa Melee!). 3 horas foi tudo o que precisei pra chegar a essa conclusão, e a opinião continua a mesma após 20 dias de pancadaria.
Apesar de ser o melhor jogo da série, SSB para 3DS não é perfeito. Senti muita falta do Subspace Emissary, que era um side-scrolling Story Mode disponível em SSBB com cutscenes e tudo o mais. Eu me amarrava em passar de fase, matar os chefões, e assistir a um monte de personagem aleatório interagindo numa historinha. E era assim que você liberava muitos dos personagens, cruzando com eles durante a aventura. Enfim, sinto falta desse modo, mas acho que vou sobreviver. Quem sabe não rola um DLC maroto num futuro não muito distante? ;)
Também senti falta do Mewtwo. Vai entender o que deu na cabeça do Sakurai pra não trazer ele de volta... Se tem uma coisa que os fãs da série não calam a boca sobre, é o Mewtwo. Mas, reforçando, DLC tá aí pra isso rapaziada! OREMOS!
Colocaram alguns itens novos sensacionais nesse jogo! Alguns dos meus favoritos são os Cuccos, também conhecidos como as galinhas assassinas da série The Legend of Zelda (sim, eles atacam seus adversários em bandos), o Gust Bellows de Skyward Sword, que literalmente sopra seus oponentes para fora da tela e, por último, O MALDITO CASCO AZUL de Mario Kart! Pois é, aquele desgraçado não te deixa mais em paz nem aqui.
Que tal uma lista? Melhor ainda, repleta de SPOILERS! Personagens que estão de volta: Mario, Luigi, Yoshi, Donkey Kong, Link, Samus, Kirby, Fox, Pikachu, Ness, Captain Falcon, Jigglypuff, Bowser, Pit, Olimar (com variação de Alph), Peach, Toon Link, Zelda, Sheik (Zelda e Sheik agora são dois personagens separados, sem o poder de transformação), Ganondorf, Sonic, Wario, Mr. Game & Watch, Diddy Kong, Zero Suit Samus (assim como a Zelda e o Sheik, a Zero Suit Samus agora é uma personagem selecionável), Marth, Ike, King Dedede, Meta Knight, Falco, Charizard (sem Pokémon Trainer, agora Charizard é um personagem único), Lucario, R.O.B., Doctor Mario.
Personagens novos: Rosalina (essa mulé tá em todas agora!), Bowser Jr. (com variação de todos os 7 Koopalings!), Palutena, Robin (com variação masculina e feminina), Little Mac, Greninja (por que Nintendo, por quê???), Duck Hunt, Villager (com variações masculinas e femininas), Wii Fit Trainer (também com variações masculinas e femininas), Dark Pit, Lucina, Shulk, Pac Man, Mega Man, Mii Fighters (com customizações de Brawler, Swordfighter e Gunner), UFA!!!
Mas e os personagens que foram decapitados da série?, Mewtwo, Pichu, Roy, Young Link, Ice Climbers (que, segundo o Sakurai, estavam na versão de Wii U mas foram cortados porque o 3DS não tinha capacidade de reproduzir os movimentos da duplinha – vai entender!), Pokémon Trainer, Wolf, Lucas e Snake (dizem as más línguas que esses dois últimos estão cotados para virarem DLC). :/
Agora, vamos todos confessar isso juntos: a melhor parte de SSB é poder falar pra todo mundo quem é que VOCÊ acha que deve entrar no jogo. Então eis a minha chance. Apesar do grande Sakurai não ter pegado leve, bem que eu gostaria de ver mais personagens de The Legend of Zelda dando o ar das graças. Em SSB pra 3DS as séries Fire Emblem e Kid Icarus ambas ganharam 2 novos representantes cada, mas seria bem legal se, por exemplo, o Skull Kid de Majora’s Mask ou até o Zant de Twilight Princess se juntassem à pancadaria. Um personagem que eu podia jurar que ia entrar dessa vez era o Rayman, por causa da ótima relação que a Nintendo tem desenvolvido com a Ubisoft, mas não foi dessa vez. Mas eu queria mesmo é que a Nintendo voltasse no tempo até 2002 e impedisse a Microsoft de comprar a Rare – porque aí pode ter certeza que teria Banjo-Kazooie, Conker, Battletoads e os caralho a quatro já mandando bala na série. Porém, infelizmente, nunca será!
Você tem um 3DS? Você gosta de Mario? Gosta de Donkey Kong? Gosta de Zelda? Gosta de jogos feitos com a primária intenção de fazer você se divertir até o limite? Compre Super Smash Bros.
Fim de cena.
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Henrique Landim, @arqlek no twitter, foi convidado pra escrever essa resenha. Além de Nintendista é também produtor musical e mora em San Diego, na Califórnia. Pode ser encontrado nos Mii Universes da vida como CAZULITO.