Tudo que eles precisaram foi reunir um bando de bonecos de pano e espuma – mas com personalidade de sobra. E foram aplaudidos de pé.
É engraçado a gente perceber que, nos últimos anos, costumamos lembrar essencialmente de duas grandes aquisições da Disney: a LucasFilm e a Marvel. Mas em 2004, a empresa do Mickey trouxe para casa também uma das franquias infantis mais fortes da história: os Muppets.
Os mesmos que, no último sábado (11), fizeram história na San Diego Comic-Con em seu primeiro painel, aplaudido de pé, da mesma forma que foi o trailer do Deadpool, por exemplo. “Se você achou que Game of Thrones era a estrela da Comic-Con, pense de novo”, bradou a Variety. “O painel dos Muppets em San Diego neste sábado abriu com uma sala cheia de gente comemorando – mais barulhenta do que na sala de The Walking Dead – e terminou com uma saudação de aplausos de pé”.
E é engraçado perceber que o segredo do sucesso desta nova empreitada dos Muppets, uma série de TV que estreia nos EUA em 22 de Setembro, se resume na mesma palavra que está deixando todo mundo empolgado com o filme do Deadpool: metalinguagem.
Não é a primeira vez que os personagens exploram este tipo de recurso. O clássico filme Os Muppets Conquistam Nova York (1984), por exemplo, trata essencialmente dos bastidores das tentativas frustradas dos bonecos para montarem um musical na Broadway. Já no primeiro filme deles via Disney, em 2011, a trama girava em torno dos integrantes querendo reagrupar a velha gangue para criar um novo programa de TV.
Mas digamos que agora os produtores resolveram ir à fundo MESMO. A série de TV criada e produzida por Bill Prady (The Big Bang Theory) será toda gravada em estilo mockumentary, registrando o dia a dia de um programa feito pelos Muppets. Uma série dentro da série, um talk show, o Up Late With Miss Piggy, apresentado pela porquinha e que vai ao ar logo depois do programa do Jimmy Kimmel. Caco (Kermit é a PUTAQUEPARIU) é o produtor executivo; Gonzo é o chefe dos roteiristas; Scooter é o coordenador de talentos; Fozzie é o sidekick de Piggy na telinha; Bobo é o coordenador de palco e Sam Eagle é um chefão dentre os executivos da emissora. É claro que o Chef cuida dos serviços de comida nos bastidores e o cão Rowlf é dono de um bar do outro lado da rua, onde todo mundo se encontra enquanto ele toca piano.
Basicamente, uma mistura de The Office com 30 Rock, The Larry Sanders Show e TV Colosso. Sim, sim, isso mesmo, parece que a Disney entendeu que o público dos Muppets envelheceu e, ao invés de tentar um novo programa infantil, pra conquistar uma nova geração de pequenos fãs, eles preferiram mostrar uma outra faceta de Caco e cia. para aquela trupe de fanáticos que cresceram vendo os bonecos na TV.
A nova série dos Muppets, em resumo, tem uma pegada bem mais adulta, por mais estranho que isso possa parecer para alguns.
“O segredo da série é fazer com que a gente sinta que é a primeira vez que vemos os Muppets no nosso mundo. Não existe barreira entre o mundo no qual eles estão e aquele no qual estamos”, explicou Prady, empolgadíssimo com a recepção do público. “Existe todo um aspecto de suas vidas pessoais que nós não sabemos e estamos tentando construir isso de maneira que se encaixe com o que já sabemos até então”. E, ao revelar que este é um projeto que vem tentando convencer as pessoas a fazerem há cerca de uma década, Prady soltou um vídeo de 10 minutos que foi, vejam vocês, o que eles usaram para convencer a ABC que a ideia era legal mesmo. Parece que deu certo. :)
O vídeo, aliás, é este aqui:
A coisa divertida é que os Muppets estavam mesmo lá, dividindo a mesa com os seres humanos – criando o painel dentro do painel. O Caco sentadinho falando sobre seu papel como produtor executivo do programa (“A Piggy vai melhorar nesta coisa de apresentar um programa de entrevistas – eventualmente”), recebendo a bênção de Prady (“ele é muito esperto, é um ótimo produtor e sabe como um programa de TV funciona. Seu defeito é que ele contratou seus amigos. Sua fraqueza é que ele se importa”) e ainda comentando a primeira vez numa convenção (“é tudo meio perigoso, nós somos pequenos demais”).
Quando Prady disse que nós também iríamos pra casa com os Muppets, indo além do ambiente do escritório, foi a Piggy que logo soltou: “nada neste programa é pessoal demais. Nós vamos te mostrar tuuuuuuuuuuuuuuuudo”. Literalmente, pra ser franco: este sábado marcou também a primeira aparição pública de Caco e Piggy depois de sua separação. E enquanto o sapo já engatou um relacionamento com Denise, uma porquinha que trabalha no departamento de marketing, Piggy aproveita seu momento estrela de TV (“a pergunta correta é quem eu NÃO estou namorando. A porquinha aqui está se divertindo um pouco”).
Ainda no momento “relacionamentos”, descobrimos que o Fozzie está namorando uma humana, o que causa alguns problemas com a sua família, e o Gonzo está, digamos, experimentando como funciona esta coisa de sites de relacionamentos pra encontrar a sua cara metade. “E ainda estou esperando o contrato oficial para fazer parte do programa de verdade”. Ah, aquela eterna autoestima lááááááááá embaixo do nosso amigo narigudo. Onde foram parar as galinhas, aliás? Cadê a Camila?
Sem mostrar nada de muito novo em termos de vídeos ou fazer grande anúncios, o painel dos Muppets fez uso da mesma fórmula que Star Wars usou na sexta: muito amor, apelando pra lembrança emocional dos presentes. Só que, neste caso, trocando seres alienígenas lutando no espaço com um orçamento milionário por animais felpudos falantes de orçamento bem mais modesto e tentando resolver aqueles problemas cotidianos de escritório que a gente bem conhece.
Dá pra dizer que o Gonzo, vejam só, me representa.