Disney anuncia que Califórnia e Flórida terão as Star Wars Lands, comprovando que a compra da LucasFilm foi também foi pelo negócio que representa UM TERÇO do faturamento do grupo: os parques de diversão
Quando a Disney comprou a LucasFilm por US$ 4,05 Bilhões, estava claro que o negócio não era apenas pelos filmes – por mais que, no mesmo comunicado, eles estivessem anunciando que iriam finalmente produzir o tal de Star Wars: Episódio VII. Era principalmente pelo licenciamento e, claro, pelos parques, um negócio que dá MUITO dinheiro pra Disney.
Neste sábado, dia 15 de agosto de 2015, finalmente o Sr. Mickey revelou o que pretende fazer com Star Wars em seus parques, diretamente da D23 Expo, além do que já fazem meio maisoumenosmente. E os planos são GRANDES. :D
“Estou muito feliz por anunciar o próximo capítulo da história longa e emocionante dos Parques da Disney e Star Wars”, disse Bob Iger, CEO da Walt Disney Company, no mesmo painel em que confirmaram Colin Trevorrow como o diretor do Episódio IX e que o filme que será dirigido por Phil Lord e Christopher Miller será focado em Han Holo. “Por meio de cada nova atração e nova área que criamos, nós ampliamos os limites. Como vocês podem imaginar, com Star Wars, estamos levando isso pra um novo nível, com toda uma galáxia para explorar”.
(Você pode conferir o resumão desse painel lá embaixo ou clickando aqui!)
Basicamente, Disneyland, o parque original de Anaheim, na Califórnia, e o Hollywood Studios da Disney World, lá na Flórida, vão contar com Star Wars Lands, cada uma com 14 acres – cerca de 56km² ou, se preferir, 13,5 campos de futebol AMERICANO.
Pra você ter uma ideia, a Disneyland toda tem 85 acres; e na última grande expansão do California Adventures, que faz parte do mesmo complexo em Anaheim, Cars Land chegou com 12 acres — e ficou ABSURDAMENTE cheio nos primeiros meses após a inauguração.
Star Wars Land será o maior espaço separado pra apenas uma atração em toda a história dos parques da empresa, um lugar que, segundo a Disney, você vai se sentir entrando num OUTRO planeta, com TIE Fighters e a Millenium Falcon cruzando o céu. Ou, ao menos, dando essa ideia pro visitante, pelo que deu pra conferir pelas artes conceituais divulgadas.
Cada Star Wars Land terá duas grandes atrações. Uma descrita como a “experiência emocionante de batalha”, oferecendo uma treta entre a Primeira Ordem e a Resistência – que são, respectivamente, os herdeiros do Império e dos Rebeldes na nova trilogia da saga.
E a outra que dará a oportunidade de PILOTAR a MILLENIUM FALCON. WOW.
Não foi divulgado quando isso vai ser inaugurado, até porque é um projeto bem grande. No caso da Disneyland, por exemplo, é de se imaginar que o parque vai ser ampliado na área (ou em parte dela) onde hoje fica parte do estacionamento – e as vagas vão ter que ser transferidas pra edifícios-garagem. É parecido com o que foi feito quando construíram o California Adventure bem na frente do primeiro parque da empresa.
Mas, especialistas em Parques da Disney — Imagineering Disney e Disneyland Today — imaginam/afirmam que a Star Wars Land ficará na área do Big Thunder Ranch, mais ou menos como esse mapa aí do lado mostra.
Mais tarde, no painel específico pros parques, foram divulgadas outras novidades. Pra “breve” estão prometidos diversas ações e novidades na Disneyland e na Walt Disney World, na chamada Season of the Force.
Os já tradicionais Star Tours serão ~relançados com o nome de Star Tours – The Adventure Continues, incorporando elementos de Star Wars: O Despertar da Força; mais ou menos na mesma época, vai rolar o Star Wars Launch Bay, uma experiência interativa com artes, imagens, objetos e cenários de O Despertar da Força nos parques, da mesma forma que já vem sendo feito com a Marvel.
No começo de 2016, a velha Space Mountain da Disneyland vai ser relançada como Hyperspace Mountain, dando a chance de entrar no meio de uma batalha de X-Wings. Já o Hollyood Studios vai ter um espetáculo de fogos de artifício totalmente novo, baseado na saga espacial.
A Disney, claro, tá mirando além das Estrelas. Toy Story Land também será criada, no Hollywood Studios, em Orlando, com 11 acres, levando os visitantes pro quintal do Andy, com o mesmo tamanho do Buzz e do Woody (quem já foi, no mesmo parque, na atração de Querida Encolhi as Crianças, tem uma noção do que eles podem fazer). Já o Animal Kingdom, também na Flórida, vai contar com toda uma área temática de Pandora, de Avatar.
Só que a aposta maior é realmente nas Guerras por lá. Uma parceria que não é de hoje, ela começou em 1987, justamente com a criação do Star Tours na Disneyland. Como parceiros, as criações de George Lucas já traziam uns bons trocados para os bolsos do Mickey.
Bolsos bem cheios, aliás. O faturamento dos parques só vem crescendo desde 2010, depois de uma queda em 2009. E, coincidência ou não, foi a partir de 2010 que os personagens da Marvel começaram a estar mais presentes nas atrações da empresa – apesar de ainda termos os heróis da Casa das Ideias em outros parques, por conta de acordos antigos.
E o principal negócio da Disney não é filmes, não é desenhos animados, muito menos canais pagos ou rádio FM. São os parques que, em 2013, representaram UM TERÇO de todo o faturamento do conglomerado, além de 20% do lucro operacional. É um negócio gigantesco, que, em 2014, faturou um total de US$ 15.1 bilhões. Os números são da Forbes.
Com esse pensamento, talvez fizesse mais sentido ter anunciados as Star Wars Lands logo em 2012, quando a Disney comprou a LucasFilm. Só que essa história não é tão simples.
Fica claro que a ideia é atrelar os enredos dos novos filmes com as atrações, realmente trazendo uma experiência inédita pros visitantes e, óbvio, com um lado alavancando o outro. Não dava pra lançar uma área toda no parque se você ainda não definiu primeiro como isso será no cinema.
Com o projeto dos filmes já adiantado, entrou a parte de projetar o que será feito – e, aí sim, analisar o impacto dessas mudanças nos parques, quais outras mudanças de estrutura são necessárias e conseguir as autorizações dos órgãos legais para as obras. Uma empresa de capital aberto como a Walt Disney não poderia anunciar o projeto sem garantir em todas as pontas que a empreitada dará certo, sob o risco de depois ter que mudar/cancelar e isso ter um resultado negativo entre os investidores.
De acordo com a bola de cristal do nosso editor-chefe, o Borbs, Star Wars: O Despetar da Força tem tudo pra ser o primeiro filme da história a bater os US$ 2 bilhões de bilheteria mundial. Só que, depois dos anúncios desse fim de semana, os dados estão rolando – e o Mickey tá esperando chegar muito mais dinheiro do que isso, tudo por um caminho bem mais divertido. ;)