Pague o quanto quiser por uma obra rara do Neil Gaiman | JUDAO.com.br

Por caridade e pela liberdade de expressão, o quadrinista e escritor inglês resolveu colocar à venda diversas raridades. Pelo preço que VOCÊ decidir. :)

Neil Gaiman é, hoje, um dos mais respeitados autores da cultura pop mundial. Só que nem sempre foi assim. No começo, Gaiman era ~só um jornalista que se aventurava nos gibis e na literatura. Depois, era ~apenas um quadrinista da famosa Invasão Britânica que escrevia alguns contos, crônicas e poesias. Muita coisa aí acabou se perdendo, sem nunca ser publicada ou com tiragens minúsculas numa época de muita produção cultural.

Mas, e se eu te falar que esses trabalhos estão disponíveis na internet, por um tempo limitado, e custando aquilo que você puder pagar? E o melhor: o valor arrecadado vai pra uma boa causa?

O projeto foi lançado via Humble Bundle, que desde 2010 lança coleções digitais de livros, HQs, apps e games. A ideia é que você vá lá e pague o quanto acha justo por um pacotão de coisas – e se você pagar mais do que a média, leva ainda mais coisas. A renda então é repartida (da forma que VOCÊ decidir) entre autores e caridade, além, claro, de uma verba pra manter o próprio Bundle.

Nesse pacotão de raridades do Neil Gaiman, especificamente, foram reunidos os livros Adventures in the Dream Trade (com crônicas, poemas, letras e os posts originais do blog American Gods), Gods & Tulips (com um controverso discurso de 1993 feito no encontro anual dos revendedores de HQs, nos EUA), Free Speeches (inclui uma série de discursos de Frank Miller, Gaiman e outros caras), Being An Account of Life and Death of the Emperor Heliogaboulous (uma HQ 100% escrita e desenhada pelo próprio Gaiman) e Angels & Visitations (que é a primeira coletânea de prosas ficcionais, não ficcionais e poesias do autor).

Tem mais. Se você pagar mais do que U$15, recebe ainda Duran Duran (biografia que é o livro de estreia do cara, extremamente raro e que custa uma grana no eBay), além de outras três coletâneas de contos, crônicas e poemas. Agora, se o seu pagamento passar da média da galera (que no momento está em US$ 19,60), você terá direito a outros OITÔ trabalhos, incluindo Sweeney Todd & Other Stories (que é a primeira graphic novel dele, inacabada), Ghastly Beyond Belief (livro nunca publicado antes!), Day of the Dead (o roteiro que ele escreveu pra série Babylon 5) e Outrageous Tales From The Old Testament (a cereja do bolo, uma coletânea de HQs curtas de artistas britânicos dos anos 80 por caras como Alan Moore, Dave McKean, Dave Gibbons e o próprio Gaiman).

Isso tudo por enquanto. É que no dia 16, aka “a próxima quarta-feira”, novos títulos devem ser adicionados na brincadeira. O período de compras vai até o dia 23 de setembro.

Humble Bundle

Em post publicado em seu próprio blog, próprio Neil comenta que, há alguns anos, ele ganhou um processo contra uma editora pelo não pagamento de royalties – e era muito dinheiro, que ele achava que deveria ser usado para caridade. Assim ele criou a Neil Gaiman Foundation, que passou a gerenciar essa grana em diversos projetos, principalmente apoiando a liberdade de expressão.

“A única desvantagem é que a grana do processo está quase esgotada”, diz Gaiman, que avisa que colocou dinheiro do próprio bolso na fundação, mas é necessário ainda mais. E foi aí que surgiu a ideia de lançar um Humble Bundle. “Eu coloquei lá todas as raridades que consegui encontrar”, descreve, justamente porque sabe que as pessoas estão dispostas a pagar mais por aquilo que é raro ou pouco conhecido – por mais que, em algum momento, isso possa causar algum constrangimento pro próprio autor.

Dessa forma, todo o dinheiro que for destinado ao próprio Neil Gaiman nessas vendas irá pra fundação que leva o nome dele. Já o resto da grana, que é mandada para a caridade pelos próprios compradores, vai pra Comic Book Legal Defense Fund e The Moth Education Program.

A CBLDF, é bom citar, cobre as despesas legais de quadrinistas, editoras e lojistas em disputas a favor do direito de livre expressão – e da qual o próprio Gaiman é membro da diretoria. Os caras também se empenham numa campanha anual, chamada Banned Books Week — que chama a atenção para trabalhos banidos e censurados; e compraram os direitos do falecido Comics Code Authority, o Código de Ética dos Quadrinhos que veio numa das mais tenebrosas épocas do mercado dos EUA – uma história que já contamos aqui no JUDÃO.

Até publicarmos essa nota, mais de 18 mil bundles já haviam sido vendidos. Sensacional. <3

Pra comprar você o seu, é clickar aqui. :)