Por caridade e pela liberdade de expressão, o quadrinista e escritor inglês resolveu colocar à venda diversas raridades. Pelo preço que VOCÊ decidir. :)
Neil Gaiman é, hoje, um dos mais respeitados autores da cultura pop mundial. Só que nem sempre foi assim. No começo, Gaiman era ~só um jornalista que se aventurava nos gibis e na literatura. Depois, era ~apenas um quadrinista da famosa Invasão Britânica que escrevia alguns contos, crônicas e poesias. Muita coisa aí acabou se perdendo, sem nunca ser publicada ou com tiragens minúsculas numa época de muita produção cultural.
Mas, e se eu te falar que esses trabalhos estão disponíveis na internet, por um tempo limitado, e custando aquilo que você puder pagar? E o melhor: o valor arrecadado vai pra uma boa causa?
O projeto foi lançado via Humble Bundle, que desde 2010 lança coleções digitais de livros, HQs, apps e games. A ideia é que você vá lá e pague o quanto acha justo por um pacotão de coisas – e se você pagar mais do que a média, leva ainda mais coisas. A renda então é repartida (da forma que VOCÊ decidir) entre autores e caridade, além, claro, de uma verba pra manter o próprio Bundle.
Nesse pacotão de raridades do Neil Gaiman, especificamente, foram reunidos os livros Adventures in the Dream Trade (com crônicas, poemas, letras e os posts originais do blog American Gods), Gods & Tulips (com um controverso discurso de 1993 feito no encontro anual dos revendedores de HQs, nos EUA), Free Speeches (inclui uma série de discursos de Frank Miller, Gaiman e outros caras), Being An Account of Life and Death of the Emperor Heliogaboulous (uma HQ 100% escrita e desenhada pelo próprio Gaiman) e Angels & Visitations (que é a primeira coletânea de prosas ficcionais, não ficcionais e poesias do autor).
Tem mais. Se você pagar mais do que U$15, recebe ainda Duran Duran (biografia que é o livro de estreia do cara, extremamente raro e que custa uma grana no eBay), além de outras três coletâneas de contos, crônicas e poemas. Agora, se o seu pagamento passar da média da galera (que no momento está em US$ 19,60), você terá direito a outros OITÔ trabalhos, incluindo Sweeney Todd & Other Stories (que é a primeira graphic novel dele, inacabada), Ghastly Beyond Belief (livro nunca publicado antes!), Day of the Dead (o roteiro que ele escreveu pra série Babylon 5) e Outrageous Tales From The Old Testament (a cereja do bolo, uma coletânea de HQs curtas de artistas britânicos dos anos 80 por caras como Alan Moore, Dave McKean, Dave Gibbons e o próprio Gaiman).
Isso tudo por enquanto. É que no dia 16, aka “a próxima quarta-feira”, novos títulos devem ser adicionados na brincadeira. O período de compras vai até o dia 23 de setembro.
Em post publicado em seu próprio blog, próprio Neil comenta que, há alguns anos, ele ganhou um processo contra uma editora pelo não pagamento de royalties – e era muito dinheiro, que ele achava que deveria ser usado para caridade. Assim ele criou a Neil Gaiman Foundation, que passou a gerenciar essa grana em diversos projetos, principalmente apoiando a liberdade de expressão.
“A única desvantagem é que a grana do processo está quase esgotada”, diz Gaiman, que avisa que colocou dinheiro do próprio bolso na fundação, mas é necessário ainda mais. E foi aí que surgiu a ideia de lançar um Humble Bundle. “Eu coloquei lá todas as raridades que consegui encontrar”, descreve, justamente porque sabe que as pessoas estão dispostas a pagar mais por aquilo que é raro ou pouco conhecido – por mais que, em algum momento, isso possa causar algum constrangimento pro próprio autor.
Dessa forma, todo o dinheiro que for destinado ao próprio Neil Gaiman nessas vendas irá pra fundação que leva o nome dele. Já o resto da grana, que é mandada para a caridade pelos próprios compradores, vai pra Comic Book Legal Defense Fund e The Moth Education Program.
A CBLDF, é bom citar, cobre as despesas legais de quadrinistas, editoras e lojistas em disputas a favor do direito de livre expressão – e da qual o próprio Gaiman é membro da diretoria. Os caras também se empenham numa campanha anual, chamada Banned Books Week — que chama a atenção para trabalhos banidos e censurados; e compraram os direitos do falecido Comics Code Authority, o Código de Ética dos Quadrinhos que veio numa das mais tenebrosas épocas do mercado dos EUA – uma história que já contamos aqui no JUDÃO.
Até publicarmos essa nota, mais de 18 mil bundles já haviam sido vendidos. Sensacional. <3
Pra comprar você o seu, é clickar aqui. :)