ESPN tem Star Wars. Tudo pela Força! | JUDAO.com.br

Fãs de esporte e fãs de Star Wars se unem pelo mesmo motivo na noite dessa segunda-feira (19). A Força é grande com essa galera toda… Mas há outras motivações. :)

Pega qualquer transmissão de jogo de futebol americano (ou qualquer outro esporte lá da terra de Barack Obama, na verdade). A quantidade de números, informações, nomes, comparações, recordes, issos e aquilos é algo que impressiona. Mas o que você precisa mesmo saber pra se divertir é que se trata de um jogo de conquista de territórios — cada time tem quatro tentativas de pra ultrapassar 10 jardas por jogada. Conseguiu? Mais quatro. Não conseguiu? Bola pro adversário. Touchdown vale 6 pontos, fieldgoal vale 3. E ainda tem um extra-point. Porque, bom, americanos.

Se relacionar com esse esporte é igual ao fazer o mesmo como um filme. Ou livro. Ou história em quadrinhos. Ou jogo. Você pode ser a pessoa que sabe cada detalhe, quem fez o que, quando e onde; comprar camisetas; gastar uma grana pra consumir tudo relacionado; só falar disso... E sabe como chamam quem faz isso? Nerd. Sabe o que o CONTRAPONTO do nerd no esporte é chamado? Paulo. Ou simplesmente... Nerd, mesmo.

Ainda assim, óbvio, existem os preconceitos de ambos os lados. De um lado tem aqueles que realmente consideram “nerd” uma ofensa e “ai nossa eu pratico esporte”, e do outro tem aquele lança que são “bando de fodido” ou “onze idiotas correndo atrás da bola”. Aí vem a Disney e enfia um pé na boca dos dois, ao anunciar a estreia do trailer (ou “conteúdo inédito”, como estão chamando oficialmente) de Star Wars: O Despertar da Força no intervalo do Monday Night Football, exibido exclusivamente pela ESPN... Que, assim como a Lucasfilm (e a Marvel, e a Pixar e a sua mãe), tem como chefe o Mickey Mouse.

Mas, claro, a razão principal não é essa de UNIÃO ENTRE OS POVOS, que eu diria que é mais um EFEITO COLATERAL, na verdade. As motivações da Disney são outras.

Star Wars

A primeira e mais óbvia é aproveitar a SINERGIA. A Disney é dona do maior canal de esportes do mundo, que transmite a série de TV a cabo mais assistida dos EUA (sim, o MNF é considerada uma série, ainda que... Bom, cês entenderam o ponto) há OITÔ anos e também é dona da maior franquia da cultura pop. É até óbvio juntar os dois e aproveitar os poderes de cada uma.

O Monday Night Football vai ajudar a espalhar a PALAVRA do Despertar da Força a uma galera que sabe o que é Star Wars, mas não tá muito ligada que em menos de dois meses tem filme novo, nem que são personagens novos misturados com os clássicos e enfim. E, claro, Star Wars vai ajudar a aumentar a audiência que, como você sabe, ajuda a aumentar o dinheiro ganho com publicidade, que por sua vez permite que eles consigam mais direitos de competições e por aí vai.

Isso é importante, aliás, porque aquela coisa de CORTAR O FIO fez com que a ESPN fosse a segunda TV que mais perdesse assinantes nos últimos quatro anos nos EUA (perdendo APENAS pro Weather Channel). Some isso à concorrência cada vez maior, que aumentam cada vez mais os preços dos direitos de transmissão de competições e lá vamos nós.

Outra dica de que isso importa mais do que se imagina é que uma fonte ligada à ESPN Brasil afirmou ao JUDÃO que “precisa que essa notícia chegue ao maior número possível de fãs da saga”, em relação a exibição do trailer também por aqui.

Star Wars

Agora... Você reparou que, oficialmente, a Disney tá chamando o que quer que exibam hoje a noite na TV de “conteúdo inédito”? Isso PODE significar que tenhamos, na verdade, uma coisa mais parecida com um comercial, anunciando a abertura da venda de ingressos oficialmente, ou qualquer outra coisa que termine com um “assista ao trailer em br.starwars.com”, o que ajudaria também a BOMBAR o site oficial da saga, ou o vídeo no YouTube.

O que não podemos esquecer é de que se trata de um filme do JJ Abrams e não costuma ser do seu FEITIO muita coisa divulgada antes da hora, por mais que a Disney consiga uma ou outra coisa diferente. “Onde está o Luke?”, muita gente perguntou, depois de (não) vê-lo no pôster. Provavelmente não o veremos no trailer, também, que será mais focado nos novos personagens e em alguma maneira de dar uma ideia da história do que QUALQUER outra coisa. Não tem necessidade de tentar DESPISTAR nada, como já aconteceu com o último Star Trek e o Khan. Então, é só aproveitar MAIS ESSA NOITE HISTÓRICA.

E se preparar praquela que acontece entre os dias 16 e 17 de Dezembro. :)

A partir de 22h15 estaremos no nosso twitter acompanhando o jogo entre New York Giants e Philadelphia Eagles na espera pelo trailer e, claro, do início das vendas dos ingressos. Vamo aí? :)