Os grandes prêmios do Cinema | JUDAO.com.br

Começa o ano, começa o AWARDS SEASON… :D

Ainda de ressaca e entupidos de comida, lá vem a temporada de prêmios no horizonte: BAFTA, SAG Awards, Director’s Guild Awards e todos os outros sindicatos, Globo de Ouro e, claro, o Oscar — isso sem contar as dúzias de festivais, que fazem o mundo do cinema girar nos 12 meses do ano.

Cada premiação tem sua característica predominante e sua peculiaridade que fazem cada evento único, e cada troféu especial.

DIZEM POR AÍ que o Globo de Ouro nada mais é do que uma festa hollywoodiana regada a muita bebida. E se você realmente acompanha a transmissão, vai ver os grandes nomes da indústria bem soltinhos e socializando entre as mesas. A premiação organizada pela The Hollywood Foreign Press Association, que reúne os correspondentes internacionais baseados em Hollywood, antecede o Oscar e mistura cinema e televisão, sendo que uma das coisas mais interessantes é ver que as subcategorias dividem a comédia e o musical do drama, o que dá uma ótima chance para artistas maravilhosos se destacarem – Marilyn Monroe foi uma das icônicas ganhadoras da estatueta, sendo esnobada em tantas outras premiações.

Globo de Ouro

[one-half][/one-half][one-half last=”true”]O BAFTA é puramente classe e humor inglês, como diz o nome da associação que organiza — Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (em tradução livre). É tão famoso e importante que é chamado de Oscar Britânico. A estatueta – uma máscara teatral – é uma honra, levando em conta os critérios e a rigidez pela qual os concorrentes são julgados. O BAFTA se tornou um prêmio relevante nas últimas décadas, destacando novos talentos da indústria, tais como Tom Hardy, James McAvoy, Juno Temple e Will Poulter.

BAFTA[/one-half]

O prêmio mais aclamado – pelo menos entre os artistas – é o SAG Award, dado pelo sindicato de atores. Jennifer Lawrence, ao ganhar em 2013 por O Lado Bom da Vida, resumiu bem ao dizer que a estatueta em sua mão significava que alguns deles votaram nela e aquilo era um sentimento indescritível. São atores analisando e votando em outros atores, julgando algo que eles conhecem muito bem.

SAG Awards

O SAG Awards é talvez o principal, mas todos os sindicatos — dos Diretores aos dos FIGURINISTAS entregam prêmios também, seguindo o mesmo esquema: profissionais de uma área específica votando em profissionais de uma mesma área específica. É bem valorizado entre eles.

Por fim, a premiação das premiações, a estatueta dourada que a maioria gostaria de ter em casa, o tradicional Oscar. O evento anual acontece em Los Angeles e se tornou uma superprodução televisionada mundialmente, com números musicais, apresentações e homenagens cronometradas. O homenzinho dourado é o máximo de reconhecimento que alguém poderia querer, mas a politicagem e as esnobadas são tão claras que apagam um pouco do brilho do evento. Por exemplo, Stanley Kubrick e Charles Chaplin nunca receberam o prêmio, entre tantos outros nomes.

Todas as premiações e eventos de cinema são importantes para a evolução e a disseminação das produções e dos profissionais que se esforçam por aquele trabalho. Se fossemos listar todos os prêmios, festivais e eventos que envolvem a área do entretenimento, usaríamos todo o espaço disponível e mais um pouco (só no Brasil existem cerca de 40 festivais). No fim, o que importa de verdade não é a quantidade de prêmios ou quais estatuetas estão atreladas ao filme, e sim a sua experiência ao sentar na poltrona da sala escura e se deixar levar pelas imagens na tela.

Mas que deve ser legal ganhar um desses, isso com certeza deve ser!

Oscar