Mas que porrada esse trailer da história de José Aldo! | JUDAO.com.br

Primeira prévia de Mais Forte Que o Mundo: A História de José Aldo, que chega aos cinemas em 2016, surpreende pela qualidade e intensidade

Era uma noite de quarta-feira e eu ainda estava emocionalmente abalado, de verdade, com a monstruosa e surpreendente versão de Changes, do Black Sabbath, gravada por Charles Bradley – dando tintas soul/R&B tão viscerais que deixariam Ozzy Osbourne orgulhoso ou envergonhado. Talvez ambos. Senti que ia dormir de alma lavada. Nada poderia me deixar mais feliz.

Até que minutos depois dei de cara com este trailer de Mais Forte Que o Mundo: A História de José Aldo, cinebiografia do lutador brasileiro do UFC, prodígio que neste final de semana coloca seu cinturão à prova diante de um irlandês maluco. E descobri que poderia ficar ainda MAIS feliz, tudo numa mesma noite.

A gente tem discutido bastante por aqui a respeito do formato dos trailers, sabe? Desde os acertos de Star Wars aos erros de Batman vs. Superman, passando ainda pelo erro que vira um acerto em Tartarugas Ninja 2. O que o diretor Afonso Poyart fez aqui foi um acerto, sem dúvida: de longe, um dos trailers que mais me deixou babando para ver o resultado final em MUITO tempo. Não é sempre que digo isso mas, sério, apertem o diacho do play.

Aliás, apenas saber que a direção é de Poyart já explica bastante a respeito da qualidade deste material. Afinal, o cara é responsável pelo alucinado e divertidíssimo 2 Coelhos, uma piração cheia de referências pop que sabe brincar e absorver a estética do melhor do cinema de Hollywood sem perder a essência brasileira. Este trailer do filme do José Aldo indica que possivelmente vai pela mesma vibe.

Com uma fotografia linda e editado de maneira inteligente, ele segue acelerando quando precisa, metendo o pé no freio nos momentos necessários. Ele vende ao mesmo tempo ação e emoção. É claramente uma história de superação mas não trata isso de maneira pedante. Uma espécie de Rocky dos tempos modernos versão tupiniquim?

Um dos acertos é que este é um vídeo que não se rende à tentação que os cineastas e distribuidores brasileiros tanto têm de fazer cortes de trailer contando a história de maneira didática, tintim por tintim, começo-meio-fim. É mais um trailer para construir um clima. Sem falas, sem narradores, apenas a claustrofóbica interpretação da neozelandesa Lorde para Everybody Wants To Rule The World.

Aliás, vamos combinar que a escolha da trilha foi certeira, matadora, o elemento-chave para o sucesso?

José Aldo

Eu nem gosto de MMA. Mas também não gosto de música sertaneja, digamos, mais “pop” e ainda acho que 2 Filhos de Francisco é um filme brilhante, talvez uma das melhores produções da safra recente do cinema nacional. Logo, por mais que eu não esteja vibrando pela luta entre Aldo e McGregor, estou vibrando de verdade para assistir a este filme. E conseguir este tipo de efeito em um não-iniciado é um mérito que não é fácil de alcançar.

Mais Forte Que o Mundo é um filme para não tirar o olho da tela por um segundo sequer. Tem um ritmo intenso, a trama anda muito rápido”, afirma Poyart, em comunicado oficial, sem qualquer traço de modéstia. “Penso que o filme funciona em diversos níveis. Tem o drama, o romance, o humor, a ação das lutas. É um filme bem aberto para todos os públicos, fãs de luta ou não, é uma bela história de um vencedor que veio de baixo. Os atores estão incríveis, a história é emocionante e o impacto visual está todo lá. Não vejo a hora de esse filme ir para o cinema! Sou extremamente orgulhoso dele”.

Mais Forte Que o Mundo: A História de José Aldo traz José Loreto como o personagem principal – substituindo Malvino Salvador, fã declarado do mundo das lutas que abandonou o projeto no ano passado por problemas de agenda. Mas apesar da falta de semelhança física, Loreto parece se entregar de verdade ao papel. “Vi algumas cenas do filme no computador, mas estou ansioso para ver nas telonas”, contou o próprio Aldo, em entrevista ao UOL. “Já me emocionei com o pouco que vi e fiquei impressionado com o José Loreto. Me mandaram umas fotos dele e eu achei que era eu. Ele está incrível, me incorporou de corpo e alma. Acho que vou chorar em algumas cenas. Vou tentar me segurar”.

Loreto conta que mudou radicalmente o seu estilo de vida para ficar com o físico mais próximo ao do campeão, por mais que tenha diabetes tipo 1 e, portanto, sempre tenha mantido uma alimentação saudável. “Há seis meses eu não como pão, massa e feijão”, explica. “Também quis passar por aquelas dietas que eles fazem para perder quilos em poucos dias. Tudo é muito difícil, desgastante, mas está valendo a pena”. Aprendendo golpes de muay thai e jiu jitsu, especialidades do atleta, Loreto foi tentar dar um salto mortal e se deu mal. Resultado? Torceu o tornozelo e teve que suspender as filmagens durante alguns dias, mas nada que tenha afetado o cronograma geral de gravações, realizadas tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.

José Aldo

No elenco estão ainda Cleo Pires como a esposa de Aldo, Vivianne Oliveira, e a dupla Jackson Antunes e Claudia Ohana vivendo os pais do lutador. Rafinha Bastos é Marcos Galvão, o Loro, campeão do Bellator e conterrâneo manauara de José Aldo, o primeiro a lhe abrir as portas quando ele resolveu vir de lá para o Rio de Janeiro e a sua companhia nos dias quase sem dinheiro e comida. Já Milhem Cortaz dá vida à Dedé Pederneiras, treinador de José Aldo e também de nomes ascendentes do esporte como Renan Barão.

Para o Poyart, deixo aqui um conselho final. Sei que vocês estão tratando este trailer como um “teaser”. Bom, tem mais de 3 minutos então, por definição, não é teaser. Mas o que me preocupa é que, mantendo isso aê no papel de teaser na cabeça de vocês, significa que talvez tenhamos outro vídeo mais pra frente – e este mais focado em contar historinha. Não precisa, meu velho. Segue o jogo rigorosamente do jeito que você fez. Me convenceu. E certeza que também tem potencial ilimitado para convencer aqueles que não são fascinados pelo octógono. Vai por mim.

Ah, sim, importante dizer: o filme ainda não tem data de estreia confirmada.