Zambo Dendé não é apenas um herói latino-americano | JUDAO.com.br

Criação de um colombiano, guerreiro que luta para libertar os escravos dos conquistadores portugueses e espanhóis na América Latina da época da colonização vai virar série de TV – e mais uma porrada de coisas

Nicholas Rodriguez é um cara que qualquer leitor de quadrinhos no mundo facilmente poderia conhecer. O sujeito que é tão fã de gibis de super-heróis que acaba criando os seus próprios, que não rondam os becos de Nova York, mas sim a sua própria realidade local. EGRESSO de Bogotá, Rodriguez é daquele tipo BEM insistente. Que enfiou as caras, bateu cabeça e transformou seu próprio herói em uma série de TV.

Quer dizer, se fosse apenas a série cujo excelente trailer você vê logo abaixo, o feito do lutador Zambo Dendé já teria sido simplesmente sensacional. Mas o lance é que a trajetória do cara é muito mais longa do que isso – incluindo revistas em quadrinhos, jogos para celular, animação e até planos para um musical. É pouco? Pois saibam que os direitos do personagem para o cinema foram comprados pela Disney.

“A ideia nasceu do meu amor nerd pelas HQs”, confessa Nicholas, sem grande novidade, para o site colombiano Cromos. Sócio da produtora de conteúdo 7gLab, ele conta que a intenção foi criar um super-herói que reunisse aspectos culturais que pudessem ser compreendidos do México até a Argentina. “O flagelo da escravidão, que une todos os latino-americanos, serviu de argumento base para um mundo de ficção próprio, com certa estética de Hollywood”.

Parece ter funcionado, não? ;)

Durante o período da colonização das Américas, a palavra “zambo” (ou sambo), o equivalente ao português “cafuzo”, foi um termo usado para designar aqueles indivíduos resultantes da miscigenação entre índios e negros africanos (ou seus descendentes).

Esta é a origem de Azuk, em plena América Latina do ano de 1577. O primeiro “zambo” nascido entre seu povo, que carrega em seu sangue a grandeza dos reis africanos por parte de pai e a nobreza dos ancestrais indígenas de sua mãe – cujo assassinato trágico marcou sua vida e só ajudou a torná-lo um símbolo, uma chama de esperança e liberdade para aqueles escravizados por portugueses e espanhóis.

O começo do projeto multimídia de Nicholas Rodriguez se deu com as HQs. Com um traço que lembra pra caralho os personagens musculosos e cartunescos de Ed McGuiness, os gibis de Zambo Dendé foram distribuídos nas últimas sextas-feiras do ano junto com uma edição do jornal impresso ADN, que circula nas cidades colombianas de Cali, Bogotá, Medellín, Bucaramanga e Barranquilla – além, é claro, de estarem disponíveis para download no site da empresa.

Foram cinco edições, que Nicholas levou debaixo do braço para a edição 2014 da San Diego Comic-Con. Acabou fechando um acordo com a Diamond Comics para lançar versões americanas destes gibis, com os devidos ajustes para o mercado gringo. “Vamos maneirar no sangue e nas cenas éroticas muito explícitas”, conta. “Eles examinam estes detalhes com lupa”.

Também com foco no mercado internacional, eles prepararam a série animada do Zambo Dendé, inicialmente prevista para ser lançada em 2014 – mas que acabou ficando também para este ano, ainda sem data (ou plataforma) confirmada.

Depois de trabalhar com a Disney no desenvolvimento de O Inventor de Jogos, filme de 2014, a 7gLab teve as portas abertas para que Nicholas discutisse um projeto ainda mais ambicioso com a divisão latino-americana da casa do Mickey Mouse: um filme de Zambo. Em entrevista ao PERIÓDICO Portafolio, Luz Adriana Morales, gerente comercial da 7gLab, contou que o estúdio teria se encarregado da distribuição – e a produção seria realizada em parceria com a argentina Pampa Films.

“Temos uma estratégia 360, que consiste em criar uma história de impacto global no cinema, nos quadrinhos, nos games, nas redes sociais”, afirmou ela. No entanto, o projeto ainda não saiu do papel – a última notícia a respeito data de 2014.

Mas a equipe de Nicholas Rodriguez não ficou parada. Com direção do colombiano Riccardo Gabrielli R, foi rodado um curta-metragem que serve de base para a série de TV, cuja pré-produção começa ainda no primeiro semestre deste ano, com lançamento previsto para 2017. De acordo com Samara Acosta Giraldo, diretora de relações públicas da 7gLab, num papo com o site Enter, a ideia é produzir quatro temporadas de 10 episódios cada.

ZamboDende_05Produzida pelo canal Fox Telecolombia (o que, portanto, já deve garantir a exibição nas telinhas deles), a série traz a estrela chilena das artes marciais Marko Zaror, faixa preta em karatê e taekwondo, no papel principal do herói mascarado da corrente nas mãos.

Além de produções locais cultuadas como Kiltro (2006) e Redeemer (de 2014, uma co-produção Chile-EUA que teve alguma visibilidade entre os fãs de filmes de ação), Zaror pode ser visto em Machete Mata (2013), como um capanga do vilão vivido por Mel Gibson.

A notícia triste deste trailer, para os cinéfilos com um olhar mais atento, fica por conta da participação do ator inglês Darren Shahlavi interpretando um caçador/feitor de escravos naquele que deve ter sido um de seus últimos papéis. No começo de 2015, ele foi encontrado morto em sua cama aos 42 anos, vítima de um ataque do coração. Além de viver Constantine Drakon no piloto de Arrow, ele chegou a interpretar o Kano na finada série de TV de Mortal Kombat.

Também estão no elenco Michelle Lee (a Mileena nesta mesma série baseada no jogo da Konami), Tait Fletcher (o Lester, membro da gangue de supremacistas brancos, em Breaking Bad) e Esteban Cueto (que levou umas bordoadas em Velozes & Furiosos 5: Operação Rio).