E ele é… ah, sei lá… legal e tal…
Veja só, a gente entende que a turnê By Request, na qual os fãs que compraram ingressos votam nas canções que gostariam que o Metallica tocasse em seus shows, é aberta a todos os públicos. Que o Metallica, assim como o Iron Maiden, é uma banda que abrange uma audiência que vai além dos fãs mais hardcore e devotados, que colecionam seus álbuns e rezam para ver ao vivo aquela faixa mais obscura. A gente sabe que o Metallica se tornou popular a ponto de levar aos seus shows não apenas fãs de metal, mas sim fãs eventuais de rock, fãs que se focam essencialmente nos principais hits. Isso é parte do processo de crescimento de uma banda – e, portanto, era de se esperar que as faixas mais populares do grupo estivessem entre as campeãs de votos. É compreensível.
Mas, mesmo assim, confesso que bate uma tristeza ao ver que o setlist da apresentação “By Request” que o Metallica fará na cidade de São Paulo no dia 22 de março, em pleno estádio do Morumbi, é parecidíssimo com os setlists das últimas apresentações que eles fizeram por aqui nos últimos anos. Detalhe que a lista original tinha 140 músicas, das quais seriam escolhidas 17 – a 18a é uma canção inédita, ainda não revelada. Estão lá Master of Puppets, One, Enter Sandman, Seek & Destroy, Sad But True, Nothing Else Matters, For Whom The Bell Tolls, Battery, Creeping Death, Welcome Home (Sanitarium), …And Justice For All. Todas elas estavam no repertório dos caras em sua apresentação que rolou aqui, em 19 de setembro de 2013, como headliners do Rock in Rio. São 11 músicas iguais. Outras são Fade to Black, Ride The Lightning, The Unforgiven e Fuel, exemplares que eles vêm executando recorrentemente ao longo dos anos – eles chegaram a tocá-las no Rock in Rio em 2011 e em seus dois shows na capital paulista na turnê de 2010.
De grande novidade, talvez, apenas Whiskey in The Jar, o cover da canção feita famosa na versão do Thin Lizzy.
Eu amaria vê-los tocando, por exemplo, a improvável The Outlaw Torn, última faixa do subestimado Load. Ou a furiosa Metal Militia, do álbum de estreia Kill ‘em All. Ou então The Frayed Ends of Sanity, excelente música do álbum …And Justice For All e que eles nunca tocaram ao vivo (pelo menos na íntegra). NUNCA. Fala sério se esta não seria a chance ideal para isso.
Mas, enfim. Não se pode ganhar todas. :)
Veja aqui o resultado completo da enquete.