O que O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro pode nos ensinar sobre spoilers e a maldição de saber o que acontece no fim?
No dia do fatídico “Purple Wedding”, segundo episódio da atual temporada de Game of Thrones que desencadeou a fúria da maioria e inflou a discussão sobre spoilers, muito se falou sobre o tal do “estragar a experiência”. Eu não preciso comentar muito mais sobre o assunto, até porque minha opinião não é lá muito popular — uma vez que a cena em questão já estava escrita há 14 anos. Isso não exime, é claro, os babacas que, logo após o episódio, estavam esfregando screen shots na sua cara.
O que eu quero na verdade, é tentar responder duas perguntas essenciais quando se discute spoilers, usando o filme O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro como exemplo. E antes que você reclame, SIM, TEM SPOILERS DO NOVO FILME — e dos episódios já exibidos de Game of Thrones.
(caso não queira saber deles, pare aqui, esse é o momento – e depois não diga que eu não avisei...)
Depende.
Tanto Game of Thrones, quanto o principal acontecimento no novo filme do Homem-Aranha já são de conhecimento popular há muitos anos. “A Tormenta de Espadas”, terceiro livro da série Crônicas de Gelo e Fogo, na qual a série Game of Thrones é baseada, foi lançado em 2000. A primeira metade deste livro foi adaptada na terceira temporada da série de TV, e o resto está acontecendo agora, na quarta. A morte de Joffrey já estava lá e muita gente já sabia como acontecia. Mais uma vez, repito, isso não exime a babaquice que é compartilhar screen shots de um episódio que acabou de ser transmitido.
A morte de Gwen Stacy nos quadrinhos foi lançada em 1973. É um dos quadrinhos mais impactantes, importantes e conhecidos da história, justamente por causa de acontecimento que é um dos mais marcantes da Marvel. Algo tão importante para o personagem Peter Parker quanto a morte do Tio Ben. O novo filme foi lançado nos cinemas no dia 1º, e bem...
...a Gwen Stacy morre. Como muita gente sabia desde o início da trilogia, e suspeitava que fosse rolar logo nesse segundo filme, principalmente quando a Emma Stone apareceu pra filmar com o figurino da foto abaixo, e todos os sites do mundo “anunciaram” a morte dela.
“Todo mundo quem?”, você pode me perguntar. E eu acho que posso responder, “todo mundo que lê notícias de cinema, que gosta do Homem-Aranha, que se importa com filmes baseado em quadrinhos, e que vai ao cinema ver o filme.” Se você não se encaixa nesse grupo, acho muito, muito difícil você se importar tanto assim em saber que a menina que namora o Homem-Aranha morre no fim.
Voltando a Game of Thrones, e ainda tentando responder a pergunta lá de cima, aconteceu algo com a morte de Joffrey que não aconteceu com o Casamento Vermelho, e muito mais chocante na minha opinião. As pessoas odiavam tanto, mas tanto o jovem Rei dos Sete Reinos, que a catarse foi tão grande ao vê-lo sufocar até a morte que segurar esse spoiler é o mesmo que saber que o Brasil ganhou a Copa do Mundo pelo rádio e ter que esperar o delay da televisão para gritar.
NOT. GONNA. HAPPEN.
Respondendo à pergunta efetivamente: não. Não é informação nova. Mas não é por isso que você precisa ser um babaca e esfregar isso na cara de todo mundo. No caso da morte de Joffrey, eu até perdôo. No caso da morte da Gwen, por mais conhecimento geral que seja, você não tem motivos para fazer isso.
MAS, se você por ventura ficar revoltado, vamos lá… Não precisa taaaanta revolta assim. Afinal, ‘como’ é muito mais interessante que ‘o quê’. Viajar é o melhor da viagem.
O que nos leva à segunda e mais importante pergunta.
Na minha opinião, nem um pouco. E explico.
Lembre que, o segredo para a resposta acima está na sentença “na minha opinião.” Dito isso, vou usar dois argumentos, um usando a lógica o outro a simples emoção.
Cerca de 85% das pessoas que se importam com spoilers são pessoas que consomem cultura pop desde que se entendem por gente. A estatística é minha mesmo, sem nenhum instituto de pesquisa por trás, usando minha própria família como exemplo. Faça a conta aí você mesmo, os resultado será até maior em alguns casos. Quando uma pessoa está muito familiarizada com produções de ficção, se alimenta disso e tudo mais, sabe que existem algumas fórmulas, que existem ‘roteiros’ que se repetem ad eternum. Certo? A jornada do herói está aí para confirmar.
A chance de você descobrir por você mesmo, o que vai acontecer com praticamente todo e qualquer filme, quadrinho, série, livro, novela, e o caralho a quatro, que você está consumindo, é muito grande. Isso te impediu de terminar quantos desses produtos?
Vai me dizer que você não soube que o Anel seria destruído na Montanha da Perdição? Vai me dizer que você não desconfiou que Harry Potter iria vencer Voldemort? Vai me dizer que você não imaginou que o vilão mais filho da puta da série que mais mata personagens do mundo, iria morrer?
Saber o fim de qualquer história é algo automático na nossa mente. A diferença, o pulo do gato, onde a magia REALMENTE acontece, está no COMO isso vai acontecer. O QUE irá levar a tal acontecimento. “Saber o fim”, na maioria dos casos, só estraga a experiência se você quiser que assim seja.
Assim como muitos, eu sabia que Gwen Stacy iria morrer no fim da Ameaça de Electro. A cena, igual a página ao lado (tirada da genial HQ Marvels), iria se repetir no filme. Quando Gwen começa a cair, eu sabia que a teia não iria salvá-la. Eu sabia que Peter ia perder o amor de sua vida. Só que ao invés de um SNAP, dessa vez não deu tempo, e ela bateu as costas no chão, antes que a teia pudesse amortecer. No cinema, eu perdi o fôlego e saiu, de forma totalmente involuntário um “Ohh!”. Levei as mãos à boca em choque.
A cena é muito bem feita. Perfeita. Feita para que não importasse se você sabia ou não sabia do desfecho, você iria perder o fôlego. A partir dali foi só choradeira. Pontos e muitos pontos para Marc Webb, numa das cenas mais chocantes da história dos quadrinhos, agora com a mesma carga dramática no cinema.
Eu já assisti ao filme pela segunda vez. E aconteceu de novo.
Como eu disse lá em cima, saber o fim, só estraga a experiência se você deixar. Tente aproveitar, entre no mundinho, e relaxe que você vai se emocionar da mesma forma. ;)