Atualmente no ar como um verdadeiro Frankenstein, o canal terá uma série de mudanças no Brasil e no mundo. Será que “tudo que é bom volta”?
No final do ano passado, o JUDÃO cravou: o Boomerang iria acabar até o final do primeiro semestre de 2014. Na época, a programadora dona do canal, a Turner, negou a informação. E, se você simplesmente olhar a grade da sua operadora de TV a cabo, vai achar realmente que erramos. Mas é só sintonizar o Boomerang por cinco minutos e perceber que a emissora teen de outrora morreu – e fui substituída por um verdadeiro Frankenstein. Tudo parte de um processo de renovação da marca e da programação que, ainda, não se sabe oficialmente para onde vai levar. Mas já conseguimos adiantar para você uma parte desses rumos. ;)
O Boomerang original você conhece, claro: surgiu em 2001 como um canal de desenhos animados clássicos, se valendo do enorme catálogo de animações antigas da Turner, Hanna-Barbera, MGM e Warner. Nos EUA o canal é basicamente o mesmo até hoje, com a adição de séries mais recentes do Cartoon Network – que, pra uma faixa do público, já são clássicas. Porém, na América Latina, o foco do Boomerang foi mudado duas vezes em meados dos anos 2000. Acabou originando um canal teen, com muita coisa live-action, música e coisas do tipo. Foi, de certa forma, uma aposta muito grande da Turner para alcançar esse público. Mas não deu certo.
Em fevereiro deste ano, a Turner dos EUA anunciou que a marca Boomerang seria repensada globalmente, com a estreia marcada para 31 de março – e, depois, adiada para outubro. O canal passaria a ser para ser “co-visto” por crianças e pais, incluindo desenhos animados clássicos e contemporâneos. Na espera dessa nova fase, o sinal para a América Latina e para o Brasil tem o logo e intervalos comerciais da fase teen, mas programas completamente diferentes daquela época, como Chaves, Chapolin, Looney Tunes, Lazytown (que, no passado, era do Discovery Kids), Sítio do Pica-Pau Amarelo e a Turma da Pantera Cor-de-Rosa, entre outros, em um provável teste do que pode funcionar ou não na nova programação.
Além de soar estranho ao telespectador, o próprio site do canal avisa que tudo ainda vai mudar. “Em breve um novo Boomerang”, junto com as imagens de algumas das novas-atuais estrelas da programação.
Entramos em contato com a Turner no Brasil para entender melhor o que está rolando e quais são as novidades – e aguardamos por uma resposta por mais de três semanas. E ela não chegou ( ¯\_(ツ)_/¯ ). De qualquer forma, a movimentação nos bastidores entrega bastante do que está por vir.
Há alguns meses, circularam na internet brasileira vídeos daquele que seria o novo Boomerang, incluindo um novo logo. Na verdade, aquelas eram as peças criadas pela agência Mainframe e adotadas em 2012 pelo Boomerang europeu. No site da agência há o aviso de que eles venceram a concorrência para criar o rebrand do canal em todo o mundo, mas (quem sabe até por rixas internacionais da programadora) o novo visual acabou sendo adotado apenas no Velho Mundo. Por lá, nem o logo usado nessa fase era novidade, já que foi adotado também na década passada.
É improvável que o Boomerang vá adotar em outubro de 2014 um visual “novo” que já tem dois anos de idade, ou ainda fazer apenas um rebrand parcial (já que excluiria esses feeds, algo que, de acordo com o comunicado do começo do ano, não vai acontecer). Na verdade, a própria Turner já nos mostrou uma parte de como será o visual do canal no YouTube do Boomerang dos EUA.
https://www.youtube.com/watch?v=3ZVTMDJYMhI
No final do vídeo, há uma versão ligeiramente atualizada do logo atual dos EUA (e o antigo do Brasil). Porém, temos motivos para acreditar que o canal terá uma nova marca junto com o novo visual – até porque, vamos combinar, soaria estranho retroceder a marca na América Latina e na Europa.
No United States Patent and Treadmark Office, que regula o registro de marcas na terra do Tio Sam, a The Cartoon Network Inc. (subsidiária da Turner responsável pelo canal) pediu o registro de duas marcas novas para o Boomerang. São essas que você vê ao lado, com a primeira sendo de 13 de maio e a segunda de 29 de julho.
Provavelmente são estudos e diria que a primeira marca já deve ter sido descartada, mas a segunda pode ser bem próxima de como veremos o novo Boomerang. Ah, sim: nos dois casos, está faltando uma COR aí.
“E a programação, como ficará?”. Boa pergunta. Junto com o vídeo apresentado o novo visual, o canal avisou: nossa programação continuará clássica. Juntando essa informação com o comunicado oficial de fevereiro (que citava Scooby-Doo, Cadê Você?, Tom & Jerry e Looney Tunes como a “base” da nova fase), então, podemos esperar que todos os sinais do canal deem espaço sim para produções clássicas. Esse espaço é algo que, inclusive, já está acontecendo com o Boomerang do Brasil e da América Latina.
Mas a ideia é ir além, agregando conteúdo novo e inédito com perfil jovem, ao lado dessas produções clássicas. Um canal para toda a família, concorrendo em parte com Discovery Kids e Disney Channel. A presença de LazyTown na programação atual (e na futura, como o site brasileiro revela) deixa isso claro. “Nós determinamos que agora é a hora de abrir o canal para nossos parceiros com novas oportunidades para alcançar a audiência familiar, especialmente mais e crianças pequenas”, contou Stuart Snyder, presidente da Turner Broadcasting’s Animation, Young Adults and Kids Media, em fevereiro.
Inclusive, ao pedir o registro das novas marcas, a Turner informou que era pra um canal com “programas de entretenimento no campo de comédia, ação e aventura” e “produção de conteúdo de filmes, televisão e conteúdo digital com comédia, ação e aventura”, tudo alinhado com a nova proposta e já abrindo a porta para a produção de séries próprias.
As mudanças no Boomerang jogam uma certa dúvida no futuro do Tooncast, canal que surgiu exatamente como uma resposta ao fim dos clássicos no Boomerang pra América Latina. Se ambos os sinais trouxerem produções parecidas, podem acabar se canibalizando. Isso pode ser um problema, principalmente se lembrarmos que o Tooncast finalmente estreou na maior operadora do País, a NET, e está naquela que pode ser considerada a sua melhor fase em termos de audiência, já que é uma novidade para boa parte dos telespectadores.
Vemos aqui dois caminhos para o canal. Um deles é manter os clássicos no Tooncast, mas com foco diferente do Boomerang. Menos família, mais ação, como Herculóides, Johnny Quest e Superamigos, coisas do catálogo da programadora que não teriam tanto a cara do novo Boomerang.
Ou ainda o Tooncast poderia ser substituído por outro canal. A Turner tem os registros da marca Toonami (que era um bloco do Cartoon Network no passado e, em alguns países, é um canal focado em animês) e já pediu pra registrar Cartoonzinho (uma versão brasileira do europeu Cartoonito, mas que provavelmente canibalizaria com o novo Boomerang).
Existe, porém, uma terceira possibilidade: o Boing, canal que existe na Espanha, Itália e França. Há mais de um ano, a Turner pediu o registro da marca “Boing” no Brasil. Porém, a programação europeia é muito próxima daquele que deve ser o objetivo do novo Boomerang: Lazytown, Doraemon, Laboratório de Dexter, O Show do Garfield, Smurfs e As Meninas Super-Poderosas.
Bom, vamos descobrir esses últimos detalhes até o próximo mês. ;)