Quem é a nova Vespa dos quadrinhos? | JUDAO.com.br

Recentemente, a editora revelou quem estava por trás da máscara. E não era quem vocês imaginavam. Quer dizer. Mais ou menos. ;)

SPOILER! Quando a Marvel, versão quadrinhos, anunciou que teríamos uma nova Vespa em atividade, com uma identidade mantida em segredo até então, claro que muita gente apostou que ela fosse Hope Van Dyne – afinal, a personagem de Evangeline Lilly no filme do Homem-Formiga se chama Hope e é filha de Hank Pym (o primeiro Homem-Formiga) e Janet Van Dyne, a Vespa original, nitidamente inspirada numa tal personagem obscura do universo paralelo dos gibis batizado de MC2. Hope vai coestrelar o próximo filme do Formigão ao lado dele, ganhando destaque no título e tudo. Faria sentido, portanto.

Bom, aí que a recém-lançada edição número 9 de All-New All-Different Avengers nos mostra quem é, de fato, a tal da nova Vespa. Na edição do Capitão América distribuída durante o Free Comic Book Day, descobrimos que o nome dela é Nadia, que ela é provavelmente russa, que sentiu uma necessidade (?) de reivindicar a tecnologia do Dr. Pym depois de sua morte e que sentia que ele se orgulharia dela.

Sim, Hank Pym está morto – ou quase isso, porque depois de ter o seu corpo fundido ao de sua mais terrível criação, o robô Ultron, ele até ganhou um funeral em sua homenagem ao ser derrotado, mas recentemente descobrimos que ele foi parar no espaço e estava dando uma força para uma nave alienígena lutar contra uns ETs insetóides malvadões. Enfim. Já do lado da Vespa, Janet abriu espaço para a chegada de uma sucessora depois de sumir por um tempo do cenário heroístico quando seu romance com Alex Summers, o Destrutor, acabou sendo destroçado pela inversão de personalidades entre heróis e vilões promovida pelo Caveira Vermelha na saga Eixo (publicada atualmente no Brasil).

wasp_04

E aí, eis que retornamos para All-New All-Different Avengers #9. Quando Nadia conta para o Homem de Ferro e para a mais recente formação da equipe (que inclui o Homem-Aranha Miles Morales e a Miss Marvel Kamala Khan) quem ela é... não é que a moça é MESMO filha de Hank Pym? Mas calma lá. Não com a Janet. E sim com uma outra mulher. No caso, sua PRIMEIRA mulher.

Você pode estar aí achando que, mais uma vez, a Marvel tirou um retcon da manga, porque Hank jamais foi casado antes de conhecer a Janet, que isso é absurdo. Mas o roteiro desta nova série é de ninguém menos do que Mark Waid. Um escritor conhecido por não dar muito ponto sem nó. E também por ser um fanático por caçar possibilidades na extensa e complicada cronologia da Marvel.

E eis que ele nos leva para o ano de 1966. Mais especificamente na revista Tales To Astonish #44, numa história solo do Homem-Formiga – que ainda era o Hank Pym. Lá, nós descobrimos que, hey!, o Dr.Pym já teve SIM uma primeira esposa. Dentro do cânone oficial da Marvel e tudo.

O nome dela era Maria Trovaya, filha do Dr. Janos Trovaya, geneticista e entomologista húngaro morto em uma suspeita explosão de seu laboratório. Maria foi capturada por agentes comunistas durante a lua de mel do casal na Hungria e, supostamente, morta, apesar de todos os esforços do marido para salvá-la. Por mais que, mais tarde, a MODAM, versão feminina do vilão MODOK, tenha aparecido do nada e afirmado ser a esposa de Pym transformada em um monstro cabeçudo com imensos poderes mentais, descobrimos que era tudo mentira e Maria tinha mesmo se tornado apenas parte do passado da Casa das Ideias.

Ou quase isso.

Maria, na verdade, não morreu. Foi parar na chamada Sala Vermelha, o centro de treinamento do governo soviético do qual saíram as duas Viúvas Negras, Natasha Romanoff e Yelena Belova. “Não tenho memórias de minha mãe biológica. Apenas de um homem com uma estrela vermelha no braço”, diz ela, obviamente se referindo ao Soldado Invernal, ainda sob o domínio mental dos russos. “Fui treinada para lutar. Mas assim que comecei a ler, passei a demonstrar aptidão para a ciência. Meus treinadores se perguntaram se não era genético”.

Claro que ainda tem muita água pra rolar por baixo desta ponte – como diabos ela saiu de lá, porque nunca procurou o pai antes, será que o Bucky tem alguma memória da relação quase pai-filha dos dois... Enfim.

O ponto aqui é que ela não é Hope Van Dyne ou, no caso, Hope Pym. Mas... Nadia é um nome que originalmente significa “esperança”. Portanto, HOPE, de um jeito ou de outro. :D

Wasp_01

Janet Van Dyne, a Vespa original, surgiu pela primeira vez em Tales To Astonish #44, curiosamente a mesma revista na qual Hank conta a história de sua primeira esposa. Uma fútil socialite filha do cientista ricaço Vernon Van Dyne, que foi morto por um alien libertado em um de seus experimentos, Janet procurou Hank para vingar o assassinato do pai. Assim sendo, além de usar as chamadas partículas Pym para mudar de tamanho, Janet foi submetida a um experimento bioquímico que lhe dava a habilidade de crescer asas como as de um inseto nas costas toda vez que ficava pequenininha. Junte a isso a capacidade de se comunicar com insetos e a possibilidade de disparar raios elétricos na forma de “ferroadas” e, pronto, surge uma nova heroína.

Hank e Janet se apaixonaram, aquela coisa toda, e continuaram como parceiros no combate ao crime – juntando-se a Thor, Homem de Ferro e Hulk na primeira formação dos Vingadores, antes mesmo de tirarem o Capitão América do gelo. Aliás, foi a Janet quem batizou o grupo e, inclusive, foi a líder da equipe durante um bom tempo.

Fica a dica aí pros cinemas deixarem as minas segurarem a onda enquanto o Capitão se estranha com o Latinha, hein? :D