Os Mais Procurados da Marvel | JUDAO.com.br

Uma nova série de TV da Casa das Ideias está sendo desenvolvida com duas das grandes surpresas da segunda temporada de Agents of SHIELD, Bobbi Morse e Lance Hunter. Mas se não é um spin-off… O que pode ser, então?

Primeiro, a Marvel Studios dominou os cinemas. Agora, tá querendo expandir seus tentáculos pela TV que, atualmente, é toda da DC. Depois de Agents of SHIELD e Agent Carter, o canal ABC (que também é da Disney, o que significa que tá tudo em casa) está encomendando um episódio-piloto de uma nova produção do estúdio, chamada Marvel’s Most Wanted.

De acordo com o Hollywood Reporter, esse não é exatamente o spinoff de Agents of SHIELD que tinha sido comentado no passado. Na verdade, o projeto evoluiu e a ideia agora é ter uma série nova que foque nas “aventuras de Adrianne Palicki como Bobbi Morse (aka Harpia) e Nick Blood (Lance Hunter)”. Meio que um “ok, não é um spinoff da série da SHIELD, mas pegamos dois personagens de lá pra fazer uma outra história”.

“Mas tecnicamente ainda é um spinoff”, diz você. Da mesma forma que, sei lá, Vivendo e Aprendendo é um spinoff de Arnold, por mais que seja apenas uma personagem de uma série que tenha ido para o elenco da outra. Mas, apesar de estarmos falando de uma série de TV, não podemos esquecer que são personagens vindos das histórias em quadrinhos, onde esse conceito é um pouco diferente — e sabemos que personagens podem circular por vários gibis, ao mesmo tempo.

Aliás, isso tem uma relação com a própria história da Hárpia nos quadrinhos. Depois de aparições nas aventuras do Ka-Zar no começo dos anos 70, Bobbi Morse se tornou a Agente 19 da SHIELD. Mas o uniforme e o nome de Hárpia (ou, em inglês, Mockingbird) só foram aparecer no comecinho dos anos 80, quando ela procurava pela corrupção dentro da própria agência e, por isso, passou a ser considerada uma criminosa.

Gavião Arqueiro e Harpia

Depois, Harpia pegou gosto por essa coisa de ir “contra a corrupção”, fazendo uma participação na revista do Gavião Arqueiro ao investigar a Cross Tecnologia – isso mesmo, a empresa de Darren Cross, o vilão do Homem-Formiga. Foi por aí que eles se ~envolveram. Depois, os dois foram juntos fazer parte dos Vingadores da Costa Oeste.

Até que a Harpia morreu. (Tá, mais recentemente, durante Invasão Secreta, revelaram que a Bobbi tava viva e que quem morreu foi uma Skrull, mas deixa esse papo pra outro dia).

Esquece essa parte dos Vingadores. Ou de morte, Skrulls, enfim. O resto funcionaria muito bem pra Bobbi Morse na TV, com essa pegada mais de renegada, indo contra o sistema, grandes empresas, caras poderosos... Ela já até ficou contra a SHIELD do Phil Coulson, se você lembrar bem. Só falta complementar melhor isso aí. Já o Hunter ocuparia o lugar do Gavião Arqueiro, afinal o herói tá compromissado com os Vingadores do cinema (ou, se você quiser analisar por um outro lado, o Jeremy Renner provavelmente não iria querer fazer uma série).

Tudo isso parece BEM interessante. E pode até se tornar mais: e se Marvel’s Most Wanted for uma série de antologia? Uma série que, num primeiro momento, vai sim utilizar personagens já estabelecidos em outra série só pra dar um CHUTE INICIAL numa ideia de série que, a cada temporada, seria focada num ou mais personagens específicos, vindos ou não das outras séries? Tipo Legends of Tomorrow, da Distinta Concorrência?

“Most Wanted” casa perfeitamente com a ideia da Bobbi Morse criminosa dos quadrinhos, claro, e pode até ser só isso. Mas por que bater na ideia de “não é um spinoff” e, o que talvez seja o principal aqui, retornar à ideia de uma série que outro dia tinha sido abandonada?

Bom, Marvel’s Most Wanted era uma série de bonecos dos X-Men, baseados em A Era do Apocalipse, e também é o nome de um encadernado focado nos Thunderbolts, lançado em 1998. Thunderbolts, vilões que atuam como heróis... Não, não estou dizendo que eles vão ganhar uma série, não. Mas e se, num combo 3-em-1, a Marvel não estiver preparando a sua versão de Legends of Tomorrow ou algo parecido com isso?

Poderemos ter certeza, ou pelo menos indícios, dos caminhos que vão seguir com essa série dependendo do que acontecer na terceira temporada de Agents of SHIELD — que, aliás, poderia já exibir o backdoor pilot para Marvel’s Most Wanted, que é quando você usa um episódio de uma série estabelecida pra colocar personagens, enredos e conflitos de uma segunda série, aquela que você está pretendendo lançar.

É algo que, por exemplo, aconteceu com NCIS: os personagens da série foram introduzidos em dois episódios da oitava temporada de JAG. The Flash quase teve o mesmo recurso, já que Barry Allen apareceria pela primeira vez como o Corredor Escarlate em Arrow, mas os executivos do canal CW mudaram de ideia e pediram um piloto completo pra produtora. Dessa forma, Barry Allen deu apenas uma “passada” em Starling City – levando o famoso raio na cabeça só pra deixar todo mundo na vontade de acompanhar a nova série meses depois.

Pra Most Wanted, a estratégia faz muito sentido. Se a ideia é que a nova série tenha menos ligação com Agents of SHIELD, Bobbi e Hunter teriam que deixar a agência secreta. E se é pra mostrar eles fazendo isso, podem já colocar o que eles vão fazer nessa nova fase, preparando o terreno pra nova produção. Pronto, temos um backdoor pilot — ou vários.

Agents of SHIELD

“Em qualquer situação que alguém é tão devotado ao seu trabalho quanto May é, mas percebe que nos últimos dois anos a SHIELD não é exatamente ao que ela dedicou sua vida, que há muita corrupção na organização, assim como incertezas com os Inumanos sendo traduzidos pelo Couldon... Uma decisão precisará ser tomada na terceira temporada”, afirmou Ming-Na Wen em entrevista ao TV Guide. E se ela sair da série / SHIELD e Most Wanted for mesmo essa antologia sobre esses personagens soltos? Agent May numa futura temporada, quem sabe?

Por enquanto, muito pouca gente. Fiquemos ligadinhos no que o futuro nos dirá. Mas, que fique bem claro: eu pagaria pra ver a Bobbi Morse chutar ainda mais bundas...