Distribuidores e exibidores entraram em acordo e vão adiantar em um dia os lançamentos
É oficial: a FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematogáficas) anunciou hoje, dia 21 de fevereiro, que os filmes vão começar a estrear UM DIA ANTES no Brasil. Sim, sim, as estreias mudam de SEXTA para QUINTA-FEIRA.
A mudança, que já estava sendo comentada nos bastidores há mais de um ano, começa em 13 de março, logo após o carnaval.
Vale dizer que as sextas-feiras são historicamente o dia das estreias não só no Brasil, mas também nos EUA. Porém, a Federação alega que tivemos uma mudança de comportamento por aqui. “Hoje a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia”, comenta Paulo Lui, presidente da FENEEC para a revista Exibidor, que publicou a informação com exclusividade. “Agora, o cinema entra também no cardápio de opções da quinta-feira. A mudança pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia. Eles ganham mais um dia de boca a boca”.
Quem curte ir ao cinema ver um blockbuster no dia da estreia sabe como é: salas lotadas, ingressos esgotando dias antes e tudo mais. Com a mudança, esse pessoal ganha um dia a mais para pulverizar a muvuca. Pelo lado dos exibidores, eles vão conseguir turbinar um dia que, hoje, não tem o cinema como um programa valorizado (afinal, os filmes são os mesmos do fim de semana anterior). Por último, as distribuidoras ganham um dia a mais pra faturar na semana de estreia – aquela que traz mais renda de bilheteria pra elas.
Outra vantagem é que os filmes com estreias mundiais vão aparecer um dia antes no Brasil em relação aos EUA. É algo que, querendo ou não, também ajuda a combater a pirataria por aqui.
Pra não concorrer com Mulan, Bill & Ted 3 vai estrear em VOD mais cedo: 28 de Agosto! https://t.co/Bu3VBYYW8X