Brasil não tem tecnologia pra melhor exibição possível de Star Wars: O Despertar da Força | JUDAO.com.br

Nem o Brasil e nem boa parte do mundo: apenas 29 salas poderão exibir o filme do jeito que foi filmado OU da maneira que JJ Abrams considera a melhor :P

Eu sou desses que, sim, enxerga a diferença entre DVD e Blu-ray, mas pena um pouco pra enxergar as reais NUANCES entre uma imagem 720p, 1080p ou até mesmo 4K. Se é num monitor, se é no computador, fica tudo mais fácil de entender, até por conta de tamanho. Mas numa televisão, só com a imagem do filme... É tudo tão brilhante, é tudo tão lindo... Mas divago. :D

O fato é que, no fim das contas, o que importa é o conteúdo. Uma boa imagem ajuda nessa história toda, claro, mas eu já vi muito VHS em 4:3 na minha vida e não foi exatamente isso o que definia a qualidade do filme.

Mas, claro, existe aquela pessoa VIRTUOSA, com todos os equipamentos perfeitamente equalizados, que consegue enxergar a quantidade de pixels da tela tal qual Neo consegue enxergar o universo com aqueles códigos verdes. SE você é uma dessas pessoas, que sempre busca o melhor tecnicamente falando, saiba que, no caso de Star Wars: O Despertar da Força, você vai sofrer.

JJ Abrams, na contramão do que está se tornando o padrão, preferiu usar película pra gravar o filme, totalmente filmado em 2D — e em pelo menos uma sequência ele usou uma câmera IMAX de 70mm, o que significa que esse é, naturalmente, o melhor formato pra assistir ao filme.

Mas, em entrevista à Associated Press (via io9), o diretor afirmou que “algumas coisas estavam funcionando melhor em 3D. Eu nunca tinha sentido isso antes. E se as pessoas tiverem acesso a um cinema que tenha uma projeção a laser, é impressionante melhor”. “Você não pode comparar projeções tradicionais com imagem a laser. Os pretos são pretos mesmo. É quase como se você tivesse que se acostumar a isso”, afirmou.

Star Wars: O Despertar da Força

Assim sendo, na opinião do diretor da porra toda, IMAX 3D com Projeção a Laser é a melhor maneira de se assistir ao filme. Assim sendo, você pode assistir ao filme da maneira como ele foi concebido, IMAX 70mm, ou da maneira que o diretor acha melhor, IMAX 3D à Laser. Certo? Certo.

Mas e aí amigão... Eu tenho uma notícia não muito boa pra você, tá? Não há absolutamente nenhuma sala no Brasil que exiba IMAX em 70mm oooou IMAX 3D à Laser. A bem da verdade, há apenas 29 salas em todo o Mundo que tem os requisitos necessários — 22 nos EUA, os outras sete na Europa e na Oceania.

Da minha parte, sinceramente, absolutamente tudo bem. Tirando o fato de serem mais escuras do que projeções analógicas, uma sala digital COSTUMAZMENTE terá uma imagem linda, um som sensacional. Mas se você for desses... Falta menos de uma semana pra comprar sua passagem e seu ingresso. Corre. :)