Turma da Mônica, Laerte, Kirkman... Os vencedores do HQ Mix! | JUDAO.com.br

Sim, esse é o mais importante prêmio de quadrinhos no Brasil ;)

Sabia que no próximo sábado acontece a entrega do Troféu HQ Mix, o mais importante dos quadrinhos nacionais? E sabia que essa já é a 26ª edição, com os melhores do ano passado? Bom, se não sabia, ficou sabendo agora. O que com toda a certeza você ainda não sabe são os vencedores que vão receber o troféu no sábado (13) – até porque, né, eles foram divulgados HOJE.

A dupla Panini e Mauricio de Sousa Produções é, com toda a certeza, a grande vencedora. Duas das Graphic MSP lançadas ano passado receberam os prêmios de Edição Especial Nacional e Publicação Infanto-Juvenil (para Turma da Mônica – Laços) e Publicação de Aventura/Terror/Ficção (para Piteco – Ingá). Tem mais: Shiko, de Ingá, foi escolhido como Desenhista Nacional; Lu Cafaggi, de Laços, é a “Novo Talento” e a Lu ao lado do irmão Vitor Cafaggi foram escolhidos como Roteirista Nacional.

O engraçado é que, mesmo com os diversos prêmios para a Panini e a MSP, a editora Nemo foi escolhida como a melhor de 2013.

Níquel Náusea no troféu deste ano

Níquel Náusea no troféu deste ano

Como destaque internacional, o troféu elegeu André Diniz – pelo trabalho em Duas Luas, enquanto o evento do ano foi o FIQ BH. Entre as republicações, destaque pra Fradim, o clássico do Henfil, que levou como Publicação de Clássico; e Os Grandes Artistas MAD – Sérgio Aranonés, a melhor Publicação de Humor Gráfico.

Como Publicação Mix a vencedora foi o livro independente Friquinique!, o que é BEM legal – no passado, revistas de grandes editoras já levaram o prêmio. Como “publicação mix”, o troféu define essas revistas, encadernados e livros com histórias de diversos autores ou personagens. Ou seja, todas as mensais de super-heróis da Panini, por exemplo. Esse ano, Friquinique! venceu concorrentes como X-O Manowar, da HQM Editora, e Vertigo Especial – Atire & Outras Histórias, da Panini.

Agora, prêmio merecido mesmo foi pro Catarse, escolhido como Grande Contribuição. Afinal, graças ao crowdfunding, muita HQ tem sido publicada no nosso País. Outro detalhe interessante é que Robert Kirkman venceu como Roteirista Estrangeiro. Efeito zumbi? Com toda a certeza! ;)

A entrega dos prêmios acontece no próximo sábado, 13 de setembro, às 17h, no SESC Pompéia, em São Paulo. A apresentação é do Serginho Groisman.

A lista completa dos vencedores, divulgada exclusivamente no Blog dos Quadrinhos, está a seguir:

Adaptação para os quadrinhos – Dom Casmurro (Devir)
Desenhista de Humor Gráfico – Alpino
Desenhista Estrangeiro – Enki Bilal
Desenhista Nacional – Shiko
Destaque Internacional – André Diniz
Destaque Latino-Americano – El Viejo (Alceo e Matías Bergara – Uruguai)
Destaque Língua Portuguesa – Banda Desenhada da Língua Portuguesa – BDLP – (diversos – Angola/Portugal)
Edição Especial Estrangeira – Pobre Marinheiro (Balão)
Edição Especial Nacional – Turma da Mônica – Laços (MSP/Panini)
Editora do Ano – Nemo
Evento – FIQ BH – Festival Internacional de Quadrinhos BH
Exposição – Ícones dos Quadrinhos (FIQ BH – Ivan Freitas da Costa)
Grande Contribuição – Catarse HQ
Grande Mestre – Angelí
Homenagem Especial – Memória Gráfica Brasileira – MGB (http://www.memoriagraficabrasileira.org/)
Livro Teórico – Marvel Comics – A história secreta (LEYA)
Novo Talento – Desenhista – Lu Cafaggi
Novo Talento – Roteirista – Pedro Cobiaco
Produção para Outras Linguagens – Cena HQ (Caixa Cultural)
Projeto Editorial – Coleção Moebius (Nemo)
Publicação de Aventura/Terror/Ficção – Piteco – INGÁ (MSP/Panini)
Publicação de Clássico – FRADIM (Henfil – Educação de sustentabilidade)
Publicação de Humor Gráfico – Os Grandes Artistas da MAD – Aragonés (Panini)
Publicação de tira – Valente Por Opção (Panini)
Publicação Independente de Autor – Beijo Adolescente 2 (Rafael Coutinho)
Publicação Independente de Grupo – Café Espacial nº12
Publicação Independente Edição Única – O Monstro (Fabio Coala)
Publicação Infanto-Juvenil – Turma da Mônica – Laços (MSP/Panini)
Publicação MIX – Friquinique! (Independente)
Roteirista Estrangeiro – Robert Kirkman
Roteirista Nacional – Vitor e Lu Cafaggi
Salão e Festival – 1º Bienal Internacional de Caricatura (Luciano Magno)
Tese de Doutorado – Carlos Manoel de Hollanda Cavalcanti (Universidade Federal – RJ)
Tese de Mestrado – Tiago Canário (PUC – PR)
Tira Nacional – Manual do Minotauro (Laerte)
Trabalho de conclusão de Curso (TCC) – Luiz Henrique Bezerra (PUC –PR)
Web Quadrinhos – Terapia (http://petisco.org/terapia/)
Web Tiras – Overdose Homeopática (http://www.overdosehomeopatica.com/)