E o viral de American Ultra que deu maconha de graça na Comic-Con? :D | JUDAO.com.br

De todos os usos marketeiros da San Diego Comic-Con, arrisco dizer que o pessoal da Lionsgate conseguiu SE SUPERAR. :D

Quando você vai pra Comic-Con, se quiser, pode voltar com uma mala só pro tanto de coisa que você ganha por lá — nos estandes dentro do centro de convenções ou, principalmente, fora. O pessoal dá de tudo: camisetas, pins, HQs, pulseiras, desodorantes, sabonetes líquidos (esses dois, em especial, são bastante úteis pra maior parte da galera que frequenta), adesivos, tatuagens temporárias, chapéus aleatórios, sacolas gigantes, abridores e, enfim, um infinito número de CACARECOS que chegam a ser indescritíveis. Tudo, é claro, com o nome de alguma empresa, produto, filme, série, show.

Cara, eu tenho aqui até um MEGAFONE do Sharknado 2. ¯\_(ツ)_/¯

Pessoal se aproveita mesmo do clima, principalmente fora do centro de convenções, onde consegue atingir todo mundo que vai entrar e aqueles que não t~em ingresso mas que, por algum acaso, vão visitar o NerdHQ ou qualquer outra atividade ali por perto. Por exemplo, os Pedicabs — que, em resumo, é um taxi de bicicleta — sempre são customizados e alguns viram o trono de Game of Thrones (puxado por um estudante / imigrante ilegal, quase sempre. É facinho encontrar um BR fazendo isso!).

Esse ano, aproveitaram a série Damien, que vai focar no moleque maldito de A Profecia já adulto, tendo de lidar com o fato de que é o Anti-Cristo, o FILHO DO CARA, pra se infiltrar nos já tradicionais “protestos” daquele pessoal que fica dizendo que só a Bíblia salva, que todo mundo ali é pecador e vai pro inferno. Não deram nada pra ninguém (além de panfletos com um link pro pessoal assistir ao trailer) e, apesar de ter rolado um painel no evento, não se falava em outra coisa. :)

Damien

Mas cara... Eu acho que a Lionsgate se SUPEROU na hora de fazer o seu marketing de guerrilha pra divulgar American Ultra. Previsto pra estrear no Brasil em 10 de Setembro, o filme, dirigido por Nima Nourizadeh, de Projeto X, reúne Jesse Einsenberg e Kristen Stewart numa história escrita pelo sensacional Max Landis, sobre um maconheiro que por acaso também é um agente do Governo e passa a ser considerado um PROBLEMA e vai ser exterminado. Só que o cara é BOM DEMAIS pra conseguirem acabar com ele e, bom, “ele vai salvar a namorada”.

É uma coisa meio Chuck, já que ele não parece saber que é um agente, nem como consegue ser tão bem treinado assim mas, pelo trailer, promete TONELADAS de diversão.

Pelos primeiros pôsteres divulgados, porém, prometia alguma outra coisa — ou o cara que fez leu a parte do “maconheiro” e parou por aí. Max Landis achou meio estranho e até chegou a divulgar no seu Twitter alguns outros cartazes, feitos por fãs, que “melhor representam o filme”, mas sem muito stress.

Durante a Comic-Con, American Ultra ganhou outros dois pôsteres, que eram distribuídos lá no estande da Lionsgate (ah, é, a gente também ganha mini-pôsteres!). Quer dizer, era um pôster — esse sim mais A VER com o filme, de fato — e o outro era só uma imagem, uma “capa de uma história em quadrinhos”, Apollo Ape, que o personagem do Einsenberg desenha no filme mas que, na vida real, é arte do T.A.Z (Jim Evans) que, por coincidência ou não, nasceu em San Diego.

Apollo ApeA ideia é que você usasse um app pra scannear a imagem e assistir a um clipe do filme — mas só funciona se você IMPRIME a imagem. Alguns jornalistas gringos, porém, receberam um “press kit” com a imagem devidamente impressa, um potinho, um isqueiro e seda.

Começava assim o The American Ultra Program.

Quem acessasse o TheAmericanUltraprogram.net de um celular que tivesse os esquemas de localização devidamente ligados e estivesse em San Diego, poderia receber... MACONHA. De graça. Entregue por um ciclista, em um dos 14 lugares marcados num mapa. :D

É um pesadelo pra muita gente mas, durante a Comic-Con, a galera chama de MARKETING! :D

Uma empresa “certificada” estava entregando “amostras grátis de uma espécie única de marijuana medicinal que foi cultivada em San Diego exclusivamente pra esses propósitos e está disponível para os participantes da Comic-Con com uma identidade e um ‘cannabis card'”.

Na Califórnia, maconha MEDICINAL é legalizada — você só precisa de um atestado médico pra garantir um cartão que, por sua vez, te permite comprar maconha numa boa. Claro, o pessoal dá esse atestado por qualquer coisinha e se você tivesse um desse em San Diego, ganharia uma AMOSTRA GRÁTIS. Junto de um pote pra guardar, um pôster, seda...

Tudo isso pra divulgar um filme durante a San Diego Comic-Con. :D

American Ultra

Se você acessar o site hoje, vai ver uma mensagem de que o programa está “SUSPENSO”, mas que pode retornar a qualquer momento. Se voltar, deve ser até maior, já que são vários os estados em que o uso medicinal é permitido, com quatro (Colorado, Washington, Alaska e Oregon) liberando totalmente, além das cidades de Portland e South Portland.

Talvez, porém, perca a graça da SUBVERSIVIDADE de se usar maconha como marketing. Sabe como é, a piada contada um milhão de vezes perde a graça. Mas, ao mesmo tempo, chocaria uma parte do universo, mesmo mostrando que os benefício$ vão bem além da $aúde da galera. :D