Se você não tá entendendo nada, acredite: a ideia é boa, sim
Um urso. Gigante. Demoníaco. Com grandes poderes. Se o vídeo, que vazou via ComingSoon.net, estiver realmente correto, este será o grande vilão do filme dos Novos Mutantes, a super-equipe teen dos gibis da Marvel que é, agora, a grande aposta da Fox para relançar o universo dos X-Men nos cinemas.
Tá, eu sei que você tá com um enorme “WTF?” na cabeça, mas calma. Tudo isso faz bastante sentido e pode ser aquele REFRESCO que a Raposa está precisando.
Dos Novos Mutantes, claro, você deve ter ouvido falar. A equipe foi introduzida nos gibis em 1982 na edição #4 de Marvel Graphic Novel. A história, escrita por Chris Claremont e desenhada por Bob McLeod, mostra o Professor X reunindo um novo grupo de adolescentes mutantes, tal qual os X-Men originais, para serem treinados e defenderem a Terra (aka “proteger mutantes e não-mutantes de si mesmos”). Porém, essa nova versão agregava um elenco bem mais diverso etnicamente – tal qual os primos maiores na época – e todas as dificuldades e dores de ser um adolescente, seja com superpoderes ou não.
O Urso Místico drena as emoções negativas, ganhando superforça, capacidade de transformar pessoas, de se teletransportar e até a de corromper almas humanas
Já o Urso Místico (Demon Bear, no original) surgiu mais ou menos por essa época, em New Mutants #3. Inicialmente ele era uma entidade que, nos pesadelos, assombrava a Danielle Moonstar, uma das integrantes da equipe. Ela achava que não passava disso, um pesadelo, mas, com o tempo, descobrimos que o vilão foi o responsável pela morte dos pais da Dani e que ele é um demônio, capaz de possuir os corpos das pessoas. Tudo isso ainda na primeira fase do gibi, por Claremont e o artista Bill Sienkiewicz.
Entre outras coisas, o Urso Místico consegue seus poderes ao drenar as emoções negativas, tendo assim uma superforça, a capacidade de corromper as almas humanas, de transformar pessoas e até de se teletransportar.
O tal do vídeo que vazou é, na realidade, uma animação feita pela equipe de pré-produção. Nela podemos ver a Magia atacando o Urso com a sua Espada Espiritual, junto do Lockheed, aquele dragão de estimação da Kitty Pryde. Ao fundo, a própria Moonstar é levada, numa maca, pela Lupina. Não sei, mas a sequência parece MUITO uma adaptação quase literal de New Mutants #19, a penúltima parte do arco contra o Urso Místico.
O legal, óbvio, não é saber que estão sendo ~quase fiéis a uma HQ – afinal, isso é uma adaptação, então tudo bem se for diferente, desde que mantenham as características que definem os personagens. O mais importante é que a Fox PODE estar finalmente saindo do óbvio. Um filme mutante sem Magneto, sem Wolverine, sem as mesmas fórmulas de sempre.
Também de acordo com o ComingSoon a ideia é fazer algo no esquema “Stephen King encontra John Hughes”, o que também encaixa na fase do Claremont nas HQs, que era mais sombria. E quando colocamos o conflito entre os personagens e as transformações deles como foco, nada mais alegórico do que ter um GRANDE URSO DEMONÍACO pra ser o vilão.
A Danielle Moonstar também é importante porque ela é uma índia da tribo Cheyenne, que sofreu com diversos massacres durante a colonização dos EUA. Nos gibis, Dani se torna a colíder do time, algo que deve ser bem explorado se o vilão a tiver como foco inicial do filme. Não é só isso: o Urso Místico também tem suas origens da mitologia indígena. Soa como uma boa quebra da mesmice de Hollywood.
Para o elenco, o site confirma que os rumores sobre Maisie Williams estar sendo CORTEJADA pro papel da Lupina é real, assim como os produtores quererem a Anya Taylor-Joy (a Thomasin de A Bruxa) para ser a Magia. Além disso, Nat Wolff (o Isaac de A Culpa é das Estrelas) é um dos preferidos pra interpretar o Míssil.
No papel, tá tudo legal. Parece que finalmente a Fox tá entendendo que não adianta sempre fazer os mesmos filmes de ação com super-heróis, mas que também precisa abordar outros gêneros com eles — algo que a Marvel Studios já sacou faz tempo. Só que muita coisa pode mudar entre a pré-produção e o momento no qual as gravações começarem. Ou mesmo depois, vide o que aconteceu com o último reboot do Quarteto Fantástico.
Vamos torcer pela visão do produtor Simon Kinberg, o novo responsável pelas franquias X, né?
New Mutants, com direção de Josh Boone (de A Culpa é das Estrelas) ainda não tem data de estreia. Se os últimos rumores forem reais, isso deverá acontecer no segundo bimestre de 2018.