Inside the Dublagem's Studio com Wendel Bezerra | JUDAO.com.br

O dublador do Bob Esponja falou com exclusividade ao JUDÃO sobre o novo filme e sobre essa profissão meio maluca que ele tem — diretamente dos estúdios da UniDub, em São Paulo!

Pode passar o tempo que for, eu tenho pra mim que jamais vou deixar de me surpreender e de me sentir uma criança quando eu vir e ouvir a cara de quem dubla os personagens que...

Bom, eu ia falar “marcaram a minha infância”, mas quando Bob Esponja estreou eu já tava no Ensino Médio e tinha uma namoradinha. Mas a ideia é essa: a gente se acostuma tanto, e tão bem, à voz daquele personagem que muitas vezes esquece que existe uma pessoa dentro de um estúdio criando aquilo.

No início do ano eu tive a chance de ir até a UniDub, Universidade da Dublagem, no meio das gravações das vozes de Bob Esponja: Um Herói fora d’Agua, pra conversar com Wendel Bezerra, o cara que pra uns é o Goku (Oi!), pra outros o Cake Boss e que, pra mim, sempre será o Senhor Calça-Quadrada. Foi a realização de dois sonhos. :D

O primeiro foi fazer essa entrevista na qual, mais ou menos como aconteceu quando The Miz veio pro Brasil, em 2012, eu tive tempo pra fazer as perguntas que eu sempre tive vontade a um dublador — e, no caso, não só um dublador, mas um professor de dublagem e advogado.

Não que a advocacia signifique algo nisso tudo, claro. :D

Mas e aí, Wendel? E essa correria de se estar dublando um filme a menos de um mês da estreia? Fã de anime é chato, mesmo? Como é o processo da tradução à dublagem, quem faz? Não acha bizarro o pessoal amar dubladores e odiar dublagem? LUCIANO HUCK? Sério mesmo que precisa ser ator pra ser dublador?

E isso nos leva ao segundo sonho realizado: o de entrar num estúdio de dublagem, claro, já que eu queria muito MUITO ser dublador, o que é quase impossível pra mim, com essa história de ser necessário ser ator antes — sim, esses de teatro e tal. “Mas você sabia que eu tou tentando fazer com que exista um DRT específico pra dublador? Tem muita gente com voz ótima que não sabe atuar fisicamente — e vice versa”, disse Wendel.

Spongebob-and-patric-bff-4x3-7

No total, foram quase 30mins de conversa e, no fim, Wendel ainda propôs um desafio a Tom Kenny, o dono da voz original do Bob Esponja — que a gente até esquece que existe! — que respondeu, durante a Junket do filme em Nova York, e você pode assistir aqui. ;D