Já temos a explicação para a morte do agente Coulson

Cuidado: possíveis spoilers da série de TV

Uma dos momentos mais inesperados de Os Vingadores foi a morte do agente Phil Coulson. Afinal, o personagem foi o “fio condutor” da consolidação do Universo Marvel nos cinemas desde o primeiro Homem de Ferro. Vê-lo morrer daquele jeito não só foi forte, mas ajudou a fazer o longa-metragem tudo aquilo que foi.

Só que desde aquela época muita gente não acreditou na morte do Coulson. Chegaram até a falar que foi um LMD (Life Model Decoy, um android) que morreu no lugar do agente. Outros falaram que ele voltaria como o androide Visão. Porém, foi confirmado há alguns meses que teríamos Coulson vivinho (e humano) na nova série de Agents of S.H.I.E.L.D., que se passa dentro do mesmo universo dos cinemas e tem o envolvimento do Joss Whedon.

Como, então, Coulson sobreviveu ao ataque do Loki? De acordo com o /Film, o episódio-piloto da série revelará que Nick Fury forjou a morte do agente para ter uma motivação para os Vingadores — um plano que era de conhecimento de apenas alguns membros da S.H.I.E.L.D., incluindo possivelmente a Maria Hill.

Basicamente, Fury pediu que Coulson “prendesse a respiração” depois do do ataque, forjando a morte. Depois disso, o cara foi levado a uma localização secreta, onde se recuperou e aguardou a resolução do que hoje já é chamado de A Batalha de Nova York.

A explicação não deve ser apenas essa. Até porque o ataque do Loki, que atravessou o corpo do Coulson, foi bem letal. Outros detalhes devem surgir, talvez durante a série ou em outros filmes. Se for pra chutar, talvez tenhamos o Coulson já aparecendo em Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador.

Ok, não parece muito plausível, mas é aquela coisa: há ainda detalhes para serem revelados e, nos quadrinhos, a Marvel já justificou mortes e retornos com enredos ainda mais esdrúxulos...