Exibição vai ser na rede online do Machinima e a produção vai servir como preparação pra um novo filme ;)
Ainda no começo dos anos 90, a Warner resolveu pegar um dos maiores heróis da DC, o Batman, e fazer uma nova animação. Para a missão, chamou, entre outras pessoas, Bruce Timm para o design e co-produção e Alan Burnett, que já foi meu companheiro de fila na San Diego Comic-Con, para co-escrever os roteiros. Nascia Batman: The Animated Series, que misturava um visual sombrio, elementos de diversas eras, roteiros mais adultos e elaborados com uma maior fidelidade aos quadrinhos. Nunca havia se visto algo assim na televisão – tanto é que, depois, a animação influenciou todo um universo, com filmes e outras séries. A fantástica Liga da Justiça Sem Limites, por exemplo, veio daí.
O tempo passou, aquele universo acabou. Burnett e Timm se dedicaram aos filmes animados dos heróis da DC, que também se tornaram incríveis. Até que Timm saiu do cargo de produtor supervisor da Warner Animation. O fim de um era? Naquele momento, parecia. Mas depois veio a informação: o cara estava apenas se preparando para o seu próximo grande projeto no Estúdio da Caixa D’Água, envolvendo a Liga da Justiça. Ele “retornará em grande estilo”, falaram na época.
Agora sabemos qual é o “grande estilo”. A série Justice League: Gods and Monsters Chronicles foi anunciada hoje pela WB – e, veja só, justamente produção executiva de Bruce Timm e co-produção de Alan Burnett. A série vai ter três episódios e será lançada no segundo trimestre de 2015, preparando o caminho para o já anunciado filme Justice League: Gods and Monsters, que também terá produção do Bruce Timm e será lançado em home video até o final do próximo ano.
Junto com o anúncio, a Warner informou um pouco mais sobre esse universo de Gods and Monsters. A ideia é que a minissérie funcione como uma introdução a esse universo diferente, no qual temos versões mais sombrias do Batman, Mulher-Maravilha e Superman. Soa muito como Injustice? Talvez. Mas com Timm e Burnett na equipe – e a promessa do “grande estilo” – diria que podemos esperar algo grande aí.
Dá pra perceber também uma mudança de foco, uma aposta no online. Afinal, a minissérie será exclusiva para o Machinima, que funciona como uma rede online gratuita dentro do YouTube e com o qual a WB firmou um acordo no começo desse ano. É uma forma de tentar popularizar esse novo universo dos heróis que será criado com o público mais jovem, talvez aqueles que a Warner esteja achando que estão trocando um desenho animado do Batman por um anime. Tudo pra potencializar, depois, as vendas do longa-metragem. É uma boa ideia.
Quer saber? Três episódios e um filme são pouco. Que venham mais. Afinal, da última vez que quiseram criar um universo com Timm e Burnett, todo mundo sabe o que deu. ;)