A Marta é que deveria estar na capa BR do FIFA 16 | JUDAO.com.br

Com anúncio das capas Americana, Canadense e Australiana — todas com mulheres ao lado do Messi — a versão Brasileira parece até brincadeira.

Na tarde do dia 28 de Maio, a EA anunciou provavelmente aquela que era a sua maior novidade em anos para o FIFA Soccer: seleções femininas de futebol. Alemanha, EUA, França, Suécia, Inglaterra, Brasil, Canadá, Austrália, Espanha, China, Itália e México devidamente licenciadas pela primeira vez na história do jogo.

Na tarde do dia 10 de Junho, a Konami anunciou oficialmente o PES 2016 com um teaser e a informação de que Neymar estaria na capa do jogo que comemora 20 anos da franquia. Ele já tinha dividido com Cristiano Ronaldo a HONRARIA, em 2013, ainda com a camisa do Santos. Dessa vez, porém, usando a camisa da Seleção da CBF, Neymar Jr. é o cara que todo o mundo vai ver.

Na tarde do dia 07 de Julho, a Warner Games anunciou, em evento aqui em São Paulo, que na versão Brasileira do FIFA 16, o Oscar dividirá a capa com Messi — muito provavelmente com a camisa do Chelsea. Oscar, um bom jogador, cuja única relação que tem com o público Brasileiro é ter colocado o “1” no 7×1 da Alemanha, no Mineirão.

Na tarde do dia 20 de Julho, a EA anunciou que, nos EUA, Canadá e Austrália, quem vai dividir a capa com Messi serão Alex Morgan, Christine Sinclair e Stephanie Catley, respectivamente. Uma mulher, campeã da Copa do Mundo no início do mês, a capitã da seleção que encheu os estádios nessa mesma Copa, e a zagueira que ajudou a primeira seleção de futebol da Austrália (feminina AND masculina) a passar numa fase de mata-mata, eliminando o Brasil nas 8as de final.

FIFA 16
FIFA 16

Catley, aliás, venceu uma eleição promovida pela própria EA, concorrendo com outras duas jogadoras da Austrália. Eleição essa que rolou também na França, México, Reino Unido e América Latina — o que, claro, não incluiu o Brasil. Sabe como é, falamos português, costumamos nos achar melhores, mais americanos... Enfim.

Stephanie Catley no FIFA 16. A capa australiana do jogo ainda não foi liberada oficialmente :)

Stephanie Catley no FIFA 16. A capa australiana do jogo ainda não foi liberada oficialmente :)

Um segundo da sua atenção, aqui: Messi é o melhor jogador do Mundo, é fato. Neymar tá chegando ali — inclusive repetindo os passos do companheiro de Barcelona, que começou como capa do PES. Futebol feminino, nos EUA, Canadá e Austrália, faz muito mais sucesso do que o masculino (ainda que não recebam a atenção devida). São ideias absolutamente indiscutíveis.

Mas, vem cá... Agora que o FIFA tem AS MINA, será mesmo que ninguém pensou numa mulher que, sei lá, desde 2004 fica entre as três melhores do Mundo — ganhando cinco vezes o prêmio, ficando outras quatro em segundo, é a maior artilheira de Copas e, muitos dizem, a melhor jogadora de todos os tempos, que muita gente chegou até a cogitar que poderia jogar no time masculino (o que, teoricamente, é possível, já que não há nada na regra que diga que só homens podem participar dos times)? Uma tal de Marta Vieira da Silva ou, como basta pro Universo, Marta?

O currículo dela já é indiscutível por si só e, se for comparado à enorme maioria dos jogadores que disputaram a Copa de 2014 e a Copa América de 2015... Sei lá. Ninguém parou pra pensar nisso aqui no Brasil não, Warner Games? Uma pergunta relativamente simples. Quem será que o público acha que vale mais a pena... Marta ou OSCAR?

Marta prestes a se tornar a maior artilheira de Copas do Mundo

Marta prestes a se tornar a maior artilheira de Copas do Mundo

Nem tou entrando no mérito de ser MULHER, não, o que seria muito legal também. Mas uma vez que o Neymar tá na concorrência... Existe alguma outra pessoa nascida no Brasil que tenha feito alguma coisa pelo futebol daqui além de chorar e gritar, que não a Marta?

Uma enquete, quem sabe, colocando uma lista de jogadores e jogadoras do Brasil, pra galera escolher... Não faria sentido? Será que o resultado não seria outro, se as opções fossem justamente essas?

Será que o fato de ele ser patrocinado pela Adidas, que também patrocina a FIFA, tem alguma coisa a ver? Prometo, aliás, que essa é uma pergunta sincera, não é provocativa, não.

Sei lá...

Vai ser isso que o pessoal vai encontrar nas lojas...

Vai ser isso que o pessoal vai encontrar nas lojas...