Morre Richard Attenborough, o John Hammond de Jurassic Park

Diretor, produtor, ator… E pra sempre John Hammond, de Jurassic Park. :)

Morreu nesse domingo, 24, o ator, produtor e diretor Sir Richard Attenborough, aos 90 anos.

Nascido em Cambridge, na Inglaterra, Attenborough chegou a ganhar o Oscar de “Melhor Diretor” por Gandhi e dirigiu, entre outros, Chaplin, que rendeu uma indicação a Robert Downey Jr. Mas, pra este que vos escreve, ele pra sempre será John Hammond, o criador / dono de Jurassic Park. :)

Hammond deixou uma aposentadoria de mais de 14 anos pra voltar a atuar como o “Dark Walt Disney” depois de ter negado outros dois pedidos de Steven Spielberg. “Eu não consigo escalar ninguém pra ‘Jurassic Park’ antes de John Hammond. É o personagem principal e eu não consigo pensar em ninguém pra interpretar que não você”, disse Spielberg, na época, chegando até a ajustar a agenda de gravações pra não rolar nenhum conflito com Chaplin.

“Eu não atuava há 14 anos”, contou Barão Attenborough, como era conhecido. “É muito mais fácil ser diretor que ator. Se você é ator, você precisa fazer tudo certo. Quem é que vai falar se você fez ou não certo como diretor? Eu pensei comigo, todas aquelas falas pra decorar...”

Em tempo: quando levou o Careca Pelado pra casa, Attenborough desbancou o próprio Spielberg, que concorria por E.T. E o próprio filme, já que Gandhi também levou o de “Melhor Filme”, superando o Extraterrestre nisso também. :)

A saúde de Attenborough já não estava boa há alguns anos. E agora foi lá ele “não poupar nenhuma despesa” do outro lado. Descanse em paz!