De Volta ao Passado | JUDAO.com.br
21 de outubro de 2015
Etcetera

De Volta ao Passado

Morreu um meme com a chegada de Marty McFly ao futuro. Que é o nosso presente. E já virou passado.

Quanto tempo dura um meme? Qual é a duração exata (ou quase isso) de uma piadinha que vira tendência na internet?

A partir do dia 1o de Abril, o Reddit conduziu o que chamou de um “experimento social” para brincar um pouco com isso. Estava lá um enorme botão, com uma contagem regressiva de 60 segundos. Se você o apertasse, bingo, a contagem voltava para os 60 segundos iniciais, não importando em que ponto estivesse. Para participar, era preciso ter uma conta na plataforma criada antes do dia 1o de abril de 2015 – e o botão só poderia ser apertado por cada usuário uma única vez. Em junho de 2015, três meses, cinco dias e mais de 1 milhão de contas do Reddit envolvidas na “brincadeira” depois, o botão chegou à marca de ZERO apertadas. Teve gente que tentou roubar no jogo, criando rotinas para as apertadas continuarem indefinidamente, mas não deu. Finito.

O meme estava morto.

Olha, a gente não sabe bem quando este outro aqui começou. Que ele durou BEEEEEEEM mais do que três meses, disso não temos dúvida. O Know Your Meme diz que a brincadeira da data da chegada de Marty McFly ao futuro no segundo De Volta Para o Futuroteve início no dia 5 de julho de 2010, quando a revista Total Film publicou uma versão modificada da imagem no Twitter, querendo dizer que a chegada tinha acontecido NAQUELE dia, com base numa conversa equivocada que rolou no meio da redação. Mais tarde, eles fariam um post em seu blog (agora dentro do portal Games Radar) admitindo que foi tudo uma grande piada.

Só que o expediente, claro, não pararia ali. E se repetiria muitas e muitas vezes, vindo de muitas e muitas fontes (como esse site que sempre dizia que HOJE é o dia e ainda permitia que você escolhesse qualquer outro), por mais que sempre surgisse uma voz dizendo “gente, sério que vocês não se deram ao trabalho de rever o filme para saber se isso é real?” e esse site fosse de grande utilidade.

Tanto faz, para ser honesto. Porque agora podemos dizer, com absoluta certeza, que este meme se foi para sempre no implacável limbo da internet. Nem adianta pegar a imagem e ficar mudando a data da chegada, como um monte de gente andou fazendo ao longo dos últimos anos. Não, não, senhor, deixa disso, senhorita. Acabou. A graça se foi a partir do momento em que ele atingiu a data que consta oficialmente no painel do DeLorean, de acordo com o que foi feito originalmente no filme. Convivam com isso.

Essa imagem é real? Sim. :D

Essa imagem é real? Sim. :D

Em 1985, quando Marty, o franguinho, subiu a bordo do máquina do tempo de quatro rodas pela primeira vez, 2015 estava tão longe dele quanto estava o destino de sua primeira viagem, 1955. Ambos distantes exatos 30 anos. Agora, estes 30 anos já passaram. E não é que realmente parece que foi ontem? A frase é CHAVÃO, eu sei. Mas hoje ela vem carregada de um significado totalmente diferente.

De Volta Para o Futuro agora está oficialmente NO PASSADO. Já era. A partir de 22 de Outubro de 2015, 00h29, horário de Brasília, o futuro que Marty visita não é mais o nosso presente, não é uma data que ainda podemos tentar alcançar. É o nosso passado. Pode parecer uma bobagem, mas dá mesmo o que pensar. Aqueles chapéus engraçados, que pena, fazem parte apenas do figurino do Devo aqui no mundo real.

A Pepsi até pode reproduzir uma garrafa, a Nike fazer um tênis igualzinho, Mattel o hoverboard. O gosto não é diferente, o tênis não chega nem perto de se ajeitar sozinho e o skate não sai do chão.

E, rapaz, a Paramount pode tentar – mas ainda vai demorar um tempo para chegar no Tubarão 19, ainda mais no formato de holofilme. Até o momento, são apenas quatro (para desgosto de Spielberg). Mas nem adianta tentar colocar os três Sharknado nesta conta porque aí, meu camarada, é roubar no jogo demais.

Agora o futuro é nosso. E tem Star Wars. Que bizarro... :D