Com prejuízos, planos de um “universo com coeso”, com pelo menos mais dois filmes e uma série de TV foram adiados por tempo indeterminado. Ainda bem.
O Exterminador do Futuro: Gênesis pode até marcar o retorno de um Arnold Schwarzenegger MENINÃO à franquia, empolgado por viver novamente o mais icônico dos personagens da sua carreira. Mas não passa disso.
Não há nenhuma evolução em termos de efeitos visuais e a história é só mais um looping no espiral que se tornou essa timeline. Já vimos a Skynet ganhando consciência em 1997, 2004, 2015 e, pelo que aprendemos agora, ela já tá prontinha pra recomeçar seus planos. Cara... Cansa. E embora tenha faturado US$ 440 Milhões ao redor do Mundo, o filme rendeu pouco mais de US$89,5 Milhões nos EUA — também conhecido como “onde realmente importa”.
Resultado?
A franquia Exterminador do Futuro está oficialmente no Limbo. O mesmo em que se encontra, não por coincidência, Círculo de Fogo 2. Thomas Tull, da Legendary Pictures, é antes de tudo um investidor. Assim como David Ellison, um cara cheio da grana por conta do seu pai, Larry Ellison, da Oracle.
Ellison, que produziu Exterminador do Futuro: Gênesis por meio da sua Skydance Productions, chegou a dizer que tinha planos pra um UNIVERSO do Exterminador do Futuro — com mais dois filmes e uma série de TV –, tudo pra que sua empresa se tornasse uma nova Marvel Studios. O CEO da Paramount afirmou que dependia dele criativamente e Jerry Bruckheimer elogiou as ideias de histórias do cara, que tem 32 anos e bilhões de dólares no bolso.
Só que o filme estreou atrás de Divertida Mente e Jurassic World, que já estavam nas suas 3as e 4as semanas, respectivamente e... Bom. “Pagar por filmes é uma coisa. Comandá-los criativamente é outra”, afirmou o jornal The New York Times, a quem Ellison deu uma entrevista publicada depois da abertura do filme.
David Ellison, Arnold Schwarzenegger AND FRIENDS se divertem na premiere de Exterminador do Futuro: Gênesis
O Hollywood Reporter publicou um artigo interessante sobre “os perigos de quando os financiadores pensam que podem produzir filmes, também”. É interessante perceber o padrão do cara que tem dinheiro e muitas vezes só quer fazer algo que acha legal, com quem acha legal, desencanando TODAS as MILHÕES de variáveis que envolvem a produção de um filme comercial.
A parte boa, porém, é que em casos como Exterminador do Futuro, que deu prejuízo à Skydance Productions, o estúdio parece ter percebido o buraco em que se enfiou e resolveu acabar com a brincadeira. A parte ruim, bom... Já até tem filme assumindo a data de estreia da sequência de Círculo de Fogo. :(