O futuro do Universo DC é sombrio. E isso é bem legal | JUDAO.com.br

Dan Didio, co-publisher da editora, explica um pouco do que virá em The New 52: Future’s End

Passou o carnaval. FELIZ 2014! E, se aqui no Brasil é ano de Copa e eleições, o Universo DC promete também ter a sua própria movimentação. Teremos nada menos que TRÊS revistas semanais (até hoje, a editora só tinha se aventurado em uma por ano), chamadas The New 52: Future’s End, Batman Eternal e, começando em outubro, um gibi ainda sem título.

Isso sem falar que, em setembro, o evento do mês que envolverá todas as outras revistas do UDC (o que já é tradição desde o reboot) será justamente baseado em Future’s End.

Com tanta novidade rolando, o co-publisher Dan Didio deu uma entrevista ao Newsarama pra explicar um pouco mais dos detalhes. Pra começar, Future’s End será lançada nos EUA em maio, com uma história inicialmente se passando 35 anos no futuro. “Depois, se move para cinco anos no futuro”, diz Didio, que não explica o motivo da mudança, mas ele é claro: vamos conhecer o futuro que deu errado habitado pelo Batman do Futuro (sim, baseado na animação de mesmo nome). Ele vai tentar arrumar isso “no passado” – que é daqui 5 anos no Universo DC que lemos todos os meses.

Basicamente, Future’s End não será o futuro fechado do Universo DC. É sempre assim nesse tipo de série, aliás. Didio em todo os momentos diz que a revista mostrará como os heróis podem acabar ficando aqui cinco anos. Nada é fechado e tudo pode ser mudado. Se é assim no futuro da vida real, imagina então no dos quadrinhos?

Mas não será um futuro chutado, isso você pode ter certeza. “Nós realmente queremos mostrar coisas que parecem uma progressão lógica dos personagens e dos enredos que estão rolando. Esse é o ponto principal”, afirmou Didio, que também disse que a ideia principal é “resetar o futuro”.

Capa 3D de Superman #35: Future's End

Capa 3D de Superman #35: Future’s End

Em setembro, Future’s End e as revistas mensais da DC vão se cruzar. Quando possível (diz o Didio), as equipes criativas dos gibis vão produzir essa HQ sob o banner The New 52: Future’s End. Mesmo se você não tiver lido a revista semanal, a sua revista mensal (deve) fazer sentido. É essa a promessa, ao menos. “Mas todas as revistas continuarão as suas séries. Então, diferentemente do que foi o Mês dos Vilões, na qual tínhamos os vilões e eram histórias fechadas, anexadas a uma outra série, essas serão as verdadeiras séries”, afirmou o co-publisher, que confirmou, ainda, que a DC irá lançar todos os gibis com capas em 3D lenticular. Vamos esperar que eles tenham resolvido os problemas do ano passado...

É esse evento de setembro que também trará impacto aos gibis mensais da editora, todos situados no presente, e que será o gancho para o lançamento da terceira série semanal no ano, em outubro. “Isso nos traz um sendo de urgência para a linha. Nós fazemos títulos semanais primariamente porque nós temos grandes histórias para contar, e esse é o melhor formato para isso”. Além disso, Didio explicou que as revistas semanais entram na conta dos “52 títulos por mês”, prometidos desde o reboot. Não são algo a mais, mas sim parte do novo Universo DC.

Ok, uma coisa dá pra ter certeza agora: a DC vai usar 2014 para olhar para o seu próprio futuro. A visão não será muito boa, cheia de caos – o que vai ser bem legal.

Vale lembrar que todas as datas do texto são referentes aos lançamentos nos EUA. No Brasil, Future’s End deve rolar apenas em 2015.