O Oceano no Fim do Caminho: Neil Gaiman e seu conto de fadas que não é indicado para crianças | JUDAO.com.br

Livro que encerra o intervalo de oito anos do autor é uma fábula dedicada ao público adulto.

O Oceano no Fim do Caminho é o mais recente trabalho de Neil Gaiman e encerrou um hiato de OITÔ anos sem novos trabalhos para o público adulto.

O livro se apresenta como uma fábula, o que de fato é, mas não o confunda com uma história fantástica comum. Fábulas costumam ter uma estrutura narrativa exata, uma jornada do herói própria, com mocinhos, vilões e heróis, todos com caráter muito bem definido para culminar em um desfecho de onde uma lição de moral pode ser aproveitada. O que não acontece em o Oceano no Fim do Caminho.

A história começa com o protagonista indo a um funeral na cidade onde passou a infância. Ele se vê tomado por reminiscências de memórias infantis e desvia o caminho original para visitar a fazenda da Família Hempstock, onde havia conhecido a sua pequena amiga Lettie Hempstock, além de sua vó e mãe. Daí em diante toda a trama é contada a partir da reconstrução de memórias do agora adulto.

Oceano no Fim do CaminhoAos seus sete anos, quando ainda era um garoto introspectivo e apaixonado pela leitura, o garoto sai para buscar no carro do pai a sua revistinha SMASH!, mas é surpreendido ao descobrir que o carro tinha sido roubado e estava agora abandonado no final da estrada, com um homem que tirou sua própria vida por motivos misteriosos dentro dele. O suicídio é consequência do despertar de uma entidade maligna do qual o pequeno garoto será vítima. Ele contará apenas com a ajuda de sua nova amiga Lettie Hempstock, de apenas 11 anos, para conseguir vencer.

Essa é a premissa para nos apresentar um universo sinistro e muito marcado pela melancolia. A obra carrega as características autorais de Gaiman, desde a construção da mitologia do conto de fadas, até as impecáveis descrições que beiram a experiência sensorial. É possível partilhar da angústia e do sentimento de impotência do garoto ao ser castigado por seu pai ou até mesmo sentir o gosto de todas as guloseimas e comidas que sempre estão presentes na casa da fazenda da família Hempstock.

A leitura flui extremamente bem e o livro pode facilmente ser lido em uma tacada só, tamanha a atração que ele consegue exercer sobre o leitor. O Oceano no Fim do Caminho é mais um fruto do talento de contar histórias de Neil Gaiman, o título agrada aos fãs do autor e serve como uma ótima primeira experiência para quem ainda não teve contato com as suas criações canônicas como Sandman ou Deuses Americanos.

Não se espante se depois da leitura você se pegar absorto nas passagens ou refletindo sobre as motivações de um mal dissimulado ou a origem de seres imortais que vivem de forma tão simples mesmo com um vasto conhecimento adquirido desde a origem do mundo.