HQs para ler DEPOIS de assistir à série do Demolidor | JUDAO.com.br

Porque, vai, vamos abrir o jogo aqui – não posso ter sido apenas eu que fiquei com vontade de reler (ou conhecer!) os clássicos do Homem Sem Medo depois destes 13 episódios de puro amor aos gibis

Eu já tinha falado aqui sobre os seis primeiros episódios da série do Demolidor. E, claro, ainda vamos falar mais um pouco sobre a série completa, todos os 13 capítulos e suas muitas referências, que toda a equipe judônica teve a chance de ver neste final de semana – aparentemente, ao lado de todo o mundo, que não parava de se derreter em elogios à produção da Marvel nas redes sociais.

Mas a gente quer aproveitar a chance para falar sobre tramas nos gibis que foram aproveitadas para compor esta história contada na telinha. Tramas que podem interessar ao fã do Universo Cinematográfico da Marvel que, aproveitando o hype, viu a série e agora quer conhecer mais sobre os gibis. Tramas que podem ser deliciosas para serem relidas pelo fã de HQs que, como nós, pirou num retrato tão bem trabalhado que fez a gente esquecer o Ben...Ben...como é mesmo o sobrenome dele? Affleck, eu acho; e tramas que podem ajudar a entender quais talvez sejam os próximos passos da Marvel para o Demolidor, em uma agora bem possível (e esperada) segunda temporada da série.

Vem com a gente neste passeio pela Cozinha do Inferno... e além? :D
(Cuidado. Pode ser que você encontre alguns spoilers, dependendo da sua SENSIBILIDADE.)

| Demolidor: O Homem sem Medo
Em 1994, Frank Miller volta a escrever o personagem que o consagrou, contando a história que sempre quis com a abordagem que sempre sonhou. Talvez a maior inspiração para esta primeira temporada, com todo o lance do uniforme preto e tal, esta série pode ser definida como o ‘Ano Um’ do herói. O roteirista volta ao passado e conta os acontecimentos-chave que levaram Matt Murdock a transformar-se de vez no herói conhecido como Demolidor, falando do passado de seu pai como boxeador e afins.

No entanto, diferente do que o próprio Miller fez com o Batman, esta é uma história sobre um homem que vive todo o tempo no limiar da desgraça, sem a grandeza heroica do Homem-Morcego. Fica muito claro que o Demolidor é um homem das ruas, muito mais próximo da violência que ele mesmo combate e da sujeira que ele limpa, caminhando no limiar entre o bem e o mal e relembrando uma luta interna que o Matt vivido por Charlie Cox enfrenta na série toda.

hqspraler_demolidor_01a

!! Demolidor: Amarelo
A história conta como um recém-formado em direito conseguiu conciliar uma vida de batalhas pela justiça tanto dentro quanto fora dos tribunais com a sua vida amorosa, em um interessantíssimo triângulo amoroso entre o próprio Matt Murdock, Karen Page (sua nova secretária no escritório de advocacia) e seu amigo e colega de trabalho Foggy Nelson.

Parte deste conceito também pôde ser vista na série, nos flashbacks do passado de Matt/Foggy e na semente do escritório da Nelson & Murdock, com uma sugestão de clima rolando entre Foggy e Karen quando na defesa de Elena Cardenas e, pouco depois, os claríssimos momentos que Matt e Karen compartilham sozinhos, enquanto Foggy e o parceiro estavam brigados...

hqspraler_demolidor_02

!! Diabo da Guarda
Este arco de histórias foi o primeiro passo, dentro do selo Marvel Knights, para o ressurgimento triunfal do gibi do Demolidor na lista dos mais vendidos nos anos 2000.

hqspraler_demolidor_03

O nosso querido herói escarlate é surpreendido por uma mulher que alega ter tido um filho que seria a reencarnação de Jesus Cristo. Numa trama envolvente e cheia de reviravoltas, Murdock terá que descobrir a verdade sobre esta criança… antes que ele enlouqueça. E, acredite: isso não vai demorar a acontecer.

A conclusão desta saga é simplesmente maravilhosa – tanto é que não posso dar uma pista sequer para não estragar a surpresa de quem ainda não leu. Aqui, é possível entender mais detalhes da relação de Matt com o arquétipo demoníaco que assumiu como sua alcunha heroica e também de sua fé cristã, tantas vezes mencionada na série.

!! A Queda do Rei do Crime
A grande vingança do Demolidor, muitos anos depois de A Queda de Murdock. Como o Rei do Crime subiu muito alto em sua escalada pelo controle do submundo de Nova York, a queda acaba sendo das maiores. O Homem Sem Medo vai acabando com o império do Rei aos poucos, incluindo sem escrúpulos em sua batalha a ex-mulher de Wilson Fisk (e seu grande amor), Vanessa, e até a maluquete Typhoid Mary – na época, braço-direito e amante do gorducho. A S.H.I.E.L.D também acaba entrando na jogada e, finalmente, vemos a derrocada do maior chefão da bandidagem dos gibis.

Na época, a queda do Rei deflagrou uma terrível guerra de gangues pelo poder da criminalidade que acabou refletindo na revista do Homem-Aranha. Até hoje, Fisk não conseguiu se reerguer como anteriormente… um pouco como parece que vai acontecer quando Fisk retornar na série, agora sem apoio dos russos, das tríades chinesas e da Yakuza (ou seria o Tentáculo? Nobu, sendo um ninja, parece muito mais fazer parte do Tentáculo do que da Yakuza, na real).

hqspraler_demolidor_04

!! Elektra Assassina
Tudo bem, não é propriamente uma história do Demolidor, mas compreender a trajetória do chifrudinho também inclui entender o que acontece com a mulher que foi, ao mesmo tempo, seu grande amor e sua maior inimiga. A “estudante grega” mencionada no papo entre Matt e Foggy na faculdade... Lembra? :D

A arte ensandecida e abstrata de Bill Sienkiewicz é o tempero ideal para a história de uma ninja que é uma verdadeira máquina de matar e acaba descobrindo uma conspiração da seita conhecida como Tentáculo para tomar o governo dos EUA. Adivinha só quem vai passar por cima de tudo e todos para impedir que isso aconteça?

hqspraler_demolidor_05

Se a personagem for usada nas próximas temporadas da série, é provável que a inspiração dos flashbacks venha daqui. Elektra também foi treinada pelo Stick e também teve algum tipo de relação com a chamada Casta (Chaste), o grupo de guerreiros do qual faz parte o Rocha (Stone) – que é, aparentemente, o personagem de costas com o qual Stick conversa ao final do episódio em que aparece. E o Tentáculo? Pois é. :)

!! Daredevil #181
Desde a sua primeira aparição em Daredevil #168, a ninja Elektra mexe com a cabeça do Demolidor. O relacionamento dos dois sempre sofreu uma série de reviravoltas e a maior delas aconteceu quando a assassina começou a trabalhar para ninguém menos que o Rei do Crime, o maior inimigo de Murdock.

Na edição de número 181 do gibi americano do chifrudo, Elektra é enviada para matar Foggy Nelson, o melhor amigo de seu grande amor, porque ele acabou se tornando um obstáculo em um dos negócios do Rei. Mas Nelson a reconhece como a antiga namorada de Matt e ela acaba não concluindo o serviço. Então, querendo provar que ainda é digno de ser o assassino número 1 do Rei, quem surge é o terrível Mercenário, que usa um de seus próprios sais para matá-la.

hqspraler_demolidor_06

Já temos o Stick e possivelmente a Casta e o Tentáculo. O cenário tá montado. Elektra sendo trazida como assassina de aluguel a serviço do Rei seria perfeito. Logo no começo da temporada – aí ela se envolve com Matt de novo e, para fechar o serviço, o Rei manda o Mercenário lá pelo final da temporada. Boa, hein? ;D

!! Daredevil #16–19: Tempo de Despertar
DemolidorA belíssima arte de David Mack ilustra um arco de histórias que merece um bom destaque na vida do Homem Sem Medo. O repórter investigativo do Clarim Diário, Ben Urich, deveria estar envolvido no verdadeiro circo da mídia que se tornou o julgamento de Wilson Fisk, o Rei do Crime. No entanto, ele tem passado boa parte de seu tempo com o filho catatônico do ex-criminoso de segunda classe conhecido como Homem-Sapo. A pergunta é: como estaria o Demolidor ligado a uma criança que ele nem conhece?

Conclusão surpreendente, material excelente, arte exuberante, tudo acontece muito mais do ponto de vista de Urich do que próprio Murdock. A questão da cobertura (e do circo) da mídia para um vindouro julgamento de Fisk, por mais que Urich não esteja mais na parada (snif, snif), é algo que faria muito sentido nos eventos futuros.

!! A Queda de Murdock
Na minha opinião, uma das melhores histórias já escritas com o Homem Sem Medo, cortesia de um Frank Miller no auge da carreira. E acredito que, depois de tudo que o Demolidor fez pro Rei do Crime nesta primeira temporada, poderia ser a inspiração ideal para tudo que rola na próxima, salpicando Elektra cá, Mercenário acolá...

É quando o herói começa a ampliar demais seu campo de ação pra fora da Cozinha do Inferno e acaba incomodando tanto o Rei do Crime que o gorducho parte pra cima dele com tudo e descobre sua identidade secreta (usando os vícios de Karen Page para descobrir. E já deu pra sacar que ela gosta de uma cachaça das fortes...).

Então, o Rei destrói a vida de seu algoz em todos os campos possíveis: acaba com seu emprego, ataca seus amigos, desmoraliza não só o advogado como o herói e ainda atinge seu grande amor e calcanhar de Aquiles. Até no combate físico contra o gordão o Demolidor leva um pau! E é aí que Matt Murdock, o homem que se veste de demônio, vai buscar forças numa certa freira – apenas mencionada por cima na série – para se reerguer do zero e reconstruir tudo aquilo que lhe foi tomado.

Demolidor