A boa notícia é que parece que consideraram a ideia. A má notícia é que passaram.
Primeira informação: toda a campanha feita nas redes sociais pra salvar Agent Carter do cancelamento parece que teve efeito. Nessa quarta (27), Ted Sarandos, CEO do Netflix, deu a entender que chegaram, sim, a analisar a ideia de seguir com a série. Isso ou já tem um discurso bem ensaiado (e com sentido) pra casos como esse.
Segunda informação: Netflix passou. Agent Carter, por pelo menos alguns anos, está morta.
“Procuramos ter marcas realmente originais” afirmou o CEO em entrevista à EW. “E nesse espaço da Marvel nós já temos, então é essencialmente por isso”. É fato: ter conteúdo original é parte do modus operandi do Netflix, especialmente agora que todo mundo percebeu que esse negócio de streaming não tem mais volta. Produzindo suas próprias séries e filmes (o objetivo é lançar pelo menos uma coisa original por semana), mais gente assina e menos eles precisam pagar pra ter aquele conteúdo no catálogo.
“Ah, mas se cancelaram Agent Carter, porque não fazem como Gilmore Girls, por exemplo?” pergunta a leitora desolada, assim como nós, por não mais podermos assistir à episódios novos da série. Bom, em resumo? Contratos. Outra parte do modus operandi do Netflix é lançar tudo no mundo todo, ao mesmo tempo.
Por pelo menos alguns anos, Agent Carter está definitivamente cancelada
“Tinha também algumas questões em relação a exibição”, disse Sarandos. “Quando você pega uma série, poder exibir mundialmente é difícil até depois que foi cancelada. Alguns dos parceiros ainda exibem, então eles poderiam argumentar que tá tudo no contrato”. Por exemplo, imagina que daqui a pouco cancelam Trato Feito. Aqui no Brasil o History ainda exibe os mesmos dois episódios de oito anos atrás... Netflix não continuaria produzindo episódios do maior e mais caro screensaver do mundo por isso.
Ou mesmo Chaves, ou Friends (série que mais dá dinheiro pra Warner, AINDA HOJE).
A solução seria uma outra rede de TV assumindo os episódios, com os contratos sendo transferidos pra ela e continuando tudo do mesmo jeito. Mas sendo a ABC um canal de TV da própria Disney, fica difícil imaginar esse cenário acontecendo. O jeito é lidar com a fossa.
Mas, se quiser resumir tudo isso em uma única razão pra Agent Carter não continuar no Netflix depois do seu cancelamento na ABC, Ted Sarandos disse a frase chave:
Infelizmente, foi mais uma decisão de negócios do que criativa
Vai ser uma pena. ¯\_(ツ)_/¯