Jill Gevargizian quer transformar seu premiado curta de terror num longa — mas quer fazer isso sem precisar contar com a ajuda de um grande estúdio
O cinema independente é um território extremamente fértil para mulheres que desejam produzir, dirigir e contar suas próprias histórias. Historicamente, o terror é um dos ambientes muito explorados pelas cineastas e diversos grandes nomes ganharam destaque no gênero, como Jill Gevargizian. Ela é uma cabeleireira de Kansas City que dirige curtas-metragens e é co-fundadora da mostra de terror independente Slaughter Movie House.
Dona de uma produtora chamada Sixx Tape Productions, Gevargizian escreveu e dirigiu mais de uma dúzia de projetos aos longo dos anos, incluindo produções como Call Girl, BFF Girls, 42 Counts e One Last Meal, um curta que está atualmente percorrendo festivais pelo mundo.
MAS, talvez filmes de até 40mins seja pouco pra ela, que resolveu transformar um dos seus melhores filmes em um longa-metragem. Lançado em 2016, The Stylist disputou inúmeros festivais de cinema pelo mundo, ganhando 20 prêmios que incluem Melhor Atriz em Curta-Metragem no Fantastic Fest e no Monster Fest, além de Prêmio do Júri e Escolha do Público no Festival Etheria Film Night. Durante dois anos o curta fez sucesso no Shudder, um serviço de vídeo on-the-top de assinatura on demand especializado em horror, ficção sobrenatural e suspense e, atualmente, pode ser assistido gratuitamente no Vimeo ou no YouTube — ou apertando o play aqui embaixo. :)
Apontado como um dos curtas de terror mais estilosos lançado nos últimos anos, The Stylist segue Claire, interpretada por Najarra Towsend, uma cabeleireira muito solitária que sonha em ser outra pessoa — qualquer outra pessoa. Seu trabalho permite que ela se infiltre dentro e fora do mundo de outras pessoas, mas quando o alvo certo senta em sua cadeira, Claire faz mais do que apenas observar a vida do cliente – ela mantém uma lembrança permanente. Sua vida solitária, seu método meticuloso e seus segredos chocantes são chacoalhados quando uma cliente regular, Olivia, pede que ela arrume seus cabelos para seu casamento.
Sendo apaixonada por histórias de terror e filmes tristes, The Stylist é sua versão da mistura entre tragédia e terror. A protagonista é inspirada no Leatherface, o grande vilão de O Massacre da Serra Elétrica, criado por Tobe Hooper e Kim Henkel. Gevargizian diz que Claire é como uma versão glamourosa do personagem e isso diz muito sobre o quão assustador é o filme, pois são dois personagens que tentam literalmente ser outra pessoa. Mas as referências não param aí, já que a cineasta deseja um monstro tão trágico como ele e os vilões de O Mistério de Candyman, May – Obsessão Assassina e O Maníaco – que aliás serviu de inspiração e homenagem para o pôster.
Para que essa história se torne um longa-metragem, Gevargizian abriu uma campanha no Kickstarter com uma meta de US$ 46,500 dólares para o pagamento de toda a produção, incluindo efeitos visuais, equipe e alimentação. Precisando atingir a meta até 27 de setembro de 2019, o projeto já arrecadou mais de US$ 19 mil com 199 apoiadores. Segundo a própria cineasta, sempre foi seu desejo que The Stylist fosse um longa-metragem, mas ela desejava ter mais experiência antes de se aventurar. Quatro anos depois do lançamento do curta, Gevargizian está preparada para fazer sua primeira incursão no mundo dos longas.
E você pode ajudá-la colaborando com a campanha e fazendo um projeto independente incrível como esse sair do papel. Entre no Kickstarter do projeto e avalie o quanto você pode ajudar. A cultura agradece e muito.