Qual é o futuro do Superman nos cinemas? | JUDAO.com.br

Como diria a clássica HQ de Alan Moore, “O que aconteceu com o Homem do Amanhã?”

SPOILER! Aconteceu: o Superman dos cinemas está morto. Ou, pelo menos, morreu. Os primeiros planos pra isso foram ainda nos anos 1990, com o MALFADADO Superman Lives de Tim Burton e Nicolas Cage. Porém, parecia improvável que o Homem de Aço vestiria o paletó de madeira justamente no momento em que a Warner está construindo o Universo DC nos cinemas, com o filme da Liga da Justiça formando a equipe – a Parte 1 já estreia no final de 2017. Mas aconteceu, conforme você deve ter visto no final de Batman vs. Superman.

Agora fica a dúvida: como Zack Snyder e sua trupe vão retornar com o Azulão, principalmente tendo em vista que não há nenhum filme solo do personagem entre BvS e Liga da Justiça Parte 1? Bom, digamos que BvS deixa alguns pistas – e nós também temos algumas teorias.

No ano passado, o nosso PARÇA Bruno Ondei escreveu lá no Obras do Acaso um texto prevendo a morte do Supinho – e concluindo que esse seria o caminho mais óbvio para ele voltar depois, redimido de todas as mortes que causou na luta contra o Zod em O Homem de Aço. Afinal, todo morto vira santo, algo que o final de BvS já faz questão de deixar claro.

Porém, Kal-El simplesmente sairia do caixão em Liga da Justiça, voando por aí pra salvar o mundo (e provavelmente a Liga da Justiça) das garras do Darkseid? Hm, não. Não é assim que funciona a cabeça do Zack Snyder. Inclusive, veja bem: temos uma PARTE 2 da LJA prevista para 2019. Darkseid não vai ser derrotado logo na primeira história, e DUVIDO que vão segurar o Azulão pra aparecer no último minuto da Parte 1.

Um leitor mais fanático de quadrinhos deve estar levantando a mão neste momento, pedindo a palavra e mandando um “então tio Zack vai adaptar O Retorno do Superman nesse primeiro filme!”. CALMA LÁ.

O Retorno é a terceira parte da grande saga dos anos 1990, constituída também por A Morte do Superman e Funeral para Um Amigo. Na história, quatro novos Supers surgem em Metrópolis após a morte do Azulão: o Superman de visor (na verdade o Erradicador, consciência criada em Krypton que passa a acreditar que é Kal-El), o Superman Ciborgue (Hank Henshaw, que recriou o corpo com DNA e tecnologia de Krypton para se passar pelo herói), Homem de Aço (John Henry Irons, quase que um Homem de Ferro do Universo DC e inspirado por Kal-El) e o Superboy (um clone “parcial” do herói).

No meio dessa confusão, o Superciborgue revela seus planos malignos de, ao lado do vilão Mongul, destruir partes da Terra para transformá-la no novo Mundo Bélico. Só que Kal-El é revivido na Fortaleza da Solidão, usa seu famoso uniforme negro e, ao lado de Homem de Aço, Superboy, Supergirl e Lanterna Verde (Hal Jordan), derrota os inimigos. Ah! Ele também recupera seus poderes, que tinham sido USURPADOS pelo Erradicador.

Agora, você vê essa história no cinema? Mesmo que sofrendo algumas adaptações? Não. Fora que transformaria Liga da Justiça Parte 1 num filme apenas do Superman...

Retorno do Superman

Vamos prestar um pouco de atenção nas pistas deixadas pelo próprio BvS. Em certo momento, o Batman tem um sonho – que parece mais uma premonição. Nele, o Cavaleiro das Trevas luta ao lado de um grupo de rebeldes contra o Superman e seus aliados, que parecem dominar o mundo.

Quando Bruce ~acorda, nada menos que o Flash surge vindo do futuro (numa referência à Crise nas Infinitas Terras) para passar uma mensagem, que “Lois Lane é a chave”. Ao perceber que chegou muito cedo, o Velocista Escarlate avisa que o herói estava certo em temê-lo – sem dar um nome. E aí o Batman ACORDA NOVAMENTE, o que não faz lá muito sentido: se o Flash voltou no tempo, ele não apareceria num sonho. Só se esse INCEPTION também era uma premonição...

Bom, esse sou eu tentando achar uma lógica no roteiro de BvS, mas vamos lá.

Muita gente deu um sorriso no cinema nessa hora. “Olha aí, Injustice!” deve ter gritado alguém em alguma sessão de algum lugar do universo. Será?

Injustice

Na história do jogo, mais desenvolvida em algumas temporadas de HQs, o Coringa não só destrói Metrópolis, como também manipula o Superman para ele próprio matar a Lois Lane – que estava grávida. O Homem de Aço pira, vira malvadão e passa a controlar o mundo com mão de ferro. Cinco anos e uma grande guerra contra a insurgência liderada pelo Batman depois, Mulher-Maravilha, Aquaman, Arqueiro Verde, Lanterna Verde, Coringa e o outro Batman de um universo no qual o Super não é tirano são teleportados para esse de Injustice.

A história se desenvolve depois, tudo para dar a justificativa para ter heróis lutando brutalmente entre si.

Seria, então, a visão de Bruce Wayne uma versão de Injustice no DCU dos cinemas, com ele liderando a resistência contra o Superman – e vinda do mesmo lugar no qual veio o Flash? Isso seria óbvio demais para o Zack Snyder. Eu diria que tem mais aí, incluindo uma influência que está sendo menos comentada: a da Terra 2 dos gibis pós-reboot de 2011.

Brutaal (Superman) e Tornado Vermelho (Lois Lane) da Terra 2

Brutaal (Superman) e Tornado Vermelho (Lois Lane) da Terra 2

Nesse universo, Steppenwolf, um dos asseclas AND tio de Darkseid, ataca a Terra e mata Batman, Superman e Mulher-Maravilha. O sacrifício deles evita uma dominação do planeta, mas o Senhor de Apokolips não desiste do grande POXETO, como diria o Vanderlei Luxemburgo.

De alguma forma, o vilão consegue fazer um clone do Homem de Aço que, além de ter apagadas todas as memórias de antes da morte, é transformado num dos mandados de Apokolips com o nome de Brutaal – e, depois, é usado para atacar a Terra-2. Eventualmente ele se liberta do controle mental com a ajuda da Lois Lane (que havia virado a Tornado Vermelha daquele universo).

Outra possível inspiração é a saga Darkseid War, que está rolando agora no gibi Justice League. Nessa história, os membros da Liga são corrompidos pelo poder dos Novos Deuses, com o Homem de Aço retornando para a Terra mais poderoso, com um ego gigantesco e sem muita piedade.

Voltando pra visão do Batman no filme que estreou semana passada: ela começa com o herói vendo um grande Ômega no solo desértico, que é a grande representação do Darkseid. Ao fundo, junto com a cidade detonada (Metrópolis?) temos os poços de fogos eternos, iguaizinhos aos de Apokolips. O Superman que ataca logo em seguida não está sozinho, lutando ao lado dos Parademônios, os MINIONS do Darkseid.

Seria então esta a visão de um futuro possível, após Darkseid capturar o Superman e transformá-lo na grande ferramenta para conquistar a Terra (e encontrar aqui a Equação Anti-Vida)? Um futuro do qual o Flash volta e avisa que a Lois Lane é a chave – não porque a morte dela deixa o Azulão maluco, mas porque ela é a única que conseguiria libertar o Homem de Aço do controle mental? Se ela morre – e provavelmente morreu, ao menos no mundo do PRESSÁGIO – acabou a esperança. Por isso, eles precisam evitar que esta tragédia aconteça.

Quando lembramos que tivemos aquela cena deletada com o Lex Luthor conversando com um ser estranho que pode ser o Steppenwolf, esse caminho faz ainda mais sentido. Sem falar que, dessa forma, Zack Snyder conseguiria reunir em uma só história elementos de Terra 2, O Retorno do Superman (afinal, tem um Super maligno que destrói uma cidade inteira, Coast City), Darkseid War e Injustice. Uma MAÇAROCA que o cineasta não resistiria em botar em prática.

E essa seria a história de Liga da Justiça Parte 1, com a bunda do Darkseid sendo realmente chutada na Parte 2.

Superman vs. Darkseid

Ou pode ser também que a visão do Batman não seja tanto uma premonição assim, com o Morcegão visualizando o Superman no papel que seria do Darkseid apenas porque esse era o perigo que ele tinha na cabeça. Se você pensar que o filme tem diversos furos e escolhas estranhas, não é algo tão improvável.

Sinceramente? EU não teria matado o Superman tão cedo – ninguém, ainda, se identifica o bastante com o herói, que comete diversos erros e está bem longe de ser carismático ou identificado como um REAL salvador. Ou, talvez, seria mais interessante colocar mais filmes de origem dos personagens antes da história da Liga, incluindo aí no meio um com o retorno do Escoteiro e elementos da construção da mitologia do Quarto Mundo.

E olha que não levamos em consideração o fato de que Clark Kent TAMBÉM está morto... ;)

Mas a escolha já tá feita. De qualquer forma, elementos pra construir um bom rumo para os próximos DC Filmes não faltam – só vamos torcer pro Zack Snyder fazer as escolhas corretas.