Quem narrou o teaser-trailer de Zoolander 2? | JUDAO.com.br

Uma voz sintetizada, falando sobre o surgimento do Universo… Será que…?

Nesse último fim de semana, o teaser-trailer de Zoolander 2 veio morar aqui com a gente nas internets. Entre discussões sobre como o título do filme deveria ser e a existência de Deus diretamente ligada à existência de pessoas feias, uma outra tem dominado as manchetes dos sites e blogs por aí: quem a foda narrou o vídeo?

O mais simplista é assumir que se trata de Stephen Hawking. Todo um discurso sobre ciência, criação das coisas, cérebro... E uma voz sintetizada. É a primeira coisa que você pensa e, pode ter certeza, a ideia do pessoal do marketing era essa: juntar Stephen Hawking com Zoolander.

Não seria a primeira vez que o cientista se perfaz em Hollywood: já participou de The Big Bang Thoery, Futurama, Os Simpsons e Star Trek: The Next Generation (jogando cartas com Isaac Newton e Albert Einstein, como hologramas). Mas, infelizmente, não é o caso dessa vez.

Já no final do vídeo, depois de Zoolander ser chamado de tão estúpido que parece loucura, quando surge o “Coming Soon 2016”, pequenino ali embaixo tem os créditos do narrador: DECTalk – Dennis. Você pode ver tudo apertando o play aí embaixo:

DECTalk é um sintetizador de voz, desenvolvido pela Digital Equipment Corporation no começo dos anos 80 baseado no trabalho de Dennis Klatt, que, quando desenvolveu o algoritmo que transformava texto em voz, usou gravações da sua esposa, filha e, claro, dele mesmo, chamadas de Beautiful Betty, Kit the Kid e Perfect Paul, respectivamente.

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking usa o DECTalk pra se comunicar, especificamente a versão CallText 5010, lançada em 1988 (tá no site dele, inclusive, toda a configuração de computador e tudo mais que usa). Com a tecnologia de hoje, seria possível mudar as vozes, adicionar até mesmo sotaque... Mas Hawking nunca quis. Ofereceram mudanças em duas oportunidades: em 1988, quando começou a usar o CallText 5010, que ele pediu pra que retornasse à original; e em 2013, quando a Intel — responsável por todos seus equipamentos — criou todo um upgrade, mas ele insistiu em manter a voz antiga. Antiga mesmo, a primeira, que segundo ele é sua marca: Perfect Paul.

“Dennis” também é uma voz nas duas últimas versões do sintetizador, chamados de DECTalk e FonixTalk (e que você pode ouvir aqui). “Ah, mas parece!”, sim, parece. Pode até ser igual, na realidade, uma vez que computadores estão aí pra isso e tecnologia pra mudar voz você encontra em qualquer programa de áudio, hoje em dia. Mas eu deixo a pergunta: por que catzo iriam deixar bem explícito (ainda que poucos tenham lido) “quem” narrou, e não citar Stephen Hawking, se ele tivesse narrado, mesmo?

Eu espero você responder. Mas “porque sim” vai fazer Hawking não gostar de você, hein? ;)