The Rock será Doc Savage nos cinemas! Mas quem é Doc Savage? | JUDAO.com.br

O herói dos pulps é bem antigo – e representativo ;)

“É oficial”. Foi assim que Dwayne Johnson, via Instagram, anunciou que vai viver o Doc Savage nos cinemas, numa “primeira foto” no sofazão de casa ao lado do diretor e roteirista Shane Black (Beijos & Tiros, Homem de Ferro 3) e dos roteiristas Anthony Bagarozzi (de Dois Caras Legais) e Chuck Mondry (Death Note). O filme ainda não tem data de estreia e a distribuição será da Sony.

Legal, né? Pra caralho. Só que existe uma grande possibilidade de você não fazer a MÍNIMA ideia de quem é o Doc Savage... Pois bem.

A ROCHA definiu Doc Savage como “o primeiro super-herói do mundo” e como “inspiração para o Superman”. Na verdade, isso é bem polêmico – personagens como Zorro, John Carter, Buck Rogers e O Cavaleiro Solitário antecedem o surgimento de Doc, com todos eles dividindo características que, depois, seriam comuns ao Superman, OFICIALMENTE o primeiro dos super-heróis.

De qualquer forma, pra muita gente o posto de “verdadeiro primeiro super-herói” moderno não é de nenhum desses, mas sim do Mandrake, o primeiro defensor dos fracos e oprimidos a ter superpoderes nos quadrinhos. Uma cria de Lee Falk, que depois introduziria novos conceitos deste tipo de personagem no Fantasma.

De qualquer forma, Doc Savage surgiu pela primeira vez em março de 1933, em Doc Savage Magazine #1, da editora Street & Smith. Não, esta não era uma HQ, mas sim uma revista pulp, publicações baratas em prosa, criada por Henry W. Ralston, John L Nanovic e Lester Dent.

A photo posted by therock (@therock) on

O verdadeiro nome dele é Clark Savage Jr., um físico, cientista, inventor, explorador, pesquisador, músico... Ou seja, qualquer porra que ele achasse interessante. Um grupo de cientistas foi reunido pelo seu pai, Clark Savage, ajudando a mente e o corpo do infante Savage a alcançar o ápice das capacidades super-humanas quase que desde o nascimento. Com o tempo, surgiu um homem com grande capacidade física, resistência, memória fotográfica, fodástico das artes marciais, com grande conhecimento de ciência... e ventríloquo. Sério.

“Ele é literalmente o mestre de tudo”, disse The Rock. “Mas aqui está a razão número 1 para eu ficar animado em me tornar o Doc Savage: ele é a porra de um esquisito hilário!”. Basicamente, Doc Savage era uma grande mistura dos heróis que tinham vindo antes nas Pulps, com características do Tarzan, Conan e Buck Rorgers, só que com uma grande pitada de Sherlock Holmes.

Outra sacada interessante do Doc Savage é que ele não agia sozinho, ao menos em suas primeiras histórias. O herói vinha junto com um time de cinco parceiros, que o ajudavam nas tarefas mais difíceis – um formato, hoje, copiado por séries de TV como Arrow e The Flash. A equipe era composta pelo Monk Mayfair, um químico industrial que parecia um MACACO GIGANTE; Ham Brooks, advogado AND considerado um dos homens “mais bem-vestidos do mundo”; Renny Renwick, engenheiro construtor, descrito como um “homem gigante” – e responsável por CUNHAR a expressão “Holy Cow!”; Long Tom Roberts, engenheiro elétrico; e Johnny Littlejohn, um arqueologista com um vasto vocabulário que andava por aí usando um monóculo.

Doc Savage

Enquanto não estava vivendo suas aventuras pelo mundo, Doc tinha um escritório no 86º andar do Empire State Building, que foi inaugurado em 1931 e era, na época, o prédio mais alto do mundo. Além disso, ele tinha uma frota de carros, barcos, aviões e um hangar secreto no Rio Hudson, que fariam o Batman morrer de inveja. Pra bancar tudo isso, Doc era o feliz proprietário de uma mina de ouro na América Central.

Quem precisa de Empresas Wayne, não é mesmo?

A tecnologia também era bem avançada nestas histórias, incluindo secretária eletrônica (em 1933 isso era FUTURÍSTICO, vai), televisão, óculos de visão noturna, armas automáticas e por aí vai.

O grande inimigo desse herói quase perfeito é John Sunlight – o único a aparecer em DUAS das histórias clássicas do personagem. Criado em 1938, o vilão conseguia ter quase todas as grandes capacidades do Doc, como grande força e inteligência. Por isso, diria que é a GRANDE APOSTA de antagonista para o novo filme. De resto, quase que no geral, o herói enfrentava mais pessoas normais e cientistas malucos – algo comum na época e também nas primeiras HQs.

Além das revistas

Como era comum na época, Doc Savage apareceu em diversas outras mídias. Começou pelo rádio, no qual apareceu num seriado já em 1934 – com novas versões em 1943 e 1985.

Nos quadrinhos a primeira publicação rolou em 1940, pela própria Street & Smith, dentro da revista do Sombra. Doc Savage Comics veio logo em seguida, no mesmo ano, aproveitando a popularidade da mídia, que explodiu a partir de 1938 com a aparição do Superman.

The Rock não está tão errado na sua comparação com o Azulão, aliás. Começando pelo apelido: Doc era chamado de o Homem de Bronze, por causa da cor da pele, enquanto o herói da DC é o Homem de Aço. O primeiro nome deles é o mesmo, Clark – apesar da DC afirmar que a inspiração veio do ator Clark Gable. Doc tinha uma base no ártico chamada Fortaleza da Solidão, o mesmo nome da “casa” que o Escoteiro ganharia na mesma região do globo, anos depois.

“Eu posso ver o motivo dos criadores do Superman pegaram apenas as partes boas do Doc Savage, deixando a parte ‘esquisita’ para trás. Mas, para nós, é essa parte ‘esquisita’ que faz de Clark ‘Doc’ Savage viciante!”, comentou The Rock.

Doc Savage Magazine

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, tanto as pulps quanto os quadrinhos enfrentaram um grande declínio. Doc Savage parou de ser publicado e caiu quase no esquecimento. O quadro mudou nos anos 1960, quando a Bantam Books iniciou uma série de republicações do herói, em formato de livro e com uma arte ultra-realística de James Bana.

Em 1966 veio o retorno aos quadrinhos, agora pela editora Gold Key, que publicou uma edição especial. Após um grande hiato, a Marvel Comics publicou oito adaptações de histórias do cara, com novas publicações rolando em 1975. Já na década de 1980, Doc foi parar na Distinta Concorrência, com minissérie e uma posterior HQ mensal assinada por Mike W. Barr. Nas últimas décadas vieram novas versões por Dark Horse e um retorno à DC – e, em 2013, a Dynamite publicou um novo reboot do herói.

Doc Savage: The Man of Bronze

Mas tudo isso é pouco: Doc Savage já esteve no cinema. Foi em 1975, no filme Doc Savage: The Man of Bronze. Esse é o último filme dirigido por George Pal, um dos grandes pioneiros do cinema de ficção científica e que assinou produções como O Fim do Mundo e A Guerra dos Mundos. A história, bastante baseada nas histórias clássicas, é estrelada pelo Ron Ely.

Existiram outras tentativas de levar o Doc pra tela grande. A primeira em 1966, que não foi pra frente por problemas em relação aos direitos do personagem. O filme de 1975 chegou a ter uma continuação anunciada, mas nunca saiu do papel. Os boatos mais recentes, antes de The Rock, vinham de 1999, quando a Warner se interessou pelo herói das pulps após o sucesso de A Múmia. Depois, os direitos acabaram saindo das mãos da DC.

É bom dizer que o atual projeto do Doc Savage nem é tão novo assim. Shane Black está envolvido com a produção desde, pelo menos, 2010. Vamos torcer pra que, agora, Doc Savage faça valer a sua força descomunal pra vencer todos os problemas e chegar mais uma vez ao cinema. ;)