Clássico vilão será o antagonista de Spider-Man: Homecoming e você já pode ter uma ideia de como ele vai ficar na telona
O Abutre é, oficialmente, o vilão de Spider-Man: Homecoming, o primeiro filme do Escaladador de Paredes na nova parceria entre Marvel Studios e Sony Pictures. O anúncio foi feito neste sábado (23), durante o painel da Marvel Studios na San Diego Comic-Con.
Por conta da aparição do Escalador de Paredes em Capitão América: Guerra Civil, já tínhamos um Aranha, uma Tia May, um uniforme... Restava, claro, o vilão. Não resta mais. No painel não foi dito QUEM interpretará o personagem, mas logo em seguida foi divulgado a sinopse e o elenco, incluindo o nome do Michael Keaton, que desde o início dos rumores diziam que seria o vilão.
Se você souber fazer pelo menos 1+1, não vai ter dificuldades de chegar onde tou querendo te levar. :D
A tal sinopse não dá muitas informações, de maneira até óbvia. Diz apenas que Peter Parker está começando a ~navegar em sua nova identidade no filme, com umas palavras a mais pra dar aquela enchida na linguiça. Já a primeira imagem conceitual traz mais detalhes, mostrando uma clara inspiração no visual da versão Ultimate do Abutre — aquela mesma que, veja só, provavelmente ia ser a base da versão do vilão feito pela Sony caso o filme do Sexteto Sinistro tivesse saído do papel.
Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o vilão foi introduzido no Universo Marvel em Amazing Spider-Man #2, o que ajuda no sentido de tê-lo logo nesse começo da nova trajetória de Peter Parker. Fora da BANDIDAGEM, ele atende pelo nome de Adrian Toomes, um engenheiro elétrico que foi traído pelo parceiro de negócios, Gregory Beastman. Eventualmente Toomes descobre um revolucionário equipamento de voo mas, quando vai mostrar pro sócio, encontra um monte de FALCATRUAS, fica puto e, no processo, descobre que o equipamento também lhe conferia força sobre-humana.
Sem emprego, puto da vida e traído, Toomes se torna o ladrão conhecido como Abutre. E daí para cruzar o caminho do Amigão da Vizinhança foi um pulo. HÁ.
O vilão então passou a atrapalhar a vida do Homem-Aranha pelos anos e décadas seguintes, inclusive tendo aparecido em praticamente todas as encarnações do Sexteto Sinistro, o time de supervilões que se reúne para tentar acabar com o herói. Além disso, Toomes também cria uma forte amizade com o Electro.
O Abutre foi confirmado pela Marvel Studios como o vilão de Spider-Man: Homecoming durante a Comic-Con 2016
Já nos anos 1990, o Abutre usou uma tecnologia para roubar a juventude do Aranha, deixando o herói velho enquanto ele retornou aos 20 e alguma coisa — mas foi só por algumas horas. Ainda assim, a HQ inspirou todo o arco do vilão na série animada do Homem-Aranha da época. Na década passada, Toomes descobriu que sofria de câncer, causado pelo aparato de voo que sempre carregou.
Eventualmente surgiram outros vilões que se aproveitaram do nome e da fama criados por Toomes. Um deles foi Blackie Drago, um ex-companheiro de cela do vilão que roubou todos seus equipamentos; também teve Clifton Shallot, um professor da Universidade Empire State que passou por uma mutação e se tornou quase que um Abutre humano; mais recentemente foi a vez de Jimmy Natale, um mutante que usa o nome do Abutre para atacar (e matar) outros vilões.
Além disso tudo, rolaram versões no Universo Ultimate, Noir, MC2, no da Spider-Gwen... Inspiração de diferentes fontes é o que não falta.
Falando especificamente do Universo Ultimate da Marvel, o Abutre era um personagem bem diferente. Blackie Drago era um ex-Agente da SHIELD que foi contratado pra matar Donald Roxxon e que comprou um aparato tecnológico de Abutre para cumprir com a missão. Eventualmente ele é derrotado pelo Aranha e pela SHIELD.
É de se esperar, até pela escalação do Keaton, que eles mantenham uma origem próxima ao do Abutre dos anos 1960, só que com uma inspiração tecnológica mais ao estilo Ultimate.
Por conta de sua importância no mito do Homem-Aranha, o Abutre sempre esteve na MARCA DO PÊNALTI para ganhar uma versão para os cinemas. Sam Raimi, inclusive, chegou a procurar John Malkovich para interpretar o personagem em Homem-Aranha 4.
Pelos rumores sobre essa versão do Raimi, Toomes seria um empregado da Oscorp e ex-colega de faculdade de Norman Osborn que acabou demitido da empresa – mesmo tendo desenvolvido um equipamento de voo revolucionário. Não acaba aí: a Felicia Hardy (provavelmente interpretada pela Anne Hathaway) seria a enteada do cara, assumindo o nome de “Vulturess” e não de Gata Negra.
Ah, esse filme ainda teria tido outro vilão, o Lagarto. Ainda bem que esse projeto nunca saiu do papel.
O Abutre não apareceu no reboot que rolou em O Espetacular Homem-Aranha, mas as inconfundíveis asas do vilão surgiram em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, deixando meio que claro que ele poderia estar no filme do Sexteto Sinistro ou em O Espetacular Homem-Aranha 3. Mas aí... Tudo foi pro limbo.
Por enquanto, Marvel e Sony estão guardando bem os segredos do enredo de Spider-Man: Homecoming. De qualquer forma, não há nada mais “casa” do que enfrentar logo de cara um dos seus primeiros inimigos, né?
Spider-Man: Homecoming será dirigido por Jon Watts e tem estreia prevista para Julho de 2017. ;)
Texto originalmente publicado em 14 de abril de 2016, atualizado com as informações da San Diego Comic-Con em 24 de julho de 2016.