Separamos alguns fatores que podem ter contribuído pra isso
Essa semana saiu a versão Beta de Titanfall e todo mundo que já tem um Xbox One correu pra jogá-lo. Teve gente gravando vídeos pra subir no YouTube, fazendo transmissão da partida ao-vivo, twitando, colocando foto no Instagram e tudo mais, só pra mostrar que estava jogando.
Porém, os jogadores foram pegos com uma surpresa: Titanfall não está rodando com resolução 1080p e sim com resolução 792p. O que significa isso? O Xbox One não deveria rodar os jogos em 1080p? Sim, deveria, mas vamos colocar as cartas na mesa.
Primeiro: essa é uma versão Beta, B-E-T-A, isso significa que o jogo ainda não está completo. Muitas vezes, as empresas lançam versões Betas pra serem testadas publicamente, pra que os jogadores possam conhecer o game antes do lançamento e avisarem a produtora – no caso de Titanfall, a Respawn Entertainment – sobre bugs e travamentos durante a partida. A versão Beta também serve pra conhecer a compatibilidade do game em diversas configurações, mas isso serve mais pra jogos de PCs que podem ter milhares de configurações diferentes.
Outra coisa que também serve pra ser testada na versão Beta, principalmente em jogos multiplayers, é a capacidade dos servidores – esse tipo de teste é chamado de Stress Test. Colocar o maior número possível de usuários online pra ver como os servidores respondem – só pra constar, no último fim de semana, teve um Stress Test de The Elder Scrolls Online e a Bethesda distribuiu 500 mil cópias Beta do jogo pra poder testar seus servidores.
Segundo: semana passada, a Microsoft anunciou que iria lançar uma atualização para o Xbox One, principalmente, por causa de Titanfall. Então, pode ser, que o XOne ainda não esteja 100% otimizado pra receber o jogo em 1080p.
Algo que devemos também levar em conta, é que Titanfall não será exclusivo pra Xbox One, ele também terá versões pra PC e pra Xbox 360, por isso pode também ter sido uma escolha entre os desenvolvedores fazer o jogo rodar com uma resolução mais baixa, para que possa ser compatível com essas outras plataformas.
De acordo com o Titanfall Blog, a Respawn Entertainment já confirmou que o jogo final terá uma resolução maior e, provavelmente, deverá rodar em 900p.
Também podemos lembrar um caso recente que aconteceu com Assassin’s Creed IV: Black Flag. Quando o jogo foi lançado pra PS4, ele rodava em 900p, depois foi lançado um patch de otimização e o jogo começou a rodar em 1080p. Quem sabe a Respawn não esteja ainda se adaptando ao novo console e mais pra frente consiga lançar um patch pra rodar em 1080p?
Apesar disso tudo, o jogo está bonitão e muito foda! ;)
Só pra constar, fiquem ligados no Judão que semana que vem iremos publicar as nossas primeiras impressões sobre Titanfall. ;D