Batemos um papo com o roteirista para saber mais detalhes sobre a produção
João, Vicente e Cabrito são companheiros de apartamento. Eles são melhores amigos, mas estão tão cansados uns dos outros que, lá no fundo, não se suportam mais. Eles passam seus dias então discutindo por motivos banais e sempre competindo entre si. O trio estrela uma websérie chamada Voluntários 343 – não por acaso, o endereço fictício do local que eles dividem. A produção nacional, completamente independente e com ares de sitcom, tem uma primeira temporada com sete episódios de cerca de cinco minutos cada e que vão ao ar no canal oficial do projeto toda quarta-feira, às 12h.
“A série surgiu a partir da nossa vontade de finalmente tirar as ideias do papel”, conta o roteirista Bruno Bloch, criador de Voluntários 343 ao lado do diretor Pedro Cadore, em um papo exclusivo com o JUDÃO. Bruno foi co-criador e roteirista da série de humor Vendemos Cadeiras, do Multishow, uma espécie de continuação do imaginário pop/nerd brasileiro apresentado pelo diretor Matheus Souza (Apenas o Fim). Seu parceiro, Cadore, é também parceiro frequente de Matheus, tendo atuado como diretor assistente do recente Eu Não Faço a Menor Ideia Do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida. Bloch e Cadore escreveram, com Matheus, seu mais novo filme, Tamo Junto, com estreia prevista para novembro de 2014. Com este background, é claro, esperem um material cheio de muitas referências.
Mesmo atuando em uma série de frentes, a dupla inquieta não pára de ter ideias. “Eu e Pedro temos vários projetos de TV e cinema, mas não tem sido fácil realizá-los, então a gente resolveu produzir um tipo de conteúdo que fosse econômico, do ponto de vista de produção, e que, ao mesmo tempo, representasse bem o nosso trabalho para quem não nos conhece”, revela. “Foi aí então que pensamos no formato de websérie e tivemos a ideia de fazer uma espécie de sitcom reduzida dentro desse formato”.
Esta semana, entra no ar o quinto episódio, preparando o terreno para o season finale. E o futuro? “A gente espera que a websérie nos ajude a conseguir mais oportunidades”, afirma, em tom de mistério. Mas será que Voluntários 343 é o tipo de coisa que caberia na televisão? Bruno, esperançoso, acredita que sim. “Gostaríamos bastante de transformar a websérie em um programa de TV. Talvez até os dois formatos possam existir paralelamente. Quem sabe? Existem muitas histórias a serem contadas dentro do universo desses personagens”.
Se quiser um motivo para dar uma chance para os caras, pode começar assistindo ao teaser: