Driblaram a pirataria e, de quebra, chegaram perto da solução de um problema bem maior. A cultura pop agradece!
Talvez até já tenha acontecido anteriormente, de tudo o que foi exibido no painel da Comic-Con ser liberado online, ESPECIALMENTE nos últimos anos. Mas o que a Warner fez durante seu painel no Hall H nesse sábado, 23, talvez tenha sido sem precedentes: SEGUNDOS depois da exibição em San Diego, o vídeo estava online. No Twitter.
A escolha do MICROBLOG como plataforma talvez seja resultado de uma chamada PARCERIA. Executivos das maiores distribuidoras Brasileiras (que na realidade são multinacionais) visitaram o escritório do pássaro azul em Los Angeles durante essa semana, pode ser que alguma coisa tenha a ver.
(Quase) todos os trailers do painel da Warner na Comic-Con 2016 foram liberados online poucos minutos depois de exibidos no Hall H
Mal tinha saído do telão-ão, @WonderWomanFilm já estava com o vídeo da Mulher-Maravilha rolando na timeline. @JusticeLeagueFilm mostrou a primeira imagem oficial da Liga da Justiça, COM O SUPERMAN, enquanto @ZackSnyder liberou o trailer com as hashtags #FlewAllNight #NeverMissHallH #JusticeLeague. “A espera está acabando”, mandou ver o @SuicideSquadWB com a sua Soundtrack Remix do Esquadrão Suicida. O do Rei Arthur: A Lenda da Espada também saiu no @KingArthurMovie, assim como o de Kong: Skull Island tava no @KongSkullIsland. TUDO antes do YouTube. Tipo, alguns vários minutos antes de surgir no canal oficial da Warner. @FantasticBeasts demorou um pouco pra postar, mas postou.
Só faltou o do LEGO Batman. :P
É algo a ser levado em consideração, o uso do twitter como PRIMEIRA plataforma de vídeo. Mas, deitando a cabeça pra olhar de um outro jeito... Todos esses trailers foram jogados direto no meio da galera endoidando a cada informação que saía do Hall H, a “Estrela da Morte” da Comic-Con, como definiu Conan O’Brien.
Mais uma vez a discussão retorna: é legal pra caralho quem não está em San Diego poder assistir aos vídeos praticamente ao mesmo tempo? Mas muito. Não só o fã que pode assistir a um trailer, mas também gera um barulho (todos os sites, o universo comenta), uma vez que a indústria do entretenimento está totalmente voltada pra San Diego por esses dias. É bom pra todo mundo.
Mas e as 6500 pessoas que estavam dentro do Hall H, que se bobear viajaram milhares de quilômetros e gastaram milhares de dólares pra estar lá? Qual a vantagem que elas têm? E a 6501a pessoa que não conseguiu entrar, porque chegou 2mins atrasada na fila? Ela que se foda?
O que a Warner mostra em 2016 é que aprendeu com o que aconteceu — e a maneira como agiu — quando o trailer de Esquadrão Suicida acabou vazando (quem diria que chegaríamos num momento em que NÃO AGUENTARÍAMOS MAIS TRAILERS DE ESQUADRÃO SUICIDA?). Ainda está longe do ideal, já que eu acredito que uma Comic Con sirva TAMBÉM pra mostrar coisas para aquele público específico (o que talvez não se aplique ao Hall H). Mas eles entregaram o que se espera: conteúdo e experiência.
Vejamos o que o futuro nos aguarda. :P