Trailer de Batman: A Piada Mortal mostra que até clássicos podem precisar de retoques | JUDAO.com.br

Vídeo traz mais destaque para a Batgirl, algo que não existe na graphic novel original – e pode corrigir um dos problemas dela

Existe uma trinca de HQs do Batman que precisam estar na estante (ou no tablet) de qualquer fã do personagem. Daquelas que definiram época, transformando o Homem-Morcego no que é hoje. Não que sejam as únicas histórias que importam — muito pelo contrário, há muita coisa boa nesses mais de 75 anos do herói. Só que todo o resto é apenas um segundo capítulo, uma continuação sensacional de um livro que vem depois de um começo incrível.

Duas delas já ganharam ótimas adaptações animadas: Batman – Ano Um e O Cavaleiro das Trevas, filmes que fizeram não só jus aos trabalhos originais como também ao ótimo trabalho da DC com animações. Só que ainda faltava a terceira... Batman – A Piada Mortal, que sai em em Julho, e ganhou um novo trailer na última terça (26)

Oi? Você ainda não viu? Primeiro, vamos corrigir esse seu erro: siga o @JUDAONews no twitter e aperte o play aí embaixo. ;)

Pra quem leu a graphic novel, é quase um sonho (ou um PESADELO AMEDRONTADOR por motivos de Coringa) se tornando realidade AND com as vozes de Mark Hamill e Kevin Conroy. O traço é muito fiel ao estilo do artista Brian Bolland, com esse JOKER mais clássico, mais próximo ao estilo dos anos 70 e 80. A adaptação, dirigida por Sam Liu, também se vale da paleta de cores das reedições mais recentes, que foi refeita por Bolland após não aprovar o trabalho extremamente colorido da publicação original, de 1988. Outro detalhe da republicação que o filme mantém é o sumiço do oval amarelo do peito do Homem-Morcego, que era usual nos anos 80. Entre as correções de cores, Bolland deixou de colocar o amarelo e, por isso, o Morcego do Batman tem esse estranho aspecto arredondado, pouco usual nesse esquema “sem oval”.

É uma adaptação fiel até nos “erros”.

Por outro lado, o trailer também entrega que teremos algumas mudanças no roteiro original do Alan Moore. É só reparar no fato de termos a Batgirl em ação, algo que NÃO acontece na graphic novel original. Os produtores já avisaram que a HQ original é muito curta e, por isso, tiveram não que cortar trechos, mas sim adicionar coisas novas. Assim, essas novas partes com a heroína podem ser um sonho ou um flashback, pra encher linguiça, mas aposto que é mais do que isso...

LEIA TAMBÉM!
Esqueça os quadrinhos

Quando Moore escreveu A Piada Mortal, nunca foi algo pensado pra ser parte da cronologia do Batman. No esquema do que o quadrinista já tinha feito com o Superman em O Que Aconteceu ao Homem do Amanhã, a graphic novel era um tributo à fase clássica do Morcego, da Era de Prata, com um Batman mais velho, uma Batgirl aposentada e referências à personagens que já não faziam parte do Universo DC pós-Crise, como Batmirim e a Batwoman.

Sem nenhum compromisso com o que a editora estava publicando todos os meses, Moore foi lá e fez o Coringa atirar em Barbara Gordon, num plot apenas para atacar James Gordon e mostrar que qualquer um, como o vilão, pode pirar se tivesse um dia ruim – tudo isso contado enquanto a graphic novel remonta a própria origem do Coringa.

Só que, em algum momento, a DC passou a acreditar que aquela história era tão boa que deveria ser parte do cânone. Da noite pro dia, Barbara Gordon ficou paraplégica e deixou de ser a Batgirl, tudo por um recurso até que simplista – que, já nos final dos anos 90, virou exemplo de como personagens femininas perdiam poderes, morriam ou tinham um grande dano físico apenas como escada para heróis masculinos.

Depois de 28 anos, é justo afirmar que Batman: A Piada Mortal veio para corrigir esse erro, ou ao menos tentar. Ter a Batgirl mais participativa na história, atuando e enfrentando o Coringa, talvez explique melhor a cena do tiro e do sequestro dela, indo além de “só quero foder com o comissário”.

Dizem que clássicos não precisam de retoques. Mas esse aqui é uma exceção à regra. E será a versão definitiva pra maior parte das pessoas depois que for lançado...

Batman: A Piada Mortal será lançado em julho.