8P! Fernando Caruso, o JEDI da galera | JUDAO.com.br

O humorista é gente como a gente, tão nerd quanto eu e você – e realizou um sonho de todos nós: vai dublar um personagem oficial de Star Wars \o/

Fernando Caruso pode ser filho do lendário Chico Caruso. Fernando Caruso pode ser um precursores do stand-up comedy no Brasil (como um dos criadores do espetáculo de improvisação Z.É. – Zenas Emprovisadas). Fernando Caruso pode ser um sujeito atualmente no ar em três diferentes atrações no Multishow: solo no Estranha Mente, em grupo no Vai Que Cola e como jurado do Prêmio Multishow de Humor. Mas, antes de qualquer coisa, Fernando Caruso é fã de cultura pop. Pacas, inclusive. Colecionador de quadrinhos, fanático por super-heróis e ficção científica. Como eu e você, gente como a gente. Caruso é mano, mesmo que não tenha comparecido à PIZZADA que fizemos no #ComicCondo, em San Diego, depois do fim da Comic-Con.

Por isso mesmo, dá pra imaginar o quão alucinado ele ficou ao receber o convite para dublar um dos personagens da nova série animada do universo criado por George Lucas, Star Wars Rebels. Porque, diabos, qualquer um de nós ficaria. O ator e humorista dará voz ao Agente Kallus, caçador de rebeldes, membro da Secretaria de Segurança Imperial e responsável por coordenar o exército de Stormtroopers do Império.

O JUDÃO teve a chance de bater um papo exclusivo com o Caruso, simpático que só, que nos contou um pouco sobre a experiência, sobre a sua relação com a saga e ainda abriu o jogo sobre suas expectativas com o futuro da Força. #PartiuJedi

Fernando Caruso

1 A primeira é inevitável: como foi que surgiu este convite? Como eles pensaram imediatamente em você para o papel?
Eles me ligaram e eu fiz um teste, pra ser aprovado pelo pessoal de Los Angeles. Não sei se pensaram imediatamente em mim pro papel... Eu provavelmente devia estar no final de uma loooonga lista de opções. Tiririca recusou, estava no papo.

2 Outra coisa, que acredito que deva ser divertido de saber: como foi a sua reação ao receber o convite? Porque um fã de Star Wars, sendo convidado para um lance como este... Eu teria surtado durante uns três dias, pelo menos.
Eu surtei durante muitos e muitos dias, sozinho. Porque eu não podia contar pra ninguém. Esses projetos da Disney / Lucasfilm são sempre sigilosos. Só minha mulher e minha empresária sabiam, ninguém mais. E eu tava louco pra gritar pra desconhecido na rua. Quando me ligaram a primeira vez eu tive que fazer um esforço hercúleo pra parecer minimamente profissional.

3 Este papo de você ser fã de Star Wars. O quanto você é fã, aliás, rs? Tens muitos itens da série, coisas raras? Já fez maluquices por Star Wars, já viu cada filme quantas vezes?
Com certeza não sou o maior fã que existe, mas sou bastante fã. Em casa eu tenho sabre de luz, capacete de stormtrooper, Hans Solo em carbonite (minha mulher odeia, mas todo mundo que chega em casa acha o máximo), Darth Maul, Luke com uniforme rebelde que eu ganhei da Legend, casaco do Chewbacca e do R2D2 e umas 8 camisetas, algumas, inclusive, que eu fiz, pro site nerdwear.com.br, se vocês me permitem fazer esse jabá. Nenhuma dessas coisas são raras, mas sem dúvida, são muito queridas pra mim. Não sei quantas vezes eu vi os filmes, mas estou sempre procurando uma oportunidade para ver de novo. A maior maluquice que eu já fiz por Star Wars foi virar a noite em um ônibus com o pessoal do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, para ajudar a montar a 1ª Jedicon, montada pelo Conselho Jedi de São Paulo, em 1999.

4 Você já tinha trabalhado com dublagem? Como foi o processo de estar do lado de lá, ainda mais para um cara que costuma curtir mais estes detalhes como você, que também é fã?
Já tinha feito algumas coisinhas não muito grandes. A mais recente foi um peru no longa Bons de Bico (Free Birds). Mas foi um peru pequeno, nem sei se ele tinha nome. Me diverti à beça, no entanto! Eu sempre fui muito fascinado pelo mundo da dublagem, desde moleque. Estou sempre atento nas vozes conhecidas como do meu amigo Gustavo Pereira e do gênio Guilherme Briggs, de quem eu sou muito fã. Estar lá foi incrível, não só por poder mergulhar mais a fundo nesse universo, mas como também por poder ver um pouquinho da série a cada vez.

[youtubelist id=”PL5u7Xdx9sGpGwrUz3qnGj2YnR69K_Tps8″]

5 Você assistiu à série com calma, sem ser como dublador, com o olhar de fã? Curtiu o que viu? Achas que é uma boa preparação para o que vem por aí?
Não tive a oportunidade, porque a série ainda não estava passando aqui e eu não consigo assistir nada pelo computador. Eu li um pouco sobre ela em revistas especializadas. O pouco que eu vi durante as dublagens eu curti muito, estou louco pra ver ela no ar. Vi pela primeira vez um filhote de wookie e fiquei desesperado na cabine perguntando “aquele é o Chewbacca?? Alguém sabe???”. Eu acho que vai ser muito legal. Não sei se tem conexão com a série nova do J.J.Abrams, ela me pareceu mais ligar os pontos com a trilogia original, contando o iniciozinho da Aliança Rebelde... Uma premissa que me deixou bem curioso.

6 Quando falo “o que vem por aí”, dã, impossível deixar de perguntar: e o Episódio VII, nova vida pra Star Wars, J.J. Abrams no comando. Como está a sua expectativa?
Está altíssima! Fiquei impressionado com o que ele fez com a franquia do Star Trek, sei que ele é fanzaço também, estou louco pra ver o que vai acontecer. Mais do que respeitar os preceitos, acho que ele faz bons filmes!

7 Você não ficou meio puto com esta história de “Universo expandido? Cagamos para isso!”
Putz! Mas isso da questão cânone/não cânone, no fim das contas, é algo que nunca impediu os fãs de determinarem as próprias fronteiras do universo... Sei lá. Pra mim quando a história é boa, faz parte, quando não é, não faz. Mesmo que seja uma criação do George Lucas em pessoa, como a contagem de Mid Chlorians.

8 Trilogia dos episódios I, II e III – isso existe pra você ou é apenas uma lenda? :)
Hahahaha. Eu ouvi dizer que existe uma versão perdida por aí, editada pelo Elijah Wood, em que juntou os três filmes num só, bom pra caralho. Essa eu quero ver! Quem sabe o Elijah pode ser a salvação dos prequels, porque eu acho que os episódios I a III tiveram bons momentos, tipo a luta com o Darth Maul, o Yoda puxando o mini sabre, etc. O problema é todo o resto! O Episódio III não, o Episódio III eu gosto, acho ele quase todo bom. Mas eu já não sei se eu gosto ou se os outros baixaram tanto o meu crivo que o III ficou “passável”.

star-wars-rebels-agent-kallus

Agent Kallus, o personagem de Caruso

Sobre a série
O lançamento acontece primeiramente com a exibição de um especial de 43 minutos, intitulado Star Wars Rebels: A Fagulha de uma Rebelião, que será exibido no dia 07 de outubro, às 18h, no Disney XD – com reprise dia 11 de outubro, às 21h, no Disney Channel. A série, com 15 episódios, estreia oficialmente no Disney XD no dia 18 de outubro e será exibida aos sábados às 12h.