Num momento em que tentamos chegar no modelo IDEAL de um trailer, Paramount fez o que precisava fazer com essa franquia
Penso eu que já chegamos num consenso de que trailers devem apenas e tão somente fazer com que o público se interesse em gastar seu rico dinheirinho com um determinado produto, mas não mostrar pro público que, ao gastar seu rico dinheirinho, aquilo é um bom resumo do que ele vai ver.
O exemplo mais recente é o trailer de Batman VS. Superman, que, não sei se você reparou, tem os nomes dos outrora principais super-heróis do Mundo no título, se enfrentando, o que talvez já fosse razão suficiente pra fazer com que alguém se interessasse em assistir ao filme.
Não sendo, tá lá a Mulher-Maravilha.
Por um outro lado, tivemos também 007 contra SPECTRE, que desde o primeiro vídeo mostrou que Oberhauser é irmão do James Bond e ficou numa grande putaria pra revelar se ele era, na verdade, Blofeld, um dos grandes vilões da cultura pop — mais ou menos como aconteceu com Kahn em Além da Escuridão – Star Trek, cujos trailers chegaram até a ter um nome diferente do personagem, além de negativas e mais negativas que, depois, se provaram mentiras e mais mentiras.
A razão, em ambos os casos? Surpreender o espectador. Mas, imagina se já soubéssemos de cara que tanto o Blofeld quanto o Kahn estavam naquele filme, o quão melhor não teria funcionado em termos de bilheteria, hype e interesse?
Porque, veja só você: em nenhum desses casos os nomes dos vilões importavam pra história. Não é como se, ao saber que se tratavam de Blofeld ou de Kahn, elas mudassem seu rumo. Eles não são o RUIVO HERRING. Ouvir esse nome dá arrepios em quem assiste, apenas e tão somente. E quem assiste é quem gasta seu rico dinheirinho... E é quem deveria ter sido impactado lá no começo.
É exatamente nesse ponto em que o trailer de As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras, divulgado oficialmente nessa quinta-feira (10) acerta: já esfregou na nossa cara Bebop, Rocksteady e Casey Jones. Primeiro vídeo, primeiros dois minutos... O fã do desenho animado talvez não precise de muito mais pra querer gastar seu rico dinheirinho em 16 de Junho, quando o filme estrear no Brasil.
Quem não é fã, bom... Seria o mais completo e absoluto nonsense independente deles, certo? Não que, de certo modo, seja também pro fã... Mas você entendeu o ponto aqui. :D
Nem tinha estreado ainda e o diretor do primeiro filme, Jonathan Liebesman, afirmou em entrevista ao JUDÃO que, “se o pessoal assistir, nós teremos Bebop e Rocksteady no próximo”. Não demorou muito pra surgirem imagens conceituais dos personagens (que já tinham sido cogitados desde o início) e, alguns meses depois, os produtores do filme confirmaram pra gente a presença de ambos na sequência, além de Casey Jones.
SE a REVELAÇÃO dos personagens não muda em nada a história — o que eu realmente acredito que seja o caso, pelo que deu pra perceber — por que segurar até um outro trailer ou, sei lá, o próprio filme? Ainda mais numa produção que o que mais precisa é parecer divertida e trazer os fãs pro seu lado...
Imagina se soubéssemos que o Kahn era o Kahn desde o início? Ou toda a treta de Blofeld, não Blofeld, nem tivesse existido?
Há muitos PORÉNS e SENÕES em relação a esses filmes das Tartarugas Ninja, mas não dá pra ignorar o fato de que eles fizeram certinho com esse primeiro trailer. Resta saber como as coisas acontecerão até o dia 16 de Junho. Mas aí não tem nada a ver com marketing... :P