Prepare-se para conhecer a mais sombria das Ligas da Justiça | JUDAO.com.br

Filme animado da Liga da Justiça Sombria sai este ano, abrindo todo o campo da magia para o Universo DC Animado. Conheça os personagens e outros detalhes num sneak peek de OITO minutos!

O que está além da compreensão e da lógica do Batman? O que é uma das grandes fraquezas do Superman? O que é impossível de ser resolvido com a velocidade do Flash ou com as TRAQUITANAS do Cyborg? O que está além até dos poderes mitológicos da Mulher-Maravilha? Que não cai nessa balela de “força de vontade” do Lanterna Verde? E que, mesmo com toda essa galera junta, é quase impossível de ser vencida?

É a doce e sombria MAGIA.

Para enfrentar essa podridão do Universo DC, eis que surge a necessidade de criar um grupo que possa ir a lugares nos quais a Liga da Justiça tradicional nunca chegaria. E esse grupo é a Liga da Justiça Sombria, que irá ganhar o primeiro filme animado no final deste ano — chamado simplesmente de Justice League Dark.

Como parte do lançamento de Batman: A Piada Mortal (que, bom, ficou bem AQUÉM das expectativas), o mais recente filme animado da DC, foi revelado também um sneak peek do próximo filme, com detalhes sobre o roteiro, do processo de animação, integrantes do time e, claro, dubladores.

Justice League Dark será um filme de origem. Com diversas modificações, vai adaptar o primeiro arco do time, que começou a ser publicado logo após o reboot da cronologia dos quadrinhos da DC, em 2011. A revista foi um dos destaques da iniciativa editorial chamada Os Novos 52, por trazer de volta a magia e o oculto para o centro do Universo DC – nos 20 anos anteriores, esses personagens tinham ficado reclusos no selo Vertigo.

Pra lançar o gibi, na época, a editora chamou o roteirista Peter Milligan, que já tinha escrito histórias do Constantine e acumulava bastante experiência com magia, e arte do Mike Janin. No primeiro arco, a Magia (ou Encantadora, enfim, a mesma do filme do Esquadrão Suicida) derrota a Liga da Justiça “oficial”, aquela de Batman e Superman, forçando a união de um grupo de personagens com poderes mágicos. Zatanna, então, se encontra com John Constantine, Desafiador, Madame Xanadu e Shade, O Homem Mutável, para unir forças e derrotar a vilã.

Constantine é, de longe, o personagem mais conhecido. Cria de Alan Moore ainda na época que o barbudo escrevia o Monstro do Pântano, Constantine foi feito para se parecer com o cantor Sting enquanto era um FDP das magias, um feiticeiro com moral contestável mas que até faz coisas boas. No filme, ele será dublado pelo Matt Ryan, o mesmo ator que interpretou o personagem na série do personagem.

A Zatanna é uma personagem clássica da DC. Introduzida em 1964 por Gardner Fox e Murphy Anderson, ela é filha de um herói ainda mais antigo, o Zatara. Ela é uma das mais poderosas feiticeiras da DC, com habilidades que herdou da raça de mágicos da qual vem o pai. No filme da Liga Sombria, quem dubla a heroína é Camila Luddington.

Falando em clássicos, o Desafiador, que na animação tem voz de Nicholas Turturro, é outro que vem da Era de Prata. Criação de Arnold Drake e Carmine Infantino, Boston Brand era um trapezista que foi assassinado durante uma apresentação. Quando parecia ser o fim, uma deusa hindu apareceu e deu para o espírito de Boston a capacidade andar pelo mundo dos vivos e possuir o corpo deles para levar à justiça quem causou sua morte.

Liga da Justiça Sombria

Até agora, Shade e a Madame Xanadu não apareceram no material de divulgação do filme. Por outro lado, já sabemos que Etrigan (que é uma criação do mítico Jack Kirby) e o Monstro do Pântano, que só entraram na equipe dos quadrinhos depois, vão estar nessa versão animada. Provavelmente porque são personagens mais interessantes, na visão dos produtores, e o Monstro do Pântano também acaba sendo mais conhecido.

Aliás, depois que o vídeo foi divulgado, o diretor Joseph Kahn (aquele de Power/Rangers) disse no twitter que chegou a propor o UNIVERSO SOMBRIO pra Warner antes, e liberou um teste de animação do Monstro do Pântano, que você pode ver aí embaixo. :)

É possível também notar uma presença ainda maior do Batman (que ajuda na formação da equipe). Ele será dublado por Jason O’Mara, o cara que tem feito a voz do Morcegão nas animações baseadas nos Novos 52.

Essa última escolha faz bastante sentido: todo mundo quer ver o Homem-Morcego, fora que o herói funciona bem como uma visão cética que representa o espectador e ajuda a apresentar essa história toda de magia.

Outra mudança importante, que já ficou bem clara no preview, é a reinterpretação da Orquídea Negra. Heroína criada nos anos 1970, ela alcançou um novo status quando foi recriada por Neil Gaiman, em 1988. Nessa versão, ela se tornou uma híbrida entre humana e planta, algo bastante influenciado pelo que o Moore tinha feito com o Monstro do Pântano. Já nos Novos 52, a Orquídea é uma agente da ARGUS que passou por uma série de experimentos para ter conexão com as forças elementais e animais do Universo DC.

Pro filme animado, esqueça tudo isso. A Orquídea Negra será a “manifestação física” da Casa do Mistério, a misteriosa mansão controlada por Constantine e que é a base da Liga da Justiça Sombria.

House of MysteryHouse of Mystery, aliás, é um nome que ecoa no passado da DC. Inicialmente, esse era o título de uma publicação de horror, fantasia e mistério introduzida em 1951, uma das poucas que resistiu à caça aos quadrinhos iniciada pelo livro A Sedução do Inocente. Porém, por conta disso, o conteúdo acabou abrangendo mais a ficção científica pelas décadas seguintes, até a chegada dos super-heróis ao título, isso já nos anos 1960. Uma das ótimas HQs publicadas na revista nessa época foi Disque H para Herói, que sempre trazia uma pessoa comum ganhando superpoderes por um período curto.

House of Mystery acabou voltando para o terror no final dos anos 1960, marcando mais uma geração até o seu cancelamento, em 1983. Poucos anos depois, entre 1986 e 1987, rolou uma nova versão, assinada por ninguém menos que a Elvira, a Rainha das Trevas.

Como efetivamente um local, a Casa dos Mistério apareceu em diversas publicações, incluindo as do Sandman. E aí, quando rolou o reboot de 2011, a DC resolveu que era hora do Constantine se APODERAR do local.

Após essa introdução, se tudo der certo, é possível que a Liga da Justiça Sombria continue no foco das animações da DC – o que é uma boa notícia pra galera que ficou órfã do filme da equipe que seria dirigido pelo Guillermo del Toro, ou que ficou esperando ver o time surgir na segunda temporada da série de TV Constantine, aquela que nunca saiu. Boas histórias nos quadrinhos para servirem de inspiração não faltam, sejam elas escritas pelo Milligan ou, depois, pelo Jeff Lemire. Porém, o mais legal mesmo para um filme animado é o arco Trinity War, que colocou a Liga da Justiça, a Liga da Justiça Sombria e a Liga da Justiça da América juntas na luta contra a Sociedade Secreta.

Bom, esse sou eu já me adiantando. Vamos, primeiro, ver o resultado desse primeiro filme da Liga da Justiça Sombria — e torcer pra tudo dar certo. Quem sabe isso ajuda a tirar o velho projeto do Del Toro do limbo, né? ;)